Flash
Governadora em exercício Mailza participa da posse de recondução da defensora pública-geral do Acre
“Doutora Simone tem o dom de cuidar, tem o dom do saber, de levar a prática da justiça aos mais carentes. Tem feito uma defensoria forte, que olha para quem mais precisa”. Essas foram as palavras da governadora em exercício Mailza, na solenidade que empossou Simone Jaques de Azambuja Santiago para seu segundo mandato de defensora pública-geral do Acre.

Governadora em exercício Mailza na solenidade que empossou Simone Santiago. Foto: Ascom
A cerimônia ocorreu no auditório do Sebrae, em Rio Branco, na noite desta quarta, 25. Além da governadora, estiveram presentes, representantes do DPE/AC, demais autoridades e convidados. Dirigindo a instituição desde 2020/2022, Simone foi reconduzida ao cargo para o biênio 2023/2025.
Mulheres à frente
A chefe do Executivo estadual em exercício destacou a importância de ter mulheres no comando de órgãos importantes. “No governo Gladson, temos valorizado mulheres. Muito feliz em ver hoje, aqui, tantas nesses espaços de poder. Nós mulheres diversificamos as ideias e agregamos”, destacou.
Mailza pontuou o papel da instituição na conquista da justiça social, ao garantir o acesso ao direito aos excluídos criminalizados e reforçou o compromisso do governador Gladson aos que mais precisam.
“Os dois anos da gestão que passaram foram legitimados por um expressivo fortalecimento da DPE. Os próximos serão pela força, coragem e empenho da Simone, que, com seu olhar humano, sabe concretizar alianças, sempre pensando no bem-estar das pessoas. Nós, acreanos, nos orgulhamos muito de termos uma defensoria composta por profissionais do mais alto gabarito, dedicados e trabalhadores, que respondem às necessidades e contribuem muito em favor da cidadania no Acre”, disse a vice-governadora.
Apoio
Em seu discurso de posse, Simone Santiago, falou sobre o apoio que tem sido dado à instituição. “Reforço a importância que recebi do governador Gladson por meio de sua equipe, o que contribuiu para dar mais qualidade, abrangência e eficiência aos nossos serviços. É com coragem e esperança que recebo novamente esta gloriosa missão com a disposição de lutar para assegurar uma defensoria mais forte, ampliando o acesso à justiça e abrigando os necessitados de direitos e de justiça social”, disse.
Presenças

