Cotidiano
Governo do Acre e Prefeitura de Rio Branco reforçam parceria para orientar população durante emergência em Saúde
A parceria já iniciou a produção de conteúdos informativos para redes sociais, rádios, entre outros, que serão utilizados pelas equipes de saúde do estado e município

Pedro Pascoal, secretário de Estado de Saúde, e Rennan Biths, secretário municipal de Saúde de Rio Branco, firmaram a parceria visando garantir a melhor assistência à população na capital. Foto: Asscom
Diante do aumento dos casos de síndromes respiratórias e da superlotação dos leitos pediátricos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), decretou situação de emergência em saúde pública em 9 de maio de 2025. A medida visa acelerar ações assistenciais e administrativas, principalmente para garantir atendimento às crianças, o grupo mais vulnerável neste momento.
Como parte das estratégias de resposta, a Sesacre e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) firmaram nesta semana uma parceria de comunicação integrada, com foco na orientação da população. A iniciativa busca esclarecer dúvidas sobre sintomas, prevenção e o uso adequado da rede de saúde, ajudando a reduzir a pressão sobre unidades como o Pronto-Socorro de Rio Branco, que têm recebido grande volume de casos leves, que poderiam ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Essa parceria com o município é fundamental para levar mais informações à população neste momento crítico. Fico feliz que o secretário Rennan é sensível a essa situação e tem sido um grande parceiro. A Sesacre se antecipou a este momento de alta nos casos de síndromes respiratórias, com a ampliação de leitos pediátricos, entre outras ações, mesmo antes do decreto, mas as medidas de assistência continuam e o apoio da prefeitura será fundamental para passarmos por essa fase da melhor forma possível”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.
O secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Rennan Biths, reforçou a importância da comunicação estratégica: “O cuidado certo começa com a informação certa. Nosso objetivo é garantir que a informação chegue de forma clara à população. E mais do que isso: passar a mensagem de que estamos cuidando dos mínimos detalhes para fazermos mais e melhor. É um esforço conjunto que exige engajamento de todos”.
A parceria já iniciou a produção de conteúdos informativos para redes sociais, rádios, entre outros, que serão utilizados pelas equipes de saúde do estado e município. Com foco educativo e linguagem acessível, os materiais esclarecem onde buscar atendimento, quais os sinais de alerta e como evitar o contágio dos vírus respiratórios mais comuns neste período.
Cenário atual das síndromes respiratórias exige atenção e prevenção
Dados recentes do Boletim Epidemiológico da Sesacre apontam que, entre janeiro e maio deste ano, foram registrados 835 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com destaque para crianças e idosos, que são os mais vulneráveis às formas graves da doença.
Apesar do aumento expressivo nos atendimentos, os indicadores de 2025 revelam alguns sinais positivos, a exemplo da redução de 12,7% nas internações por SRAG em comparação com o mesmo período de 2024.
As principais causas de internação continuam sendo pneumonia, bronquite e bronquiolite, todas associadas à circulação simultânea de vírus como rinovírus, SARS-CoV-2, influenza A e B, adenovírus e o vírus sincicial respiratório (VSR). O pico de internações teve início na 17ª semana epidemiológica.
Nas unidades sentinela, os atendimentos por síndrome gripal (casos mais leves) permanecem estáveis. Foram 11.180 registros em 2025, número semelhante ao de 2023 e superior ao de 2024. A maior parte dos pacientes apresentou sintomas leves, especialmente entre adultos jovens de 20 a 29 anos.
Outro ponto de atenção é a cobertura vacinal contra a gripe, que segue abaixo da meta em quase todos os municípios. A média estadual está em 43%, quando o ideal é atingir pelo menos 95% do público-alvo. Municípios como Porto Walter e Jordão apresentam os melhores índices, enquanto Porto Acre, Bujari, Epitaciolândia e Rodrigues Alves ainda registram coberturas mais baixas.
Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação como medida preventiva essencial. As vacinas estão disponíveis em todo o Estado, nas unidades básicas de saúde. Além disso, cuidados simples como higienização das mãos, uso de máscara em caso de sintomas, ventilação dos ambientes e atenção aos primeiros sinais da doença são medidas essenciais para prevenir a proliferação dos vírus.

Como parte do cronograma de ações de incentivo à vacinação, neste sábado, 31, a equipe estadual do programa Nacional de Imunizações (PNI) promove dia de vacinação na Escola Zuleide Pereira, em Rio Branco. Foto: Cedida
Comentários
Cotidiano
Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)
Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.
“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.
Treinamento tático
Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.
Mais duas peças
O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.
“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.
Comentários
Cotidiano
Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão
A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.
“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.
Dois períodos
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.
Melhorar o elenco
A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.
Comentários
Cotidiano
Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão
O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).
“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.
Muito orgulho
Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.
“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Você precisa fazer login para comentar.