Conecte-se conosco

Acre

Governo confirma morte de presidiário e diz que vai apurar “evento criminoso”

Publicado

em

Presidiário foi assassinado nesta sexta-feira em Rio Branco.

Adriano da Silva Ribeiro, morreu após sessão espancamento no presidio da capital - Foto: Arquivo

Adriano da Silva Ribeiro, morreu após sessão espancamento no presidio da capital – Foto: Arquivo/oaltoacre

Da Agência ContilNet

Em nota enviada à imprensa no início da madrugada deste sábado (4) o Governo do Estado, através do Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre, confirma o assassinato do presidiário Adriano da Silva Ribeiro, 6 anos de idade, e garante que está tomando as medidas cabíveis no sentido de apurar a morte do reeducando.

“Cumpre esclarecer que um inquérito policial foi instaurado para apurar o evento criminoso e que todas as medidas cabíveis ao caso foram seguidas, no sentido de apurar, com isenção, a morte do reeducando”, diz um trecho da nota enviada pela assessoria da Segurança Pública do Acre.

Veja a nota, na íntegra:

Nota de Esclarecimento

O Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) lamenta o incidente que culminou na morte do reeducando Adriano da Silva Ribeiro, 26, ocorrido nesta sexta-feira, 03, no Complexo Penitenciário de Rio Branco. O fato aconteceu após uma briga entre os presidiários em uma cela do Pavilhão “C”. Adriano era natural de Brasileia e estava em regime provisório, desde o último dia 26 de março, por furto. Ao tomar conhecimento dos fatos, imediatamente a direção do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) comunicou a Polícia Civil que enviou peritos ao local, para realizar todos os procedimentos. Posteriormente o corpo do agredido foi encaminhado ao Instituto Medico legal (IML) e submetido à autopsia. Todos os oito reeducandos que tiveram contato com a vítima, na ocasião do evento criminoso, foram levados à Delegacia de Flagrantes, para serem ouvidos pela autoridade policial plantonista. Cumpre esclarecer que um inquérito policial foi instaurado para apurar o evento criminoso e que todas as medidas cabíveis ao caso foram seguidas, no sentido de apurar, com isenção, a morte do reeducando.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Nível do Rio Acre segue em elevação e permanece acima da cota de transbordo em Rio Branco

Publicado

em

A Defesa Civil Municipal de Rio Branco divulgou, neste sábado, 31 de janeiro de 2026, novo boletim com a atualização do nível do Rio Acre, que segue em elevação e permanece acima da cota de transbordo.

De acordo com o monitoramento realizado ao longo do dia, o nível do manancial apresentou elevação gradual, conforme os dados abaixo:

  • 05h20 – 14,99m⬆
  • 09h    –  14,99m↔
  • 12h    –  15,09m⬆
  • 15h    –  15,14m⬆
  • 18h    –  15,16m⬆
  • 21h    –  15,17m⬆

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, o que confirma que o rio segue acima do nível considerado crítico. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 0,40 milímetros.

Até as 6 horas deste domingo, 1º de fevereiro, a Defesa Civil Municipal já havia conduzido 12 famílias para o abrigo público instalado no Parque de Exposições Wildy Viana, como medida preventiva diante da elevação do rio.

Visita aos abrigados Fotos Val Fernandes 14
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou que a gestão municipal segue atuando de forma preventiva e integrada para garantir a segurança da população. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou que a gestão municipal segue atuando de forma preventiva e integrada para garantir a segurança da população.

“Desde o início do período chuvoso, nossas equipes estão em alerta máximo, acompanhando de perto o nível do Rio Acre. A prioridade da Prefeitura é proteger vidas, oferecer assistência às famílias que precisam deixar suas casas e garantir que todos sejam acolhidos com dignidade e segurança”, afirmou o prefeito.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil segue monitorando a situação de forma contínua e mantém equipes de prontidão para atender possíveis ocorrências, acompanhando de perto as áreas de risco e prestando assistência às famílias que possam ser afetadas pela cheia.

A Prefeitura de Rio Branco reforça que a população deve permanecer atenta às orientações da Defesa Civil e, em caso de necessidade, acionar os canais oficiais de atendimento.

<p>The post Nível do Rio Acre segue em elevação e permanece acima da cota de transbordo em Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre registra quase 150 desaparecimentos de crianças e adolescentes em 2025

Publicado

em

Por

Dados do Ministério da Justiça mostram aumento expressivo nessa faixa etária; estado manteve mais de 400 desaparecimentos totais no ano

Estado soma quase 150 registros de crianças e adolescentes desaparecidos ao longo de 2025. Foto: captada 

O Acre registrou 145 casos de crianças e adolescentes desaparecidos ao longo de 2025, conforme dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O número representa uma taxa de 16,40 casos por 100 mil habitantes no estado.

