Flash
Prefeitura de Rio Branco apresenta Plano Operacional para eventuais alagações

Todas as secretarias municipais estiveram presentes à apresentação (Foto: Evandro Derze / Assecom)
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil, apresentou nessa quarta-feira (25), o Plano Operacional de Defesa Civil para o ano de 2023. A iniciativa se prende ao fato de uma eventual, e até prevista, alagação na capital acreana. Para efeitos comparativos, no ano de 2021, a cota máxima atingida pelo Rio Acre foi de 15,8m, já em 2022, a cota máxima foi de 15,1m. Na manhã desta quinta-feira (26), o nível do Rio Acre é de 6,92m.
De acordo com o comandante da Defesa Civil Municipal, Ten Cel Cláudio Falcão, no ano de 2021, o alagamento ocorreu no dia 10 de fevereiro, já em 2022, em 17 de março. Falcão diz ser preocupante a possibilidade de uma nova enchente este ano. Para tal, a prefeitura, se antecipando a possíveis emergências, apresentou o plano de ações para 2023.
Estiveram presentes à apresentação do Plano, secretários e diretores de todas as secretarias municipais.
Na ocasião, o coordenador apresentou as respectivas ações para cada marca atingida pelo Rio Acre. A partir de 10m, a medição do nível da água começa a ser feita a cada 3 horas. Quando o rio atinge 11m, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) realiza o serviço de limpeza do Parque de Exposições, para receber eventuais desabrigados.
Quando o nível chega a 12m, uma série de ações já começam a ser realizadas, por exemplo, a instalação de iluminação pública no Parque de Exposições, limpeza e desinfecção do espaço, instalação de banheiros químicos e o início da construção de abrigos.

Valtim: “Enchente traz dificuldades, principalmente para os mais humildes” (Foto: Evandro Derze/Assecom)
O secretário da Casa Civil, Valtim José, disse que uma possível enchente traz dificuldades para todos e que pede a Deus que não ocorra novamente neste ano.
“Eu estou pedindo a Deus todos os dias para que não haja alagação, porque ela traz diversas dificuldades para a nossa sociedade, principalmente aos mais humildes”, destacou.
Quando o nível da água atinge 12,5m, a Secretaria de Agropecuária (Seagro), monitora e presta apoio às comunidades rurais e ribeirinhas. Cada nível atingido pelo rio é minuciosamente planejado pela prefeitura, para que possíveis desabrigados possam passar por esse período tão difícil com dignidade. Quando a marca chega a 15,4m, é decretada situação de emergência.
Vale destacar que o modelo de abrigos humanizados, que a Prefeitura de Rio Branco construiu no Parque de Exposições em 2021, foi destaque nacional e serviu de modelo para todo o país.

Falcão: “A prefeitura foi destaque nacional em abrigamento” (Foto: Evandro Derze/Assecom)
Cláudio Falcão destacou a importância do planejamento para eventuais alagações.
“Não é apenas a Prefeitura de Rio Branco mantendo o seu padrão de atendimento, mas melhorando o padrão. A prefeitura foi destaque nacional em abrigamento, é importante para nós sabermos que atendemos bem as pessoas. E mais importante é cada secretaria saber o seu papel no momento de desastre, planejando antecipadamente para que todos saibam o que fazer, sob uma coordenação, nós temos vários gerenciamentos que competem as secretarias, mas elas precisam compreender que a coordenação de socorro e resposta é da defesa civil”, afirmou.
Comentários

