Flash
Homem e mulher são presos em PE e Minas suspeitos de estupro virtual contra acreana
A vítima chegou a tentar suicídio diante das chantagens que vinha recebendo do suspeito

SAIMO MARTINS
Na manhã desta quarta-feira (22), as Polícias Civis dos estados de Pernambuco e Minas Gerais, sob o comando dos delegados de Polícia Civil, Paulo Amorim (PE) e Marcos de Alencar (MG), deflagraram a Operação ‘Tarquínio’ e cumpriram dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça do Acre, um em Pernambuco e outro em Minas Gerais.
Segundo informações repassadas pelo delegado Nilton Buscaro, a investigação iniciou quando uma mulher procurou a 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil, no Acre, noticiando suposto constrangimento ilegal praticado por um indivíduo que estaria chantageando e ameaçar divulgar imagens íntimas dela.
Entenda o caso:
Em 2019, a vítima aceitou um convite na rede social Facebook. Inicialmente o indivíduo demonstrou interesse em fazer amizade, mas não demorou muito para paquerá-la, sendo que, após muita insistência, começaram a trocar mensagens picantes e imagens (fotos e vídeos) íntimos.
“Em determinado momento o indivíduo deflagrou o golpe, dizendo que as imagens que ele havia enviado não eram dele, mas sim de outra vítima do sexo masculino, e exigiu que a mulher enviasse nudez dela introduzindo o dedo na vagina e no ânus, sob pena dele divulgar os vídeos íntimos para parentes e amigos”, explicou o delegado.
Em meio a violência psicológica, a vítima enviou as imagens exigidas. Não contente e predeterminado em fazer nova vítima, o indivíduo determinou que ela mantivesse relação sexual com um homem, filmasse o ato e, depois, encaminhasse os dados do terceiro para ele, tendo por objetivo chantageá-lo no futuro próximo.
“Ao perceber a gravidade dos fatos, a mulher tentou suicídio e foi hospitalizada. No hospital o indivíduo voltou a fazer contato com ela exigindo o depósito de R$ 400,00 e, como não conseguiu falar mais com a vítima, enviou as imagens para algumas pessoas”, explicou o delegado, dizendo que a vítima caiu em estupro virtual.

Segundo o delegado Nilton César Boscaro, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a investigação vem sendo feita desde 2019 no Acre.
A investigação
A Polícia Civil do Estado do Acre localizou os endereços dos imóveis de onde partiram as conexões de internet. Após representação policial o MM. Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco decretou busca e apreensão nas residências do principal suspeito, residente em Pernambuco, e da suposta cúmplice, moradora de Minas Gerais, a qual teria atuado como coautora nos crimes de estupro virtual e extorsão.
“Há cerca de dois meses estamos investigando o caso. A vítima disse que estava sofrendo ameaças para realização do crime de estupro virtual. No ano passado, uma mulher relatou que fez uma amizade nas redes sociais com um deles”, disse.
Mediante as conversas com os criminosos, ambos começaram a trocar vídeos, mas não satisfeitos, o suspeito pediu para ela enviar nudes, no entanto a vítima se recusou.
Foi então, que o golpista fez uma chantagem e disse que se a acreana não fizesse o que ele pediu, ele iria expor o vídeo nas redes sociais.
“Ela começou a mandar nudes, porém, não satisfeito ela começou a ser chantageada por dinheiro para não divulgar as imagens e vídeos”, conta o delegado.
Nilton explicou que duas pessoas tiveram mandados de buscas e apreensão, uma em Pernambuco e outra de Minas Gerais.
Do nome da operação: Operação Tarquínio
“Sexto Tarquínio” foi filho do último rei de Roma (Tarquínio, o Soberbo). Sexto Tarquínio era o filho mais velho.
Segundo a lenda, Sexto Tarquínio se apaixonou pela bela e casta Lucrécia, filha de um influente aristocrata, a qual era casada com um notável patrício e, mesmo ciente de tais circunstâncias, a estuprou. Lucrécia, em resposta suicidou-se, deflagrando um processo que culminou com a queda do Reino de Roma e o estabelecimento da República.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.





Você precisa fazer login para comentar.