Geral
Ifac reafirma parceria com o New York Botanical Garden
Parceria com o NYBG, com sede no Bronx (EUA), realizada desde 2015, tem como objetivo a colaboração entre as duas instituições na preservação da agrobiodiversidade e recursos genéticos da região
O Instituto Federal do Acre (Ifac) reafirmou, nesta sexta-feira (21.04), a parceria com o New York Botanical Garden (NYBG) para projetos com foco em pesquisa em botânica e recursos florestais. O termo de parceria foi assinado pela reitora Rosana Cavalcante dos Santos e pela a chefe de Operações, Lauren Turchio, na sede da instituição, localizada no Bronx, nos Estados Unidos.
Durante a reunião, a reitora destacou a importância da colaboração entre as duas instituições na preservação da agrobiodiversidade e recursos genéticos da região. Na agenda, além da reitora do Ifac, participaram o diretor Sistêmico de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, e os pesquisadores do NYBG Douglas Daly e Alex McAlvay.
A parceria continua visando o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos educacionais de ensino e de pesquisa nas áreas da botânica (sistemática vegetal, botânica econômica, etnobotânica e ecologia) e recursos florestais (proteção florestal, conservação da natureza, e manejo florestal).
“Com a inauguração do novo Campus da Baixada do Sol, na Transacreana, em uma área de 450 hectares, com cerca de 80% de área preservada e estrutura adequada para realização de pesquisas, a parceria passa ter a possibilidade de intensificar os estudos da flora amazônica, com foco na identificação e catalogação de espécies vegetais que possam ser utilizadas na produção de medicamentos e outros produtos com potencial econômico e medicinal”, destaca a reitora.
Além disso, a parceria prevê a realização de atividades de educação ambiental para a comunidade local, visando conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, da utilização sustentável dos recursos naturais, sobre o manejo sustentável de recursos e a perda de biodiversidade induzida pelas mudanças climáticas.
Para Rosana Cavalcante dos Santos, a parceria com o NYBG é fundamental para o fortalecimento das atividades de pesquisa e extensão do Ifac, bem como para a promoção de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, além de possibilitar o intercâmbio de servidores.
“Estamos muito felizes em poder continuar contando com a colaboração do New York Botanical Garden para pesquisas em conjunto com o Ifac. Acreditamos que a união de esforços entre as instituições pode gerar ainda mais resultados significativos para a nossa região e para o mundo”, enfatizou a reitora.
Sobre a parceria – A parceria entre o IFAC e o NYBG teve início em fevereiro de 2015, com uma reunião na reitoria do Instituto Federal do Acre, que contou com a presença de gestores e docentes do Ifac e da Embrapa, além do representante do NYBG, Douglas Daly.
A parceria resultou em um curso de capacitação em Identificador Florestal Parabotânico que teve duração de 80 horas e contou com a colaboração da Pró-reitoria de Extensão (Proex), da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp) e da Embrapa/AC.
Ao todo, 16 servidores do Ifac participaram da capacitação, que teve como objetivo principal desenvolver habilidades em identificação e classificação de espécies vegetais na região amazônica. A capacitação foi realizada na sede da Embrapa/AC, em duas semanas intensivas. Esta ação colaborou para a oferta de cursos no X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), sediado pelo Ifac, em 2015.
Sobre NYBG – O New York Botanical Garden (NYBG) é um dos mais renomados jardins botânicos do mundo, localizado no Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos. Fundado em 1891, o NYBG tem uma área de mais de 100 hectares, que abriga diversas coleções de plantas e flores, além de espaços para exposições e eventos.
O jardim botânico é reconhecido por suas coleções de plantas nativas da América do Norte, plantas tropicais e subtropicais, além de contar com uma importante coleção de orquídeas e espécies de plantas em extinção. O NYBG também é um importante centro de pesquisa e conservação de plantas, com projetos voltados para a preservação da biodiversidade e o estudo da flora mundial.
(Com informações e fotos do prof. Luiz Eduardo Guedes)
Comentários
Geral
Motociclista fica ferido após colisão com carro durante ultrapassagem em Rio Branco
Lucas Rodrigues, de 27 anos, foi arremessado após bater em veículo que fazia conversão; ele sofreu fratura na clavícula e escoriações
Um motociclista de 27 anos ficou ferido na noite desta terça-feira (8), após se envolver em um acidente de trânsito na Avenida Amadeo Barbosa, no bairro Areial, região do Segundo Distrito de Rio Branco.