Flash
Após mandar mensagens para familiares, vigilante tira sua vida no estacionamento do Arena da Floresta
O vigilante Ricardo Master de Souza (34), tirou a própria vida com um tiro no peito dentro de um veículo no início da tarde desta terça-feira (21), no Estacionamento do Estádio Arena da Floresta, na região do Segundo Distrito de Rio Branco e a pouco metros do Serviço de Inteligência da Segurança do Acre.
Segundo as informações passadas pela polícia, Ricardo vinha apresentando um quadro depressivo, onde se culpava pela morte do pai dele que ficou em situação de rua e morreu vítima de uma cirrose, há cerca de 6 meses.
Antes de tirar a própria vida, o vigilante por volta das 14 horas se despediu no Grupo de Whatsapp da família, não deixando claro sua intenção de colocar fim na própria vida, mas foi o que ficou subentendido por familiares.
Ricardo, por ser vigilante e ter o porte de arma, também tinha uma arma 9 milímetros registrada no nome dele e, na tarde desta segunda-feira, dirigiu o próprio carro modelo Jetta, de cor branco e placa NXT-2C12, e foi até o estacionamento do Estádio Arena da Floresta e efetuou um tiro que atingiu seu peito. Um primo da vítima foi avisado sobre o que havia acontecido e quando chegou só encontrou Ricardo sem vida e com o veículo ainda ligado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado, mas quando os paramédicos chegaram ao local nada puderam fazer por Ricardo que já estava sem vida.
Policiais Militares do 2° Batalhão também estiveram no local, isolaram a área para os trabalhos do perito em criminalística, que depois da perícia o corpo da vítima foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.
Uma equipe de agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheu as primeiras informações e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Flash
Presidente da COF, Tadeu Hassem participa de treinamento do Tesouro Nacional em Brasília
Tadeu não levou assessores. Ao invés disto, levou consigo profissional do quadro da Aleac
*Assessoria Tadeu Hassem, com informações SECOFEM
O presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa do Acre (COF/Aleac), deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos-AC), participa em Brasília da XXVI Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (SECOFEM). O objetivo é trocar experiências e ampliar conhecimento nas áreas contábil e fiscal com o intuito de aprimorar os trabalhos no exercício de suas funções públicas.
Contador público com vasta experiência na área de finanças, sendo secretário de Finanças de dois municípios do interior do estado, Tadeu foi para o evento sem assessores. Ao invés disto, levou consigo profissional de carreira da área contábil da Casa, para que sejam ainda mais aprimorados os trabalhos desse setor na Casa do Povo. Para o deputado, o momento é de trocar experiências, reconhecer o trabalho que já é realizado — bem como os profissionais que fazem parte dessa estrutura — além de trazer conhecimento para o Acre que será convertido em mais qualidade nos serviços prestados.
“É com muita humildade, e cheio de honra, que represento nossos 24 deputados neste evento. Como presidente da COF, quero não somente fiscalizar nossas contas públicas, mas sugerir boas práticas implementadas em outras Casas — e isso só é possível através de trocas como esta. Também penso que preciso liderar pelo exemplo, por isso trouxe comigo o Ricardo, um profissional do quadro. Não trouxe assessores”, afirma.
O treinamento é oferecido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Tadeu comemorou a participação de mais acreanos no evento. “Encontrei uma turma animada da Prefeitura de Rio Branco: os contadores Renata Costa, Carlos Fábio, Sandy Barbosa e Adílio”.
Sobre a Secofem
Aa XXVI SECOFEM – Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios, que acontece entre os dias 20 e 24 de março de 2023, tem o objetivo de reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em Demonstrativos Fiscais e outros assuntos afins no âmbito Estadual e Municipal.
São disseminados e discutidos temas, como: informação de custos, operações de crédito, transferências voluntárias, o pacto federativo, a convergência aos padrões internacionais da contabilidade pública, o plano de implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Sistema de Informações Contábeis e Fiscal do Setor Público Brasileiro – SICONFI, entre outros.
O público-alvo são os servidores e/ou gestores públicos dos Estados, Municípios e Tribunais de Contas que atuem em rotinas de Contabilidade e Responsabilidade Fiscal, bem como profissionais que lidam com contabilidade aplicada ao setor público. (Com Assessoria SECOFEM)
Comentários
Flash
Policia Federal apreende mais de 10Kg de Cocaína em Assis Brasil
Em fiscalização de rotina no Posto da Polícia Federal, em Assis Brasil/AC, a Polícia Federal apreendeu no último domingo (19), mais de dez quilos de cocaína
O entorpecente estava escondido em itens de madeiras que se encontravam na parte superior de um veículo utilizado como taxi.
Durante a abordagem o nervosismo exacerbado de um passageiro chamou a atenção dos agentes.
Ao realizar as pesquisas nos sistemas da Polícia Federal, os policiais constataram inconsistências nos registros de entrada no Brasil do passageiro em questão.
O cidadão peruano era o proprietário da carga de madeira, cujo peso não condizia com o material e, após busca mais detalhada, foi possível localizar a droga.
Em razão dos fatos, o envolvido e a substância foram levados para a Delegacia de Polícia Federal de Epitaciolândia para adoção dos procedimentos legais.
O responsável poderá responder pelo crime de tráfico de drogas, agravado pela transnacionalidade, conforme dispõe o artigo 33 do Lei Antidrogas, cuja pena pode chegar a 15 anos de reclusão.
Comentários
-
Extra20 horas atrás
Violência: Durante corrida mulher é ameaçada com faca, levada para motel e estuprada
-
Acre21 horas atrás
Acusado furtar 170 animais de fazenda no interior do AC tem casa hipotecada e bens apreendidos pela Justiça
-
Acre2 dias atrás
Feto humano é encontrado dentro de veículo por motorista de aplicativo
-
Extra21 horas atrás
Vereadores criam CPI para tentar afastar prefeito Sérgio Lopes durante 180 dias
-
Extra2 dias atrás
Ramal de Brasiléia registra mais um acidente em menos de uma semana
-
Flash4 horas atrás
Policia Federal apreende mais de 10Kg de Cocaína em Assis Brasil
-
Flash18 horas atrás
Acre isolado: filas se formam em trecho interditado da BR-364 em Rondônia; Dnit vai construir desvio
-
Geral1 dia atrás
PRF resgata adolescente acompanhado de homem que teria escapado de morte de organização criminosa, em Rio Branco/AC