Nesta sexta, sábado e domingo, serão realizadas 34 cirurgias gerais no Hospital Regional do Alto Acre. Contemplando pacientes com cirurgias de hérnia incisional, inguinal, umbilical e epigástrica, além de colecistectomia
A médica Rejane Veloso ressaltou a importância de ações contínuas voltadas à prevenção e ao tratamento das doenças cardiovasculares, que têm crescido entre pessoas cada vez mais jovens. Foto: Sesacre
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), levou mutirões de consultas, exames e cirurgias para o Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, nas especialidades de cardiologia, odontologia e cirurgia geral. As ações iniciaram nesta quinta-feira, 16, e seguem até o domingo, 19, contemplando mais de 200 pacientes dos quatro municípios da regional: Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil.
“A descentralização dos serviços é um compromisso da Saúde do Estado, e é assim que aproximamos o cuidado da população. São centenas de pacientes beneficiados em diversos atendimentos, o que nos permite levar a saúde até as pessoas, sem que precisem se deslocar até Rio Branco. Com o apoio dos secretários municipais, essas ações se tornam realidade e garantem mais acesso e qualidade à população da regional do Alto Acre”, destacou a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes.
O gerente geral do Hospital Regional do Alto Acre, Janildo Moraes, ressaltou a importância de ações como essa para a população dos municípios. “São iniciativas essenciais, porque, uma vez que os cidadãos não vão precisar gastar com deslocamento em um percurso mais longo, eles podem receber atendimento aqui mesmo, em Brasileia, no hospital mais próximo de suas residências. Isso traz mais conforto e facilita o acesso ao tratamento de saúde que estão buscando”, ressaltou.
Pacientes de cardiologia puderam ainda passar por avaliação de risco cirúrgico. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Mutirão de cardiologia
O mutirão de cardiologia foi realizado nesta sexta-feira, 17, com consultas com três médicos especialistas disponibilizados pela Sesacre, além da oferta de exames, como o eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma e teste ergométrico. Os pacientes puderam ainda passar por avaliação de risco cirúrgico.
“Realizamos os atendimentos de cardiologia com o objetivo de reduzir a fila de espera por consultas na especialidade e garantir um cuidado mais ágil e resolutivo aos pacientes. Além das consultas, estamos oferecendo exames complementares que possibilitam um diagnóstico mais completo e preciso, contribuindo para o acompanhamento adequado e a melhoria da qualidade de vida de quem precisa desse atendimento especializado”, afirmou a coordenadora ambulatorial estadual, Silvia Lima.
Durante o mutirão de cardiologia, a médica Rejane Veloso ressaltou a importância de ações contínuas voltadas à prevenção e ao tratamento das doenças cardiovasculares, que têm crescido entre pessoas cada vez mais jovens. Ela destacou ainda o compromisso da equipe estadual em ampliar o acesso da população aos atendimentos especializados.
Exames como o eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma e teste ergométrico foram ofertados durante a ação. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
“Hoje, as doenças cardiovasculares, especialmente o infarto, são a principal causa de mortes no mundo, e temos observado um aumento preocupante de casos entre os jovens em todo o mundo. Por isso, esse trabalho conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde é fundamental. A partir de agora, pretendemos manter esses atendimentos de forma regular, garantindo que a população receba o cuidado necessário”, reforçou a médica.
O aposentado João Nascimento, morador da zona rural, foi um dos pacientes beneficiados pelo mutirão. Ele passou por avaliação com o cardiologista como parte do preparo para uma cirurgia de hérnia, marcada para os próximos dias. João contou que o atendimento veio em um momento importante e destacou a agilidade e o cuidado com que foi acolhido desde o início do processo.
“Fui chamado para fazer essa avaliação com o cardiologista, porque vou passar por uma cirurgia de hérnia. Recebi a ligação ontem e já vim hoje para o atendimento. Domingo, às sete da manhã, devo me internar para a cirurgia. E tudo começou lá no meu ramal, quando teve um atendimento itinerante, e de lá pra cá foi tudo muito rápido. Eu achava que ia demorar, mas em menos de um mês já estou sendo atendido. Achei ótimo, e estou muito satisfeito com o atendimento que estou recebendo”, contou.
