Flash
Governador Gladson Cameli cria Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, reforçando compromisso com o desenvolvimento esportivo no Acre
Em um movimento significativo para o fortalecimento do esporte no Acre, o governador Gladson Cameli assinou na tarde desta quinta-feira, 25, o decreto que institui a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL). A nova secretaria, que deixa de ser vinculada à Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), terá como objetivo principal promover o desenvolvimento de políticas públicas específicas para o setor esportivo. Ney Amorim, que já vinha atuando na área, continua no comando da pasta, também nomeado pelo governador agora como secretário.
“A criação da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer é um marco no nosso compromisso com o desenvolvimento do esporte no Acre. Queremos oferecer mais apoio e infraestrutura para nossos atletas e promover o esporte em todas as suas modalidades. Juntos, faremos do Acre um exemplo de gestão e talento esportivo”, destacou o governador Gladson Cameli.

Nova secretaria deixa de ser vinculada à Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Foto: José Caminha/Secom
Ney Amorim expressou sua gratidão ao governador pela confiança depositada e destacou o aumento da responsabilidade com a criação da nova secretaria. “O governador já havia manifestado seu desejo de criar uma secretaria de Estado exclusiva para o esporte. A gratidão é imensa, e a responsabilidade aumenta”, afirmou Amorim. Ele ressaltou que, apesar dos desafios, a equipe está determinada a elevar o esporte acreano a um novo patamar.
Desde que assumiu a responsabilidade pelo esporte no estado, Ney Amorim e sua equipe têm trabalhado intensamente para proporcionar melhores condições aos atletas locais. “Levamos vários atletas para disputar campeonatos nacionais e internacionais, e os resultados foram extremamente positivos, com medalhas de ouro tanto em competições paralímpicas quanto em outras modalidades”, destacou o secretário.
Entre os projetos em andamento, Amorim mencionou a realização da Super Taça de Futebol Acreano, que reuniu 600 atletas e atraiu mais de 5 mil espectadores. Ele também destacou a Super Taça de Futsal e o empenho na reforma da Arena da Floresta, que está prestes a ser concluída. “Estamos trabalhando intensamente para entregar a nossa população um espaço renovado, pronto para grandes eventos e com condições adequadas para nossos atletas”, afirmou.

Secretaria terá como objetivo garantir a efetividade de políticas esportivas. Foto: José Caminha/Secom
O decreto que estabelece a SEEL detalha suas atribuições, incluindo o planejamento, implementação e supervisão de políticas públicas e planos na área de esportes e lazer, além de promover o intercâmbio desportivo em nível estadual, nacional e internacional. A nova secretaria também terá a responsabilidade de coordenar ações com outros órgãos e entidades governamentais e não governamentais para garantir a efetividade das políticas esportivas.
Com a criação da SEEL, o governo do Acre reforça seu compromisso com o desenvolvimento do esporte no estado, oferecendo melhores condições e suporte aos atletas e promovendo eventos que incentivam a prática esportiva entre a população. Ney Amorim expressa otimismo e determinação: “Vamos trabalhar muito para honrar esse desejo do governador e proporcionar aos desportistas do Acre as melhores condições possíveis”.
A expectativa é que a nova secretaria traga um novo impulso ao esporte acreano, consolidando o estado como um celeiro de talentos e um exemplo de gestão esportiva no Brasil.
Comentários
Flash
Competição nacional estimula jovens a empreenderem e criarem soluções tecnológicas

Estudantes de todo o país têm até a próxima segunda-feira, 18 de agosto, às 23h59 (horário de Brasília) para se inscrever na maior competição brasileira de empreendedorismo de tecnologia na escola, a 3ª edição do Desafio Liga Jovem.
Promovida pelo Sebrae, a competição é aberta a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao último ano da Educação Superior. Os participantes deverão propor uma solução criativa e de impacto social para um problema da escola ou da comunidade, utilizando a tecnologia como aliada.
Pode ser a criação de um site, de uma página de rede social, um aplicativo para celular, jogos, assim como é possível desenvolver tecnologias analógicas, incluindo diferentes formas de produção e metodologias. Não é necessário qualquer tipo de conhecimento prévio: basta formar uma equipe de 2 a 5 alunos, solicitar a orientação de um professor e inserir as informações no site: https://www.desafioligajovem.
O objetivo é empoderar jovens para transformar ideias em soluções, desenvolvendo competências para a vida pessoal, acadêmica e profissional por meio de uma trilha de aprendizado, de vivências inspiradoras e prêmios.
Os vencedores ganharão uma viagem internacional de até 10 dias. Além de concorrer a essa missão internacional, os estudantes terão a chance de ganhar mais de R$ 600 mil em prêmios ao longo da competição, incluindo vales-compra, notebooks, celulares e uma viagem nacional.
Etapas da 3ª edição
- até 18 de agosto – Inscrições
- 27 de agosto – Envio do vídeo-pitch de até 5 minutos, apresentando o projeto.
- setembro e outubro – Etapa Estadual – apresentação online para uma banca de jurados.
- novembro e dezembro – Etapa Nacional – apresentação presencial em uma viagem nacional.
- 2026 – Missão Internacional
Prêmio Educador Transformador
O prazo para as inscrições da 3ª edição do Prêmio Educador Transformador, que acontece simultaneamente a edição do Desafio Liga Jovem, segue até o dia 18 de agosto.
Direcionado a professores(as) e gestores(as) de instituições de ensino públicas e privadas que buscam inovar na educação, a premiação reconhece e valoriza práticas pedagógicas inovadoras que promovem o desenvolvimento integral dos estudantes, com foco em empreendedorismo e sustentabilidade. As inscrições são gratuitas, totalmente online e podem ser feitas através do site: educadortransformador.com.br
Comentários
Flash
Deputado Tadeu Hassem articula recursos para Epitaciolândia em reunião com vereadores
Encontro discutiu emendas e investimentos para o município. Objetivo é fortalecer a cidade e melhorar a qualidade de vida da população
O deputado Tadeu Hassem recebeu, em seu gabinete, os vereadores Miro Bispo, Rozimar do Rubicon, Ari Mendes e Jezo Batista, todos de Epitaciolândia. O encontro teve como foco a articulação de emendas parlamentares e investimentos voltados para o desenvolvimento do município.
Segundo o parlamentar, o trabalho por Epitaciolândia é também um compromisso pessoal, já que a cidade faz parte de suas origens. “Trabalhar por Epitaciolândia é trabalhar pelas minhas raízes, por pessoas que amo e pelo futuro de todos que acreditam em dias melhores”, destacou.
As propostas discutidas visam ampliar oportunidades e implementar melhorias que impactem diretamente a vida dos moradores, reforçando o compromisso com o crescimento sustentável e a valorização da comunidade local.
Comentários
Flash
Preparativos para a Expofronteira: Exames de anemia em equinos garantem segurança na cavalgada
A Prefeitura de Assis Brasil segue com os preparativos para a Expofronteira 2025. Um dos cuidados essenciais é a saúde dos animais que participam do evento, incluindo a tradicional cavalgada.
Foram realizadas 19 coletas de sangue em equinos, realizadas pelo veterinário da Secretaria de Agricultura, Jeovane Oliveira, e todos os resultados testaram negativos para anemia infecciosa equina (AIE), garantindo que os animais estão saudáveis e aptos a participar da cavalgada e das demais atrações da Expofronteira.
A gestão municipal reforça que ações de prevenção como essa são fundamentais para o bem-estar dos animais e a segurança dos participantes, assegurando que todos possam aproveitar o evento com tranquilidade.
Você precisa fazer login para comentar.