fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Ifac reafirma parceria com o New York Botanical Garden

Publicado

em

Parceria com o NYBG, com sede no Bronx (EUA), realizada desde 2015, tem como objetivo a colaboração entre as duas instituições na preservação da agrobiodiversidade e recursos genéticos da região

O Instituto Federal do Acre (Ifac) reafirmou, nesta sexta-feira (21.04), a parceria com o New York Botanical Garden (NYBG) para projetos com foco em pesquisa em botânica e recursos florestais. O termo de parceria foi assinado pela reitora Rosana Cavalcante dos Santos e pela a chefe de Operações, Lauren Turchio, na sede da instituição, localizada no Bronx, nos Estados Unidos.

Durante a reunião, a reitora destacou a importância da colaboração entre as duas instituições na preservação da agrobiodiversidade e recursos genéticos da região. Na agenda, além da reitora do Ifac, participaram o diretor Sistêmico de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, e os pesquisadores do NYBG Douglas Daly e Alex McAlvay.

A parceria continua visando o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos educacionais de ensino e de pesquisa nas áreas da botânica (sistemática vegetal, botânica econômica, etnobotânica e ecologia) e recursos florestais (proteção florestal, conservação da natureza, e manejo florestal).

“Com a inauguração do novo Campus da Baixada do Sol, na Transacreana, em uma área de 450 hectares, com cerca de 80% de área preservada e estrutura adequada para realização de pesquisas, a parceria passa ter a possibilidade de intensificar os estudos da flora amazônica, com foco na identificação e catalogação de espécies vegetais que possam ser utilizadas na produção de medicamentos e outros produtos com potencial econômico e medicinal”, destaca a reitora.

Além disso, a parceria prevê a realização de atividades de educação ambiental para a comunidade local, visando conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, da utilização sustentável dos recursos naturais, sobre o manejo sustentável de recursos e a perda de biodiversidade induzida pelas mudanças climáticas.

Para Rosana Cavalcante dos Santos, a parceria com o NYBG é fundamental para o fortalecimento das atividades de pesquisa e extensão do Ifac, bem como para a promoção de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, além de possibilitar o intercâmbio de servidores.

“Estamos muito felizes em poder continuar contando com a colaboração do New York Botanical Garden para pesquisas em conjunto com o Ifac. Acreditamos que a união de esforços entre as instituições pode gerar ainda mais resultados significativos para a nossa região e para o mundo”, enfatizou a reitora.

Sobre a parceria – A parceria entre o IFAC e o NYBG teve início em fevereiro de 2015, com uma reunião na reitoria do Instituto Federal do Acre, que contou com a presença de gestores e docentes do Ifac e da Embrapa, além do representante do NYBG, Douglas Daly.

A parceria resultou em um curso de capacitação em Identificador Florestal Parabotânico que teve duração de 80 horas e contou com a colaboração da Pró-reitoria de Extensão (Proex), da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp) e da Embrapa/AC.

Ao todo, 16 servidores do Ifac participaram da capacitação, que teve como objetivo principal desenvolver habilidades em identificação e classificação de espécies vegetais na região amazônica. A capacitação foi realizada na sede da Embrapa/AC, em duas semanas intensivas. Esta ação colaborou para a oferta de cursos no X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), sediado pelo Ifac, em 2015.

Sobre NYBG – O New York Botanical Garden (NYBG) é um dos mais renomados jardins botânicos do mundo, localizado no Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos. Fundado em 1891, o NYBG tem uma área de mais de 100 hectares, que abriga diversas coleções de plantas e flores, além de espaços para exposições e eventos.

O jardim botânico é reconhecido por suas coleções de plantas nativas da América do Norte, plantas tropicais e subtropicais, além de contar com uma importante coleção de orquídeas e espécies de plantas em extinção. O NYBG também é um importante centro de pesquisa e conservação de plantas, com projetos voltados para a preservação da biodiversidade e o estudo da flora mundial.

(Com informações e fotos do prof. Luiz Eduardo Guedes)

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende monitorado com moto roubada e apreende arma no Belo Jardim

Publicado

em

Moto roubada é recuperada

Em ações distintas realizadas na tarde de sexta-feira, 11, equipes do 2º Batalhão da Polícia Militar prenderam um homem monitorado por tornozeleira eletrônica com uma motocicleta roubada e, em outra ocorrência, apreenderam uma arma de fogo no bairro Belo Jardim I, em Rio Branco (AC).

O primeiro caso ocorreu no residencial Rosalinda, nas proximidades da BR-364. Uma guarnição do Grupamento Tático foi informada sobre um assalto em andamento. Segundo relato de testemunhas, dois homens armados haviam rendido um cidadão e levado sua motocicleta Yamaha XTZ 150 sob ameaça de arma de fogo.

Com o auxílio do rastreador veicular instalado na moto, um dos policiais conseguiu localizar o veículo usando o próprio celular. As informações levaram os militares até o paradeiro de um dos suspeitos, que usava tornozeleira eletrônica. Com apoio do setor de monitoramento do Iapen, a guarnição chegou ao local onde o assaltante deveria estar, mas ele conseguiu fugir. No entanto, outro homem foi preso e reconhecido pelas vítimas. Ele foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla) e autuado por roubo qualificado.

Comentários

Continue lendo

Geral

MPF acompanha processo de registro dos usos rituais da ayahuasca no Acre

Publicado

em

Foto: Getty Images

O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar as medidas adotadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no processo de registro dos usos rituais da ayahuasca como patrimônio cultural imaterial no Estado do Acre.

A iniciativa, conduzida pelo procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos, tem validade inicial de um ano e visa garantir que o processo respeite os direitos dos povos indígenas, sobretudo quanto à realização da consulta prévia, livre e informada, conforme previsto na legislação brasileira e em tratados internacionais ratificados pelo Brasil.

O procedimento tem como base informações apresentadas na Ata nº 21/2025, durante reunião com o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do IPHAN e a Superintendência do órgão no Acre. Segundo o MPF, o IPHAN está analisando o plano de trabalho submetido para a realização da consulta, que será executada em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED).

Ainda de acordo com o IPHAN, já há orçamento garantido para o início das atividades ainda em 2025.

Como diligência inicial, o MPF determinou o sobrestamento do processo por 60 dias, após os quais será expedido ofício ao Departamento de Patrimônio Imaterial solicitando informações atualizadas sobre o andamento do registro, incluindo os ajustes técnicos no plano de trabalho, a formalização do TED com a UnB e o cronograma das ações previstas para este ano.

Comentários

Continue lendo

Geral

Corpo de Bombeiros resgata mais de meio milhão em bens submersos em rio no interior do Acre

Publicado

em

Equipamentos modernos e treinamento contínuo garantem o pronto emprego das equipes

O trabalho dos militares tem se destacado também pela agilidade e preparo/ Foto: Reprodução

O primeiro trimestre de 2025 foi marcado por uma série de operações bem-sucedidas do Corpo de Bombeiros no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul. De acordo com a tenente Daniela Marques, subcomandante do 4º Batalhão de Proteção e Combate a Incêndios Florestais, o total de bens resgatados nas águas do rio ultrapassou R$ 590 mil, sendo R$ 311 mil somente por meio de operações de mergulho.

Ao todo, foram realizadas 15 missões de mergulho para resgatar bens materiais e outras duas em busca de pessoas desaparecidas, vítimas de afogamentos. Segundo a tenente, 70% das ocorrências estiveram relacionadas a naufrágios e 30% a colisões entre embarcações.

Comentários

Continue lendo