Aposentado João Nascimento, morador da zona rural, foi um dos pacientes beneficiados pelo mutirão. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Mutirão de odontologia
O mutirão de odontologia iniciou na quinta-feira, 16, e segue até o sábado, 18, onde serão atendidos 40 pacientes com cirurgias consideradas mais complexas, e que não são realizadas em Unidades Básicas de Saúde, como o terceiro molar, dentes supranumerários e lesões de pequenas proporções que possam ser realizadas com anestesia local.
“Essa é uma demanda que veio diretamente do gabinete do secretário de Saúde, e hoje estamos realizando uma ação voltada a reduzir as filas de espera e garantir que toda a população tenha acesso rápido e eficiente aos atendimentos especializados. Nosso foco é oferecer cuidado de qualidade, com atendimento humanizado, para que cada pessoa possa receber o acompanhamento necessário com segurança e atenção”, salientou a coordenadora da regional em saúde do Alto Acre, Danielli Carvalho.
O cirurgião bucomaxilofacial Fabiano Conrado destacou a importância da ação realizada voltada para atendimento odontológico especializado, e explicou como a parceria entre a Sesacre e o hospital tem permitido otimizar os serviços e atender à demanda dos municípios da regional.
Serão atendidos 40 pacientes com cirurgias odontológicas consideradas mais complexas. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
“Nós buscamos concentrar os atendimentos aqui no Hospital de Brasiléia justamente para reduzir a grande demanda por cirurgias odontológicas ambulatoriais que vinha sendo registrada nos municípios. Com o apoio da Sesacre, que disponibilizou profissionais, materiais necessários e suporte técnico, e com o suporte do hospital, conseguimos realizar os atendimentos de forma organizada e aprimorada. Essa colaboração é essencial para garantir que cada paciente receba cuidado de qualidade e segurança durante todo o procedimento”, explicou Fabiano Conrado.
A paciente Naiara Castro compartilhou sua experiência com a cirurgia de extração do siso, ressaltando a agilidade no atendimento e o cuidado da equipe de saúde durante todo o procedimento. “Eu vim para fazer a cirurgia de um siso. Tinha perdido a obturação do dente e estava sentindo dor há quase dois meses. Procurei a unidade de saúde do município, mas ninguém podia realizar o procedimento sem a avaliação adequada, com raio-X e um profissional especializado. Então ontem de manhã eu marquei na regulação e já à tarde me ligaram para trazer a documentação, e hoje de manhã fui atendida”, contou Naiara.
Foram realizadas cirurgias de terceiro molar, dentes supranumerários e lesões de pequenas proporções. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Mutirão Opera Acre
E a Sesacre segue ampliando o acesso da população a procedimentos cirúrgicos por meio do Programa Opera Acre. Nesta sexta, sábado e domingo, serão realizadas 34 cirurgias gerais no Hospital Regional do Alto Acre. Contemplando pacientes com cirurgias de hérnia incisional, inguinal, umbilical e epigástrica, além de colecistectomia.
“Estamos dando continuidade aos atendimentos em outros municípios. Em Mâncio Lima, de 18 a 25 deste mês, serão realizadas cerca de 120 cirurgias. Em Senador Guiomard, os procedimentos são feitos de segunda a sábado, com uma média de 70 cirurgias por semana. Já em Cruzeiro do Sul, todos os sábados realizamos cirurgias de maior complexidade, como histerectomias totais, onde conseguimos avançar significativamente no número de procedimentos realizados. Essas ações reforçam nosso compromisso em levar saúde de qualidade e garantir que mais pacientes tenham acesso a cirurgias essenciais”, explicou Shirley Nascimento, chefe da regulação de cirurgias do Acre.
Serão realizadas 34 cirurgias gerais nesta sexta-feira, sábado e domingo no Hospital Regional do Alto Acre. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
O Opera Acre integra o Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), instituído pelo Ministério da Saúde, e foi concebido para ampliar o acesso da população às cirurgias eletivas, reduzir o tempo de espera e qualificar a resposta do sistema público de saúde. Os mutirões permitem ampliar a capacidade dos hospitais sem comprometer a rotina assistencial.
De janeiro a setembro, mais de 11 mil procedimentos foram realizados em todo o Estado, resultado que traduz o êxito da iniciativa de reduzir a demanda reprimida e oferecer respostas concretas a quem aguardava atendimento. Para outubro, estão programadas 573 cirurgias eletivas, distribuídas entre unidades de saúde da capital e do interior, contemplando diferentes especialidades médicas.