Vários defensores públicos e autoridades prestigiaram a solenidade. Foto: Ascom
Vários defensores públicos e autoridades prestigiaram a solenidade, entre eles, a presidente nacional da Associação das Defensoras e Defensores Públicos, Rivana Ricarte.
A cerimônia contou ainda com a participação da presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro; procurador-geral do Ministério Público do Acre, Danilo Lovisaro; presidente da OAB/AC, Rodrigo Ayache; subdefensora pública-geral do Acre, Roberta Caminha; corregedora-geral da DPE/AC, Fenísia Araújo da Mota; defensor público-chefe da União, Gabriel Arruda; prefeito Tião Bocalom; reitora da Ufac, Guida Aquino; dentre outras autoridades.
O deputado estadual Pedro Longo representou a Aleac, e a deputada federal eleita Meire Serafim, a bancada acreana.
Sobre a defensora pública-geral
Simone Santiago integra a administração superior da DPE/AC desde o ano de 2017, quando tomou posse como subdefensora pública-geral. Em 2021, foi eleita defensora-geral, cargo que deverá permanecer até 2025.
Nos dois primeiros anos de gestão, a defensora-geral investiu na área de tecnologia e informação com criação de sistemas para otimização dos serviços, ampliação dos projetos sociais e do número de defensoras e defensores públicos para atuarem no interior do Acre.
Natural de Alegrete-RS, Simone Jaques de Azambuja Santiago é graduada em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Alegrete (RS) (1991), graduada em Direito pela Universidade Federal do Acre (1999), com especialização em Direito Processual Civil (2003).
Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e atualmente é doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília. Também é professora efetiva do Curso de Direito na Universidade Federal do Acre e professora do Curso de Direito no Centro Universitário Uninorte.
Emendas da Mailza para a DPE/AC
No mandato de senadora, foram mais de R$ 2,6 milhões em emendas para a DPE. E mais R$ 1,9 milhão para o Carreta Móvel, Projeto Defensores do Futuro e Projeto Rhuan.
O que disseram as autoridades
Danilo Lovisaro – procurador-geral do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC): “Desejo, de todo o coração, sucesso no segundo mandato. Tem experiência e competência e, com certeza, o trabalho entregue à população nesse biênio será de extrema qualidade”.
Deputado estadual Pedro Longo: “Me orgulha ver uma mesa repleta com tantas mulheres que garantem a justiça e a cidadania. Continue contando com a ALEAC em todos os momentos”.
Rodrigo Ayache – presidente OAB Seccional Acre: “Sem advogado não há prestação de justiça. A defensoria pública leva cidadania e dignidade humana”.
Waldirene Cordeiro – presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre: “O amor pela causa engrandece o ser humano e a recondução de Simone demonstra confiança dos seus pares pelo compromisso com a sociedade de levar justiça aos mais necessitados, aos mais vulneráveis. É a defensoria quem cobra a execução de políticas aos que mais precisam. Tudo para servir os cidadãos e cidadãs acreanos”.
Comentários
Flash
Acre amplia produção de grãos acima da média do Norte, aponta Conab
Por Wanglézio Braga
O quinto levantamento da safra 2025/26, divulgado pela Conab na última quinta-feira (12), mostra que o Acre vem ganhando espaço na produção de grãos na Região Norte. O estado ampliou sua área plantada de 68,7 mil para 73,2 mil hectares, um crescimento de 6,6%, superando o avanço médio regional, que ficou em 7%, e registrando desempenho superior ao de estados como Rondônia e Roraima. O crescimento reflete o avanço da agricultura comercial no estado e o aumento do interesse do produtor por culturas mais rentáveis.
Em produtividade, o Acre também apresentou evolução. A média saltou de 3.082 para 3.247 quilos por hectare, alta de 5,4%, um dos melhores desempenhos percentuais da Região Norte, atrás apenas do Amazonas. O resultado contrasta com quedas registradas em estados como Pará e Roraima, impactados por oscilações climáticas. O bom desempenho acreano indica maior eficiência no manejo, uso de tecnologia e melhores condições de desenvolvimento das lavouras.
Na produção total, o Acre alcançou 237,7 mil toneladas, crescimento de 12,3% em relação à safra anterior, percentual acima da média regional, que ficou em 5,4%. Apesar de ainda figurar entre os menores volumes absolutos do Norte, o estado apresenta um dos ritmos mais acelerados de expansão, superando Rondônia, que cresceu 2,5%, e ficando atrás apenas de estados como Amazonas e Amapá em variação percentual.
Segundo a Conab, as atualizações consideram o avanço da colheita das culturas de primeira safra e os ajustes de produtividade com base nos resultados já consolidados em campo.
Comentários
Flash
Estado usa tecnologia de reconhecimento facial para garantir segurança no Carnaval
O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), está intensificando a segurança durante as cinco noites de Carnaval com a implementação de tecnologia de reconhecimento facial, integrada ao sistema de videomonitoramento já em funcionamento em todo o estado, que agora também conta com o monitoramento do município de Rio Branco.

O secretário adjunto de segurança pública, Evandro Bezerra, ressalta a importância dessa inovação afirmando que a utilização da tecnologia de reconhecimento facial é um avanço significativo nos esforços de segurança.
“Com essa ferramenta, conseguimos identificar rapidamente indivíduos com mandados de prisão em aberto, o que não só aumenta a segurança da população, mas também fortalece a atuação das forças de segurança em apoio à justiça”, disse.