Do total de ocorrências, 89 registros são do sexo feminino, 49 do sexo masculino e 7 não possuem informação sobre o sexo no sistema.

A análise mensal indica variação no número de casos ao longo do ano. Janeiro contabilizou 3 desaparecimentos, seguido por 9 em fevereiro e 11 em março. Em abril, foram 12 registros, enquanto maio teve 9 casos. O número voltou a subir em junho, com 14 ocorrências.

O maior volume foi registrado em julho, com 21 casos. Em agosto, foram 14 registros, e setembro contabilizou 8 desaparecimentos. Outubro voltou a apresentar alta, com 20 casos, seguido por 16 registros em novembro. Dezembro encerrou o ano com 8 ocorrências.

Os dados integram o levantamento oficial do Sinesp, alimentado pelas forças de segurança pública, e são utilizados para o acompanhamento estatístico dos casos de desaparecimento de crianças e adolescentes no Acre.

Caso de bebê desaparecida 

Entre os registros, um dos casos que mais repercutiram no Acre foi o da bebê Cristina Maria, que tinha apenas três meses de vida quando o desaparecimento foi comunicado às autoridades. A ocorrência ganhou destaque após a morte da mãe da criança, Yara Paulino da Silva, de 28 anos, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.

Yara foi morta em via pública após a circulação de boatos de que teria matado a própria filha. O corpo da mulher foi encontrado depois de agressões, e a suspeita inicial de que restos mortais da criança estariam em um saco de ração foi descartada após perícia do Instituto Médico Legal, que identificou tratar-se de ossada de animal.

A bebê segue desaparecida e teve o caso incluído na plataforma Amber Alert, sistema que divulga informações sobre crianças desaparecidas por meio de alertas em redes sociais e outros canais digitais. Até o momento, Cristina Maria não foi localizada.

Durante as investigações, a polícia levantou a possibilidade de que a criança tenha sido entregue ilegalmente a terceiros. Também foi confirmado que a bebê não possuía registro de nascimento, após tentativa frustrada dos pais em um cartório, devido a inconsistências na documentação apresentada. O procedimento não foi retomado posteriormente.

O caso permanece em aberto e integra as estatísticas oficiais de desaparecimento de crianças no estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Tião Bocalom visita vereador Marquinhos Tibúrcio em Brasiléia e reencontra amigo de longa data, o senhor Adão, de 99 anos

Publicado

em

Prefeito de Rio Branco e pré-candidato ao governo manteve “boas conversas” com o presidente da Câmara sobre política local e projetos

O prefeito elogiou o compromisso de Tibúrcio com o desenvolvimento da cidade e reafirmou a sintonia com lideranças locais. Foto: cedida 

Em nova agenda na fronteira do Alto Acre, o prefeito de Rio Branco e pré-candidato ao governo do estado, Tião Bocalom (PL), visitou na manhã deste sábado (31) a residência do vereador Marquinhos Tibúrcio (PP), presidente da Câmara Municipal de Brasiléia. Acompanhado da esposa, Dr. Bete Bocalom, e do diretor do Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos das Regionais do Acre (CINRESOAC), Emerson Leão, o grupo manteve conversas sobre o cotidiano, família Brasiliense e a política municipal, em agenda oficial divulgada.

O prefeito já havia estado no mesmo local, onde reencontrou o avô do vereador, o senhor Adão, de 99 anos, amigo de longa data. Foto: captada 

O prefeito elogiou o compromisso de Tibúrcio com o desenvolvimento da cidade e reafirmou a sintonia com lideranças locais. A visita integra a estratégia de aproximação de Bocalom com municípios do interior acreano.

Prefeito de Rio Branco e pré-candidato ao governo esteve acompanhado da esposa, Dr. Bete Bocalom, e do diretor do CINRESOAC, Emerson Leão. Foto: captada 

A visita reforça a estratégia de aproximação de Bocalom com lideranças do interior do estado. Bocalom também aproveitou para rever o avô do vereador Marquinhos Tibúrcio, o senhor Adão, que completará 100 anos neste ano de 2026 e é amigo de longa data do prefeito. Emocionado, Bocalom destacou a lucidez e alegria do ancião e reforçou o vínculo com a família.

Bocalom aproveitou para rever o avô do vereador, que completará 100 anos neste ano de 2026 e é amigo de longa data do prefeito. Emocionado, Bocalom destacou a lucidez e alegria seu Adão e reforçou o vínculo com a família. Foto: cedida 

Veja vídeo assessoria:

Comentários

Continue lendo