Exames como o eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma e teste ergométrico foram ofertados durante a ação. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado (21), uma coletiva de imprensa para informar sobre um caso suspeito de Mpox registrado na capital. O objetivo do encontro foi esclarecer a situação e tranquilizar a população, reforçando que todos os protocolos de vigilância e assistência estão sendo cumpridos.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, o caso envolve uma mulher de 40 anos que procurou a rede municipal de saúde ao apresentar sintomas compatíveis com a infecção. Os exames já foram coletados e a expectativa é que o resultado seja divulgado até a próxima quarta-feira.
“Durante essa semana conseguimos identificar um caso suspeito. De pronto, a equipe acolheu a paciente e deu todos os encaminhamentos necessários para o fechamento do diagnóstico. A nossa equipe da vigilância está acompanhando a paciente e ela segue cumprindo todos os protocolos de isolamento para evitar uma possível contaminação”, afirmou o gestor.
Segundo o secretário, uma mulher de 40 anos procurou atendimento com sintomas da infecção; os exames foram coletados e o resultado deve sair até quarta-feira. (Foto: Secom)
Cabe destacar que a Mpox não se trata de uma infecção recente, motivo pelo qual o município já possui experiência no manejo da doença. Entre os anos de 2022 e 2026, foram registrados 46 casos suspeitos, dos quais apenas dois foram confirmados.
“Toda a rede municipal de saúde tem conhecimento da doença e os protocolos estão bem estabelecidos. Estamos preparados para lidar com essa situação e não há motivo de pânico para a população”, reforçou Biths.
Entre os principais sintomas da Mpox estão febre, dor de cabeça, dores musculares, mal-estar, cansaço e o aumento dos gânglios linfáticos, além do surgimento de lesões na pele, que podem se espalhar por diferentes partes do corpo, inclusive na região genital. A recomendação é que, ao perceber qualquer um desses sinais, a pessoa procure imediatamente uma unidade de saúde da rede municipal ou estadual.
A rede municipal de saúde encontra-se preparada para acolher e orientar a população, assegurando o acompanhamento adequado dos casos suspeitos e a adoção de todas as medidas necessárias à proteção coletiva. O Município segue monitorando a situação de forma contínua e reafirma seu compromisso com a transparência das informações e com a segurança da saúde pública na capital.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Empresa Municipal de Urbanização, (Emurb), intensificou neste sábado (21) uma série de serviços em diferentes pontos da cidade. As equipes atuam simultaneamente em frentes de recapeamento asfáltico, manutenção de drenagens e intervenções pontuais para melhoria da infraestrutura urbana.
De acordo com a administração municipal, a mobilização reforça o compromisso com a conservação das vias públicas e a melhoria da mobilidade urbana, garantindo mais segurança e qualidade de vida para a população.
“Estamos atuando de forma planejada para levar mais segurança viária, melhorar a drenagem e garantir uma infraestrutura mais adequada à população”, afirmou Abdel. (Foto: Katiussi Melo/Secom)
O trabalho concentrado aos fins de semana tem como objetivo acelerar o cronograma de obras e reduzir impactos no trânsito durante os dias úteis.
Entre as ações executadas, o recapeamento asfáltico contemplou trechos com desgaste avançado, na Avenida Ceará, proporcionando melhores condições de trafegabilidade para motoristas e pedestres. Paralelamente, as equipes técnicas realizam manutenção preventiva e corretiva em sistemas de drenagem, medida essencial para evitar alagamentos e preservar a pavimentação, especialmente em períodos de chuva.
Equipes atuam simultaneamente em frentes de recapeamento asfáltico, manutenção de drenagens e intervenções pontuais para melhoria da infraestrutura urbana. (Foto: Katiussi Melo/Secom)
Também está sendo realizadas manutenções pontuais em áreas estratégicas, incluindo reparos emergenciais e ajustes estruturais em vias e espaços públicos.
O Diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização, Abdel Derze, destacou a importância da atuação integrada.
Também está sendo realizadas manutenções pontuais em áreas estratégicas, incluindo reparos emergenciais e ajustes estruturais em vias e espaços públicos. (Foto: Katiussi Melo/Secom)
“Estamos trabalhando de forma planejada e intensiva para atender diferentes regiões da cidade ao mesmo tempo. Nosso objetivo é garantir mais segurança viária, melhorar o escoamento das águas pluviais e oferecer uma infraestrutura mais adequada para a população”, afirmou.