Para garantir a eficácia dessa tecnologia durante o período festivo, a SEJUSP realizou ajustes técnicos em mais de 400 câmeras, assegurando a plena operacionalização da ferramenta. Isso incluiu a atualização da base de dados e a integração das redes, permitindo um monitoramento mais eficiente.
Paulo Felipe Leitão, chefe do setor de tecnologia da SEJUSP, enfatiza que o uso dessa ferramenta é voltado exclusivamente para a segurança pública e explica que a tecnologia permite a otimização dos recursos humanos e uma maior adaptabilidade diante dos desafios impostos.
“Investir em soluções que atuam em conjunto com o operador, no campo, é uma estratégia que amplia a capacidade operacional, garantindo mais eficiência e melhor emprego do efetivo”, destacou.

Com essa iniciativa, o governo do Acre demonstra seu compromisso em proporcionar um Carnaval seguro e tranquilo para todos os cidadãos e foliões, utilizando tecnologia de ponta para fortalecer a segurança pública.
Além do uso da tecnologia de ponta, as ações envolvem medidas preventivas, ostensivas e de fiscalização, com atuação conjunta de órgãos estaduais e municipais, envolvendo 937 profissionais da segurança pública durante as cinco noites na capital.
A operação integrada conta com a participação da Policia Militar do Acre (PMAC), do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS), do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) e da Polícia Civil do Acre (PCAC).
The post Estado usa tecnologia de reconhecimento facial para garantir segurança no Carnaval appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Flash
Com festa e muito samba, Rio Branco elege o Rei Momo e a Rainha do Carnaval 2026
A escolha da Rainha e do Rei Momo foi o principal momento da primeira noite do Carnaval Rio Branco Folia 2026, realizada nesta sexta-feira (13), na Praça da Revolução, em Rio Branco. O concurso integrou a abertura oficial da festa e definiu as novas realezas do carnaval da capital.
No concurso de Rei Momo, Junior de Mônaco conquistou o título pela sétima vez, com 200 pontos. Ele recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Tião Bocalom. Em segundo lugar ficou Chocotona, com 180,6 pontos. Maikon Ferreira garantiu a terceira colocação e recebeu troféu.
Já na disputa pela coroa de Rainha do Carnaval, Luiza Sousa, representante do bloco 6 é D+, foi eleita com 196, 3 pontos. Em segundo lugar ficou Karol Bombom, da Sambase, com 188,8 pontos. A terceira colocação foi de Érika Oliveira, da Unidos do Fuxico, com 187,3 pontos, vencedora de 2025.
Após ser coroada, Luiza afirmou que pretende representar o Carnaval da capital com dedicação. “Espero que o meu reinado seja maravilhoso, vou honrar essa coroa, vou honrar essa faixa”, declarou a Rainha.
As vencedoras receberam premiação em dinheiro e troféu: R$ 4.350 para a primeira colocada, R$ 2.550 para a segunda e R$ 1.500 para a terceira.
A mesma premiação foi destinada às colocações do concurso de Rei Momo.
Abertura oficial
A abertura oficial do Carnaval foi realizada pelo prefeito Tião Bocalom. Após ter declarado aberto o Carnaval 2026, houve queima de fogos, marcando simbolicamente o início da festa.
A programação da noite começou às 18h, com apresentação do DJ Malvadeza. Também passaram pelo palco Álamo Kário e Banda, DJ Júlio, Ferdiney Rios e Eduardo Casseb, mantendo o público na praça até as 3h da madrugada.
Com estrutura montada na região central da cidade, a primeira noite reuniu público na Praça da Revolução e deu início às festividades do Carnaval 2026 em Rio Branco.
Confira mais fotos de Sérgio Vale:
- Foto: Sérgio Vale
- Foto: Sérgio Vale
- Foto: Sérgio Vale/
- Foto: Sérgio Vale



























Você precisa fazer login para comentar.