A vítima, identificada como Lucas Rodrigues de Melo, pilotava uma motocicleta Honda CG 160 Fan, de cor preta e placa SQQ-0F70, no sentido Centro-bairro, quando tentou realizar uma ultrapassagem pela direita. Durante a manobra, colidiu com um veículo Jeep, de cor cinza e placa QLZ-8J05, que sinalizava conversão à direita para acessar uma rua transversal.
Com o impacto, Lucas foi arremessado e caiu sobre a calçada de uma empresa próxima. Ele sofreu uma fratura na clavícula esquerda, além de múltiplas escoriações pelo corpo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado ao local. Após os primeiros atendimentos, o motociclista foi encaminhado ao pronto-socorro da capital, em estado de saúde estável.
Policiais do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) estiveram na ocorrência, isolaram a área para os trabalhos periciais e colheram informações para apurar as responsabilidades no acidente. O motorista do carro permaneceu no local e prestou socorro à vítima. Ambos os veículos foram liberados após os procedimentos de praxe.
Comentários
Geral
Mulher é encontrada morta dentro de casa em Rio Branco; causa pode ter sido infarto
Jucineia da Silva Parada, de 44 anos, foi achada sem vida por familiares; hipótese inicial é infarto, mas caso segue sob apuração da Polícia Civil
Jucineia da Silva Parada, de 44 anos, foi encontrada morta na tarde desta terça-feira (8), dentro do quarto de sua residência, situada na Rua Tarauacá, no bairro Belo Jardim, em Rio Branco. A principal suspeita é de que a morte tenha sido causada por um infarto, mas a Polícia Civil investiga outras possibilidades.
O corpo da mulher foi localizado entre duas camas, com a porta da casa aberta. A descoberta foi feita pela irmã da vítima, Aurilene da Silva, de 47 anos, e pelo cunhado Luiz Ney, de 36, que tentaram reanimá-la com massagem cardíaca até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que apenas pôde confirmar o óbito.
De acordo com relatos, o celular da vítima foi encontrado debaixo da cama e há informações preliminares de que ela teria passado a noite anterior com um namorado. A equipe médica identificou marcas nas pernas da vítima, possivelmente em decorrência do tempo em que permaneceu imóvel.
Ainda segundo vizinhos, Jucineia enfrentava problemas com dependência química e, apesar de já ter buscado tratamento, não conseguiu se livrar do vício.
A Polícia Militar isolou o local para os trabalhos da perícia criminal. Em uma análise inicial, não foram identificados sinais evidentes de violência no corpo. O cadáver foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para realização de exames cadavéricos, que devem confirmar a causa da morte.
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) acompanha o caso e aguarda o laudo pericial para determinar se houve crime.
Comentários
Geral
Adolescente sofre traumatismo craniano grave após colidir bicicleta motorizada com ônibus em Rio Branco
Acidente ocorreu na tarde desta terça-feira (8) no bairro Mocinha Magalhães; jovem de 15 anos foi intubado e levado em estado grave ao Pronto-Socorro
Um grave acidente envolvendo uma bicicleta motorizada e um ônibus foi registrado na tarde desta terça-feira (8), no cruzamento da Rua Tarauacá com a via principal do bairro Mocinha Magalhães, em Rio Branco. Um adolescente de 15 anos, que retornava da escola e levava outro jovem na garupa, sofreu traumatismo cranioencefálico (TCE) grave após colidir violentamente contra a lateral do coletivo.
Segundo testemunhas, o ônibus se aproximava de uma parada quando o adolescente tentou atravessar a pista principal, mas não conseguiu frear a tempo, colidindo com força na parte traseira do veículo. Com o impacto, o jovem sofreu afundamento de crânio e caiu desacordado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado. A equipe médica intubou e estabilizou o adolescente ainda no local, encaminhando-o em estado grave ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
A área foi isolada por agentes do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) para a realização da perícia. A bicicleta motorizada, segundo informações, foi retirada por colegas da vítima antes da chegada das autoridades.
O motorista do ônibus permaneceu no local, acionou a empresa responsável e colaborou com os trabalhos periciais. O caso será investigado para apurar as circunstâncias do acidente.
Você precisa fazer login para comentar.