A gestão municipal destaca que as ações devem continuar ao longo das próximas semanas, ampliando o atendimento em diferentes bairros e reforçando o compromisso com uma cidade mais organizada, segura e preparada para atender às necessidades da população.
Rio Branco vive um momento de transformação, marcado por projetos que têm o poder de mudar não apenas o panorama urbano, mas também o futuro econômico da cidade. Com esse intuito de desenvolvimento, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, realizou na manhã deste sábado (21), uma visita técnica às obras do Polo Agroindustrial, na indústria de leite de soja conhecida como “Vaca Mecânica”, e no Viaduto Mamedio Bittar.
Estiveram nesta visita o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Rio Branco, Cid Ferreira, que acompanhou a equipe técnica da Secretaria nas obras. A visita contou com a presença também do diretor de Ações do Gabinete do Prefeito, Jesus de Oliveira Cruz, do consultor Sérgio Silva e do secretário especial de Comunicação, Ailton Oliveira.
Polo Agroindustrial: Fase de intensificação dos trabalhos
A visita às obras contou com a presença do secretário Cid Ferreira, equipe técnica e representantes do Gabinete e da Comunicação da Prefeitura. (Foto: Ailton Oliveira/Secom)
Cid Ferreira destacou o avanço das obras no Polo Agroindustrial, que já se encontra com 80% a 85% de sua execução concluída. “Os galpões estão prontos, as moegas também, que são as estruturas onde serão instaladas as máquinas de beneficiamento de arroz, feijão e milho. A instalação desses equipamentos começa já na segunda-feira”, explicou o secretário.
Ferreira também mencionou que o trabalho no local tem sido intenso e que as obras de infraestrutura, como os secadores e a instalação de duas subestações, estão em andamento.
“A perspectiva é que o Polo esteja pronto para inauguração na primeira segunda-feira de março, conforme determinação do prefeito Tião Bocalom”, afirmou Cid Ferreira.
Indústria de Leite de Soja “Vaca Mecânica” em fase final
Previsão é que, em um prazo de 10 a 15 dias, a instalação da indústria de leite de soja seja finalizada, possibilitando o início do funcionamento da unidade. (Foto: Ailton Oliveira/Secom)
Em relação à indústria de leite de soja, Cid Ferreira também trouxe boas notícias. “Todos os equipamentos já estão disponíveis no local. Vamos iniciar a instalação da parte de produção nesta segunda-feira (23)”, disse o secretário.
A expectativa é que, dentro de 10 a 15 dias, a instalação seja concluída, permitindo que a unidade entre em funcionamento. A indústria, conhecida popularmente como “Vaca Mecânica”, é um importante marco para a economia local, trazendo inovação e geração de empregos para a região.
Viaduto Mamedio Bittar: Obras de embelezamento e urbanismo
Agenda também contemplou o Viaduto Mamedio Bittar, que ainda recebe ajustes finais no acabamento e na parte de urbanização.(Foto: Ailton Oliveira/Secom)
A visita também incluiu o Viaduto Mamedio Bittar, que já está pronto, mas ainda passa por ajustes no acabamento e no trabalho de urbanismo. Ferreira destacou que, assim como no Viaduto Beth Bocalom, o objetivo é transformar o espaço não só funcionalmente, mas também visualmente.
“Não é apenas concreto e aço. Tem que ser bonito. O prefeito sempre fala que estamos transformando Rio Branco em uma capital que se orgulha de sua estética”, declarou.
No momento, a equipe trabalha na instalação de espelhos d’água sob o viaduto e no detalhamento do paisagismo da área. “A previsão é de que essa parte inferior do viaduto esteja pronta em 20 a 25 dias. Além disso, a pintura da ferragem e a instalação do ACM (Acrílico Composto de Metal) vão contribuir para a durabilidade e beleza do viaduto”, explicou Ferreira.
Legado para a Capital
Cid Ferreira também comentou sobre o legado que o prefeito Tião Bocalom está deixando para Rio Branco. “Essas obras são fundamentais para o futuro da cidade. O prefeito determinou que sejam entregues em seu mandato e essas melhorias vão ser um marco duradouro para nossa capital”, disse o secretário.
Com o ritmo acelerado das obras, as entregas esperadas para o mês de março representam um importante avanço para a infraestrutura de Rio Branco, impactando diretamente o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos cidadãos.
Você precisa fazer login para comentar.