Cotidiano
Governo do Acre e Prefeitura de Rio Branco reforçam parceria para orientar população durante emergência em Saúde
A parceria já iniciou a produção de conteúdos informativos para redes sociais, rádios, entre outros, que serão utilizados pelas equipes de saúde do estado e município

Pedro Pascoal, secretário de Estado de Saúde, e Rennan Biths, secretário municipal de Saúde de Rio Branco, firmaram a parceria visando garantir a melhor assistência à população na capital. Foto: Asscom
Diante do aumento dos casos de síndromes respiratórias e da superlotação dos leitos pediátricos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), decretou situação de emergência em saúde pública em 9 de maio de 2025. A medida visa acelerar ações assistenciais e administrativas, principalmente para garantir atendimento às crianças, o grupo mais vulnerável neste momento.
Como parte das estratégias de resposta, a Sesacre e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) firmaram nesta semana uma parceria de comunicação integrada, com foco na orientação da população. A iniciativa busca esclarecer dúvidas sobre sintomas, prevenção e o uso adequado da rede de saúde, ajudando a reduzir a pressão sobre unidades como o Pronto-Socorro de Rio Branco, que têm recebido grande volume de casos leves, que poderiam ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Essa parceria com o município é fundamental para levar mais informações à população neste momento crítico. Fico feliz que o secretário Rennan é sensível a essa situação e tem sido um grande parceiro. A Sesacre se antecipou a este momento de alta nos casos de síndromes respiratórias, com a ampliação de leitos pediátricos, entre outras ações, mesmo antes do decreto, mas as medidas de assistência continuam e o apoio da prefeitura será fundamental para passarmos por essa fase da melhor forma possível”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.
O secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Rennan Biths, reforçou a importância da comunicação estratégica: “O cuidado certo começa com a informação certa. Nosso objetivo é garantir que a informação chegue de forma clara à população. E mais do que isso: passar a mensagem de que estamos cuidando dos mínimos detalhes para fazermos mais e melhor. É um esforço conjunto que exige engajamento de todos”.
A parceria já iniciou a produção de conteúdos informativos para redes sociais, rádios, entre outros, que serão utilizados pelas equipes de saúde do estado e município. Com foco educativo e linguagem acessível, os materiais esclarecem onde buscar atendimento, quais os sinais de alerta e como evitar o contágio dos vírus respiratórios mais comuns neste período.
Cenário atual das síndromes respiratórias exige atenção e prevenção
Dados recentes do Boletim Epidemiológico da Sesacre apontam que, entre janeiro e maio deste ano, foram registrados 835 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com destaque para crianças e idosos, que são os mais vulneráveis às formas graves da doença.
Apesar do aumento expressivo nos atendimentos, os indicadores de 2025 revelam alguns sinais positivos, a exemplo da redução de 12,7% nas internações por SRAG em comparação com o mesmo período de 2024.
As principais causas de internação continuam sendo pneumonia, bronquite e bronquiolite, todas associadas à circulação simultânea de vírus como rinovírus, SARS-CoV-2, influenza A e B, adenovírus e o vírus sincicial respiratório (VSR). O pico de internações teve início na 17ª semana epidemiológica.
Nas unidades sentinela, os atendimentos por síndrome gripal (casos mais leves) permanecem estáveis. Foram 11.180 registros em 2025, número semelhante ao de 2023 e superior ao de 2024. A maior parte dos pacientes apresentou sintomas leves, especialmente entre adultos jovens de 20 a 29 anos.
Outro ponto de atenção é a cobertura vacinal contra a gripe, que segue abaixo da meta em quase todos os municípios. A média estadual está em 43%, quando o ideal é atingir pelo menos 95% do público-alvo. Municípios como Porto Walter e Jordão apresentam os melhores índices, enquanto Porto Acre, Bujari, Epitaciolândia e Rodrigues Alves ainda registram coberturas mais baixas.
Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação como medida preventiva essencial. As vacinas estão disponíveis em todo o Estado, nas unidades básicas de saúde. Além disso, cuidados simples como higienização das mãos, uso de máscara em caso de sintomas, ventilação dos ambientes e atenção aos primeiros sinais da doença são medidas essenciais para prevenir a proliferação dos vírus.

