Acre
Governador Tião Viana recebe ministro do TST João Dalazen
O governador Tião Viana recebeu no Palácio Rio Branco o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Orestes Dalazen (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador Tião Viana se reuniu com os presidentes dos poderes Legislativo e Judiciário, Élson Santiago e Roberto Barros, respectivamente, nesta segunda-feira, 18, no Palácio Rio Branco, para receber o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Orestes Dalazen. Além dos presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça, também participaram do encontro a procuradora-geral do Ministério Público, Patrícia Rêgo, a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, e outras autoridades.
Dalazen esteve no Acre para implantação do sistema do Projeto Judicial Eletrônico nas quatro varas do Trabalho de Rio Branco. De acordo com informações do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), com essa modificação, 19% das unidades do primeiro grau passam a integrar o processo sem papel e 100% dos recursos interpostos tramitarão eletronicamente no Tribunal.
O ministro afirmou que sua vinda ao Acre também atende ao anseio de ir ao encontro da realidade para poder distribuir melhor a Justiça. Dalazen revelou que não sabia o quão intenso era o calor humano do povo acreano.
O ministro afirmou que sua vinda ao Acre também atende ao anseio de ir ao encontro da realidade para poder distribuir melhor a Justiça (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Quero agradecer esta acolhida tão generosa, tão gentil e tão comovente com que os senhores me receberam nessa oportunidade. Em segundo lugar, quero lhes dizer que sempre entendi que os magistrados verdadeiramente dignos do nome não podem ficar encastelados em torres de marfim. Ao contrário, devem ir ao encontro da realidade para poderem distribuir bem a Justiça. E vejo cada vez mais como isso se faz necessário”, acrescentou o magistrado.
O governador Tião Viana ressaltou que a vinda ao Estado do ministro João Dalazen demonstra uma proximidade com a região que por muitas décadas viveu ilhada dentro dos autos. “Vimos que a sua vinda é para ouvir e sentir as dificuldades enfrentadas nesta região. E posso garantir que aqui nós prezamos muito pelas relações de trabalho, por direitos humanos, por um Estado que seja pautado pelas agendas do século XXI”, frisou o governador.
Tião convidou o ministro a retornar ao Acre assim que possível, para que ele possa conhecer a nova economia que está surgindo no Estado em todas as suas regionais.
Com Agência Acre
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco reforça ações de emergência
A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.
O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas.
Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.
Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.
Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.
“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco
Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.
A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.
Comentários
Acre
Cinco mulheres são presas ao tentar entrar com drogas escondidas em laranjas no presídio de Rio Branco
Cinco mulheres foram presas na manhã deste sábado (27) ao tentarem introduzir drogas escondidas dentro de laranjas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A prisão ocorreu durante o procedimento de fiscalização de rotina realizado por policiais penais da unidade.
Segundo informações da administração penitenciária, o material levado pelas visitantes passou pelo aparelho de raio X, que identificou irregularidades no interior das frutas. Durante a inspeção manual, os agentes localizaram 779 gramas de maconha, 105 gramas de cocaína e cerca de um quilo de tabaco.
Diante do flagrante, todo o material ilícito foi apreendido e as cinco mulheres receberam voz de prisão ainda dentro do complexo prisional. Elas foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permaneceram à disposição da Justiça e devem responder por crimes relacionados à tentativa de introdução de drogas no sistema penitenciário.
Comentários
Acre
Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e atinge 14,55 metros em Rio Branco
Elevação de 82 centímetros em um único dia aumenta risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital

Foto: Jardy Lopes
O nível do Rio Acre seguiu em elevação ao longo deste sábado (27), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 21h, o manancial atingiu 14,55 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, a primeira aferição do dia, às 5h26, apontava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros. Às 9h, o rio chegou a 14,00 metros, alcançando oficialmente a cota de transbordo. O nível continuou subindo ao longo do dia: 14,14 metros ao meio-dia, 14,30 metros às 15h, 14,43 metros às 18h e, por fim, 14,55 metros às 21h.
Com isso, o Rio Acre acumulou uma elevação de 82 centímetros em apenas 24 horas, ampliando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital acreana.
Apesar de não haver registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes chuvas registradas nas cabeceiras e em municípios do interior do estado.













Você precisa fazer login para comentar.