Flash
Governadora em exercício Mailza participa da posse de recondução da defensora pública-geral do Acre
“Doutora Simone tem o dom de cuidar, tem o dom do saber, de levar a prática da justiça aos mais carentes. Tem feito uma defensoria forte, que olha para quem mais precisa”. Essas foram as palavras da governadora em exercício Mailza, na solenidade que empossou Simone Jaques de Azambuja Santiago para seu segundo mandato de defensora pública-geral do Acre.

Governadora em exercício Mailza na solenidade que empossou Simone Santiago. Foto: Ascom
A cerimônia ocorreu no auditório do Sebrae, em Rio Branco, na noite desta quarta, 25. Além da governadora, estiveram presentes, representantes do DPE/AC, demais autoridades e convidados. Dirigindo a instituição desde 2020/2022, Simone foi reconduzida ao cargo para o biênio 2023/2025.
Mulheres à frente
A chefe do Executivo estadual em exercício destacou a importância de ter mulheres no comando de órgãos importantes. “No governo Gladson, temos valorizado mulheres. Muito feliz em ver hoje, aqui, tantas nesses espaços de poder. Nós mulheres diversificamos as ideias e agregamos”, destacou.
Mailza pontuou o papel da instituição na conquista da justiça social, ao garantir o acesso ao direito aos excluídos criminalizados e reforçou o compromisso do governador Gladson aos que mais precisam.
“Os dois anos da gestão que passaram foram legitimados por um expressivo fortalecimento da DPE. Os próximos serão pela força, coragem e empenho da Simone, que, com seu olhar humano, sabe concretizar alianças, sempre pensando no bem-estar das pessoas. Nós, acreanos, nos orgulhamos muito de termos uma defensoria composta por profissionais do mais alto gabarito, dedicados e trabalhadores, que respondem às necessidades e contribuem muito em favor da cidadania no Acre”, disse a vice-governadora.
Apoio
Em seu discurso de posse, Simone Santiago, falou sobre o apoio que tem sido dado à instituição. “Reforço a importância que recebi do governador Gladson por meio de sua equipe, o que contribuiu para dar mais qualidade, abrangência e eficiência aos nossos serviços. É com coragem e esperança que recebo novamente esta gloriosa missão com a disposição de lutar para assegurar uma defensoria mais forte, ampliando o acesso à justiça e abrigando os necessitados de direitos e de justiça social”, disse.
Presenças

Vários defensores públicos e autoridades prestigiaram a solenidade. Foto: Ascom
Vários defensores públicos e autoridades prestigiaram a solenidade, entre eles, a presidente nacional da Associação das Defensoras e Defensores Públicos, Rivana Ricarte.
A cerimônia contou ainda com a participação da presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro; procurador-geral do Ministério Público do Acre, Danilo Lovisaro; presidente da OAB/AC, Rodrigo Ayache; subdefensora pública-geral do Acre, Roberta Caminha; corregedora-geral da DPE/AC, Fenísia Araújo da Mota; defensor público-chefe da União, Gabriel Arruda; prefeito Tião Bocalom; reitora da Ufac, Guida Aquino; dentre outras autoridades.
O deputado estadual Pedro Longo representou a Aleac, e a deputada federal eleita Meire Serafim, a bancada acreana.
Sobre a defensora pública-geral
Simone Santiago integra a administração superior da DPE/AC desde o ano de 2017, quando tomou posse como subdefensora pública-geral. Em 2021, foi eleita defensora-geral, cargo que deverá permanecer até 2025.
Nos dois primeiros anos de gestão, a defensora-geral investiu na área de tecnologia e informação com criação de sistemas para otimização dos serviços, ampliação dos projetos sociais e do número de defensoras e defensores públicos para atuarem no interior do Acre.
Natural de Alegrete-RS, Simone Jaques de Azambuja Santiago é graduada em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Alegrete (RS) (1991), graduada em Direito pela Universidade Federal do Acre (1999), com especialização em Direito Processual Civil (2003).
Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e atualmente é doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília. Também é professora efetiva do Curso de Direito na Universidade Federal do Acre e professora do Curso de Direito no Centro Universitário Uninorte.
Emendas da Mailza para a DPE/AC
No mandato de senadora, foram mais de R$ 2,6 milhões em emendas para a DPE. E mais R$ 1,9 milhão para o Carreta Móvel, Projeto Defensores do Futuro e Projeto Rhuan.
O que disseram as autoridades
Danilo Lovisaro – procurador-geral do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC): “Desejo, de todo o coração, sucesso no segundo mandato. Tem experiência e competência e, com certeza, o trabalho entregue à população nesse biênio será de extrema qualidade”.
Deputado estadual Pedro Longo: “Me orgulha ver uma mesa repleta com tantas mulheres que garantem a justiça e a cidadania. Continue contando com a ALEAC em todos os momentos”.
Rodrigo Ayache – presidente OAB Seccional Acre: “Sem advogado não há prestação de justiça. A defensoria pública leva cidadania e dignidade humana”.
Waldirene Cordeiro – presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre: “O amor pela causa engrandece o ser humano e a recondução de Simone demonstra confiança dos seus pares pelo compromisso com a sociedade de levar justiça aos mais necessitados, aos mais vulneráveis. É a defensoria quem cobra a execução de políticas aos que mais precisam. Tudo para servir os cidadãos e cidadãs acreanos”.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.






Você precisa fazer login para comentar.