Cotidiano
Governo garante entrega de merenda em todas as escolas do Estado
Entre escolas urbanas, rurais, indígenas e dos mais diversos programas como Asas da Florestania e Classes Multisseriadas, são 1.187 escolas da rede estadual com mais de 190.502 alunos matriculados em todos os níveis de ensino, como o Médio, Fundamental I, Fundamental II, EJA, Integral e Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Apesar de números tão impressionantes, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) garante a merenda escolar a todas elas, em todos os municípios acreanos e mais distantes, inclusive nas localidades de dificílimo acesso.

Batelão transporta caixas de bolachas e de outros alimentos para a merenda escolar; garantir a comida a todos os alunos é uma prioridade para o governo do Estado (Foto: Mardilson Gomes/Asscom SEE)
De acordo com a responsável técnica do Programa de Alimentação Escolar da SEE, a nutricionista Andréa Marinho, não tem faltado merenda a nenhuma criança. “Pode até haver a substituição de um ou outro item do cardápio, mas merenda não tem faltado para as crianças da rede estadual de ensino”, explica.
Ela garante que o governador Gladson Cameli e o secretário Mauro Sérgio Cruz (SEE) tem envidado todos os esforços no sentido de que não falte merenda para que os alunos possam estudar. “Desde que iniciamos o ano letivo já houve casos de faltar água, mas a merenda em si não”, destaca.
A entrega de merenda é realizada em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNDE), do Ministério da Educação (MEC) e cuja complementação (a maior parte dos recursos) é feita pelo governo do Estado.

Na Escola 15 de Junho, na BR 364, entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul, já com merenda para os alunos. (Foto: cortesia/gestão da Escola 15 de Junho)
Para se ter uma ideia da vontade política do governo do Estado em garantir a merenda a todos os alunos, o PNAE repassa, por aluno, 1,07 real (creche), 0,53 centavos (pré-escola), 0,64 (escolas indígenas e quilombolas), 0,36 centavos (fundamental e médio), 1,07 real (ensino integral) e 2,00 reais (Programa de fomento às escolas de ensino médio em tempo integral).
“Mesmo nas escolas de difícil acesso a SEE tem garantido a entrega da merenda e isso é fundamental para não prejudicar o ano letivo nessas escolas e nem o processo de ensino dos alunos”, faz questão de dizer.
Comentários
Cotidiano
Fafs divulga tabela da Seletiva e jogos começam na segunda

Foto João Valente: Final da Seletiva será disputada no sábado (27)
O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal (Fafs) divulgou nesta sexta, 19, a tabela da Seletiva, o torneio vai indicar o terceiro representante do Acre na Copa Norte.
“Realizamos o congresso técnico e definimos todos os detalhes da competição. Vamos ter um torneio bem disputado”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
Fórmula de disputa
As equipes irão jogar a Seletiva em um turno único, todos contra todos. O primeiro colocado garante uma vaga na decisão. O segundo e o terceiro colocado disputam a semifinal e o vencedor joga a final.
1ª rodada da Seletiva
PSC x Preventório
Lyon x Café com Leite
Na segunda, 22, a partir das 19 horas, no Sesc
Comentários
Cotidiano
Independência vence e Epitaciolândia goleia no Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Independência e Rei Artur fizeram um jogo equilibrado
Duas partidas movimentaram a fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-15 nesta sexta, 19, no CT do Cupuaçu. O Independência derrotou o Rei Artur por 1 a 0 e Epitaciolândia goleou o Vasco por 10 a 0.
Sequência neste sábado
A primeira fase do Estadual Sub-15 terá mais dois jogos neste sábado, a partir das 14h30, no CT do Cupuaçu. O Santinha recebe o Bangu e o PSG enfrenta o Vila Acre.
Comentários
Cotidiano
Atlético e Santa Cruz fazem primeiro confronto por vaga na Elite

Foto Glauber Lima: Na fase de classificação, o confronto terminou empatado
Atlético e Santa Cruz começam a decidir neste sábado, 20, a partir das 17 horas, na Arena da Floresta, uma vaga para a final do Campeonato Estadual da 2ª Divisão e o acesso. As duas equipes entram em campo sem vantagem.
Atlético
Depois de uma semana de muito trabalho, no Frotão, o técnico Kinho Brito realizou ajustes para o primeiro jogo das semifinais. O lateral esquerdo Thomaz, ex-Humaitá, será a novidade contra o Santa Cruz. Contudo, o volante Jucá e o meia Kauã, ambos lesionados, são desfalques.
Santa Cruz
O técnico Bruno Monteiro terá o elenco completo contra o Galo. O meia João Hassen, poupado contra o Náuas por causa dos cartões amarelos, deve voltar ao time.
No apito
Josué França apita Atlético e Santa Cruz. Os auxiliares serão Antônio Neilson e Verônica Severino.
Você precisa fazer login para comentar.