Acre
Governador Tião Viana recebe ministro do TST João Dalazen
O governador Tião Viana recebeu no Palácio Rio Branco o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Orestes Dalazen (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador Tião Viana se reuniu com os presidentes dos poderes Legislativo e Judiciário, Élson Santiago e Roberto Barros, respectivamente, nesta segunda-feira, 18, no Palácio Rio Branco, para receber o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Orestes Dalazen. Além dos presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça, também participaram do encontro a procuradora-geral do Ministério Público, Patrícia Rêgo, a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, e outras autoridades.
Dalazen esteve no Acre para implantação do sistema do Projeto Judicial Eletrônico nas quatro varas do Trabalho de Rio Branco. De acordo com informações do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), com essa modificação, 19% das unidades do primeiro grau passam a integrar o processo sem papel e 100% dos recursos interpostos tramitarão eletronicamente no Tribunal.
O ministro afirmou que sua vinda ao Acre também atende ao anseio de ir ao encontro da realidade para poder distribuir melhor a Justiça. Dalazen revelou que não sabia o quão intenso era o calor humano do povo acreano.
O ministro afirmou que sua vinda ao Acre também atende ao anseio de ir ao encontro da realidade para poder distribuir melhor a Justiça (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Quero agradecer esta acolhida tão generosa, tão gentil e tão comovente com que os senhores me receberam nessa oportunidade. Em segundo lugar, quero lhes dizer que sempre entendi que os magistrados verdadeiramente dignos do nome não podem ficar encastelados em torres de marfim. Ao contrário, devem ir ao encontro da realidade para poderem distribuir bem a Justiça. E vejo cada vez mais como isso se faz necessário”, acrescentou o magistrado.
O governador Tião Viana ressaltou que a vinda ao Estado do ministro João Dalazen demonstra uma proximidade com a região que por muitas décadas viveu ilhada dentro dos autos. “Vimos que a sua vinda é para ouvir e sentir as dificuldades enfrentadas nesta região. E posso garantir que aqui nós prezamos muito pelas relações de trabalho, por direitos humanos, por um Estado que seja pautado pelas agendas do século XXI”, frisou o governador.
Tião convidou o ministro a retornar ao Acre assim que possível, para que ele possa conhecer a nova economia que está surgindo no Estado em todas as suas regionais.
Com Agência Acre
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil lança Projeto Implanon para adolescentes
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o lançamento do Projeto Implanon, uma importante iniciativa voltada à promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes do município.
O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Município, e tem como público-alvo adolescentes com faixa etária de 14 a 19 anos. Além da oferta do método contraceptivo Implanon, a ação inclui orientações reforçando o compromisso com a informação, a prevenção e o cuidado integral.
O Implanon é um método contraceptivo de longa duração e alta eficácia, que contribui significativamente para a prevenção da gravidez não planejada. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir os índices de gravidez na adolescência, promovendo mais qualidade de vida, autonomia e oportunidades para as jovens assis-brasilenses.
Durante o lançamento, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde destacou a importância do diálogo, da orientação adequada e do acesso a políticas públicas que garantam direitos e cuidado à juventude.
A Prefeitura de Assis Brasil segue investindo em ações que fortalecem a saúde pública e reafirma seu compromisso com o bem-estar da população, especialmente de crianças e adolescentes.
Comentários
Acre
Nicolau Júnior destaca papel da Aleac na democracia durante última sessão solene do ano
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), conduziu nesta quinta-feira (18), no auditório do Detran Acre, a última sessão solene de 2025, marcada pela tradicional entrega de Títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplausos. O momento reuniu autoridades, homenageados, servidores e representantes da sociedade civil em uma celebração de reconhecimento e valorização de quem contribui com o desenvolvimento do Estado.
Em seu discurso, Nicolau Júnior destacou a união e o trabalho coletivo como marcas do ano legislativo. O presidente ressaltou que os desafios enfrentados ao longo do período foram superados graças ao empenho conjunto de deputados, deputadas e servidores da Casa. “Cada desafio vencido foi possível graças à união e ao trabalho incansável de todos, que atuaram com obstinação, superando expectativas”, afirmou.
Ao reforçar o papel institucional do Parlamento, Nicolau enfatizou que o Poder Legislativo representa a alma e o espírito da verdadeira democracia, destacando a integração entre os Poderes, as instituições e a população. Segundo ele, a Aleac se consolida como uma Casa aberta, funcionando como um verdadeiro portal de diálogo para atender as necessidades do povo acreano.
O presidente também classificou a solenidade como um reconhecimento público à sociedade civil e política do Estado, transformando o evento em um marco na história do Parlamento acreano e na cultura de um povo que vive e luta por um Acre cada vez melhor. Para Nicolau, a Assembleia cumpre um papel essencial ao fortalecer a conexão entre o Legislativo e os cidadãos que ajudaram a construir o Estado, incluindo aqueles que vieram de outras regiões e adotaram o Acre como sua terra.
Durante o pronunciamento, Nicolau Júnior agradeceu ao governador Gladson Cameli, aos deputados e deputadas, às instituições parceiras e aos servidores do Poder Legislativo, destacando o compromisso coletivo com o fortalecimento das políticas públicas e da democracia.
Encerrando sua fala, o presidente projetou um futuro de ainda mais trabalho e dedicação. Ele afirmou que, em 2026, o entusiasmo será redobrado para garantir melhores serviços à população na esfera do Poder Legislativo Estadual. “Que 2026 seja um ano de grandes realizações no seio desta Casa e para o desenvolvimento do nosso querido Estado do Acre”, concluiu.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas







Você precisa fazer login para comentar.