Como parte do cronograma de ações de incentivo à vacinação, neste sábado, 31, a equipe estadual do programa Nacional de Imunizações (PNI) promove dia de vacinação na Escola Zuleide Pereira, em Rio Branco. Foto: Cedida
Comentários
Cotidiano
Quinari bate o Atlético Xapuriense e é o 2º finalista da Série A
Depois de uma vitória por 5 a 4, no tempo normal, e em um empate por 0 a 0, na prorrogação, o Quinari bateu o Atlético Xapuriense por 5 a 3, nas penalidades, nesse sábado, 13, no ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, e garantiu a classificação para a final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A.
Contra Brasileia
O Quinari vai enfrentar Brasileia nas finais do Estadual. A equipe da Fronteira eliminou o Fluminense da Bahia e deixou o futsal de Rio Branco sem representante na decisão
Finais definidas
As finais do Campeonato Estadual estão programadas para os dias 20 e 27 deste mês. O primeiro jogo será disputado em Senador Guiomard e a segunda partida ocorre em Brasileia.
Comentários
Cotidiano
Grêmio Xapuriense vence a AFEX e fica com a taça do Estadual Sub-14
O Grêmio Xapuriense venceu a AFEX por 1 a 0 neste sábado, 13, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-14.
“Conseguimos o nosso objetivo. Tivemos uma competição difícil e o mais importante é seguir com esse trabalho com as jovens da região do Alto Acre”, declarou o técnico Tiago Luiz.
11 competições
A decisão entre Grêmio Xapuriense e AFEX marcou o fechamento da temporada de 2025 das competições promovidas pela Federação de Futebol do Acre(FFAC).
“Tivemos um calendário extenso, mas realizamos as competições dentro do programado”, afirmou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.
Comentários
Cotidiano
Inter define Tite como alvo para treinador em 2026
Clube gaúcho anunciou Abel Braga como diretor técnico e iniciou tratativas com o ex-treinador da seleção brasileira, de acordo com o portal ge
Placar
O Internacional definiu seu alvo para substituir Abel Braga no comando técnico da equipe para 2026: Tite. O portal ge informou nesta sexta-feira, 12, que o Colorado fez uma proposta ao ex-treinador de Corinthians, Flamengo e da seleção brasileira e agora espera um retorno até a próxima segunda-feira, 15. Alessandro Barcelos, presidente do Colorado, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, 12, e falou sobre o interesse em Tite.
Ao ser questionado sobre o interesse em Tite, Barcelos negou uma “busca formal”, mas fez elogios ao treinador gaúcho de Caxias do Sul , que teve passagem vitoriosa pelo Inter, e também no rival Grêmio.
“O Tite é um grande treinador. Evidente que sempre estará na pauta na medida que decidiu voltar ao trabalho. Faz parte das movimentações, mas formalmente não tive esta conversa ainda, porque a gente entende que é necessário construir um ambiente de perfil de treinadores”, comentou o presidente do Inter.
Ainda na coletiva, Barcelos confirmou Abel Braga como diretor técnico do clube. “O Abel não parou de trabalhar desde domingo, tem trabalhado diariamente conosco, já na perspectiva da busca de um novo treinador”, disse o presidente. O mandatário ainda falou que o contrato de Abel será de um ano.
Tite: último trabalho e passagem pelo Inter
O último trabalho de Tite foi no Flamengo, entre outubro de 2023 até setembro de 2024. Sua demissão aconteceu após a eliminação do rubro-negro na Libertadores contra o Peñarol. No Mengão, o treinador conquistou o Campeonato Carioca de 2024 e comandou a equipe em 70 partidas, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas.
Tite chegou a acertar seu retorno ao Corinthians, pelo qual conquistou as maiores glórias de sua carreira, no meio desta temporada, mas acabou desistindo alegando problemas de saúde mental.
Tite treinou o Colorado entre junho de 2008 e outubro de 2009. Na ocasião, ganhou a Sul-Americana de 2008, o Campeonato Gaúcho de 2009 e a Copa Suruga de 2009. O treinador comandou o clube em 109 partidas, com 58 vitórias, 24 empates e 27 derrotas.





Você precisa fazer login para comentar.