Acre
Infraestrutura de abrigo expõe imigrantes
Muitos estão “fazendo necessidades” na Estrada
A infraestrutura do abrigo de imigrantes não está suportando a crescente demanda de imigrantes. A situação está comprometendo a dignidade das pessoas que precisam do abrigo para legalizar a presença no país.
Os 30 banheiros e outro espaço de uso coletivo com mais 15 vasos sanitários que existem no abrigo já não suportam os atuais 365 imigrantes. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos contabiliza em aproximadamente 100 a 120 novos imigrantes diários.
Resultado: até para fazer as necessidades fisiológicas, os imigrantes não encontram local digno. O jeito é improvisar nas imediações. E aí, se intensificam os problemas com os moradores.
O Aposentado Antônio Vital é tranquilo. Mas uma situação constrangedora e corriqueira está tirando a paz da família dele e dos demais vizinhos. Antônio mora em uma propriedade rural, próxima à Chácara Aliança onde estão abrigados os imigrantes haitianos, senegaleses e dominicanos.
Eles se dirigem a um local isolado com uma garrafa d’água e fazem as necessidades fisiológicas. A Estrada Aquiles Peret é um desses lugares e fica ao lado da Chácara Aliança, local do abrigo. O lugar está tomado por fezes e garrafas.
Ao lado do muro com cerca de 300 metros de extensão, o matagal virou sanitário. “O mal cheiro aqui é horrível. Em dias de sol é pior ainda”, diz Vital. De acordo com o aposentado, até mulheres do abrigo usam a estrada para fazer suas necessidades fisiológica, sem se importar se é dia ou noite. “E também a gente vem aqui em família, com criança e vê pessoas nuas na estrada”, acrescenta.
Falamos com alguns imigrantes no momento em que saiam do abrigo. Um deles estava procurando um local menos movimentado, e levada uma garrafa d’água. Ele explicou que iria ao banheiro. Contudo, estava na estrada. O senegalês Mama Thierno explicou que no Senegal é comum usar o campo e não banheiros.
Segundo a administração do abrigo os imigrantes preferem usar o ambiente externo para fazer as necessidades fisiológicas. Uma das servidoras da limpeza explicou à nossa equipe que principalmente os senegaleses não têm costume de usar banheiros.
O mesmo problema relatado pelo vizinho da chácara também foi reclamado por moradores próximos do Parque de Exposições, na época em que o abrigo funcionava no local.
Comentários
Acre
Revista nacional levanta suspeitas de que Jorge Viana faz tráfico de influência na presidência da Apex
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil segue a todo vapor no segundo dia da ação Prefeitura no Bairro no Bela Vista
A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando intensamente no segundo dia da ação Prefeitura no Bairro, realizada no bairro Bela Vista, levando mais qualidade de vida e bem-estar à população. As equipes estão nas ruas executando limpeza urbana, capina, retirada de entulhos e desobstrução de bueiros, serviços essenciais para manter a cidade limpa e prevenir transtornos, especialmente durante o período de chuvas.
No primeiro dia da ação, além dos serviços de limpeza, foi desenvolvido um importante trabalho de conscientização sobre a dengue. As equipes passaram de casa em casa, orientando os moradores sobre os cuidados necessários para evitar focos do mosquito Aedes aegypti, com entrega de panfletos informativos e esclarecimento de dúvidas da população.
O vice-prefeito Reginaldo Martins ressaltou o compromisso da gestão com ações que aproximam o poder público da comunidade:
“A ação Prefeitura no Bairro é uma forma de estar mais perto da população, ouvindo as demandas e levando serviços essenciais diretamente às comunidades. Começamos pelo Bela Vista, mas nos próximos dias estaremos também em outros bairros, garantindo mais cuidado, prevenção e qualidade de vida para todos”, destacou.
A Prefeitura informa que a ação Prefeitura no Bairro acontecerá em outros bairros da cidade, reforçando o compromisso com a limpeza urbana, a saúde preventiva e o bem-estar da população. A gestão municipal também pede a colaboração dos moradores para manter quintais e calçadas limpos, contribuindo para uma Assis Brasil mais organizada e saudável.
Comentários
Acre
Educandário Santa Margarida recebe doações que fortalecem acolhimento de crianças
O Educandário Santa Margarida recebeu uma importante doação feita pelo médico veterinário Fábio Pires de Moraes, profissional bastante conhecido na região do Alto Acre. A instituição manifestou profundo agradecimento pelo gesto solidário, que irá contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida das crianças acolhidas.
Entre os itens doados estão um freezer de duas portas e um fogão industrial de oito bocas, equipamentos que irão reforçar e modernizar a estrutura da cozinha do educandário. Com os novos utensílios, a preparação das refeições passará a ser realizada de forma mais eficiente, garantindo uma alimentação adequada e de melhor qualidade às crianças.
Também foram entregues dez colchões, sendo cinco de solteiro, destinados aos dormitórios, e cinco de berço, para o berçário. Os colchões são fundamentais para proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições de descanso, fatores essenciais para o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças.
A direção do Educandário Santa Margarida ressaltou a relevância das doações para o atendimento das necessidades diárias da instituição e destacou o gesto de Fábio Pires de Moraes como um exemplo de solidariedade, compromisso social e apoio à comunidade.
























Você precisa fazer login para comentar.