Geral
Governador decreta emergência em Manoel Urbano e Rodrigues Alves e agora 19 municípios estão com urgência devido às enchentes
O governador Gladson Cameli, declarou situação de emergência em mais duas cidades do Acre devido à cheia dos rios no estado. Agora, o decreto nº 11.421 abrange as cidades de Manoel Urbano e Rodrigues Alves. Há uma semana, a emergência foi decretada em 17 cidades e agora esse número sobe para 19 das 22 cidades acreanas.

Manoel Urbano está se aproximando da cota de alerta neste domingo, 3. Foto: Defesa Civil Municipal
O decreto vale por 180 dias. Agora, as cidades que estão em situação de emergência são Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri, Manoel Urbano e Rodrigues Alves.
Há reconhecimento do governo federal em 17 cidades. Em Manoel Urbano, o Rio Purus atingiu 13,30 metros neste domingo, se aproximando da cota de alerta, que é de 13,50 metros e de transbordo, que é de 14 metros. Segundo a prefeitura da cidade, 260 pessoas foram atingidas.
O prefeito Raimundo Toscano designou todas as Secretarias Municipais para retirar as famílias e levar para as escolas municipais. As ações devem ter apoio do governo do Estado através do Corpo de Bombeiros.
Já em Rodrigues Alves, onde passa o Rio Juruá, não há plataforma de coleta de dados instalada na região, o que faz com que não haja acompanhamento em tempo real, como realizado em outros rios, de modo que a observação se dá com base em imagens de satélites de chuvas ocorridas na região, para melhor entendimento da situação enfrentada pela população.
Com o decreto, o governo autoriza os órgãos do Sistema Nacional de Proteção e de Defesa Civil sediados no território estadual a prestar apoio suplementar às regiões afetadas, mediante articulação com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Governo também decretou estado de emergência em Rodrigues Alves. Foto: Clemeson Pinheiro/Cedida
O coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil Estadual, destacou que o monitoramento é feito em todas as bacias do estado e disse ainda que cada regional recebe apoio do governo estadual para atendimento e assistências aos afetados.
“Em Porto Walter, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul o Rio Juruá continua em elevação. Na Bacia do Juruá, o Rio Moa também segue subindo e ele joga muita água, principalmente em Cruzeiro do Sul. Nós estamos fazendo todo esse acompanhamento com o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, que envolve todas as secretarias no sentido de apoiar, reforçando as ações junto às prefeituras e suas coordenadorias municipais de Defesa Civil”, pontuou.
Nesta segunda-feira, 4, o governador Gladson Cameli recebe uma comitivacomposta pelos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Waldez Goés e Marina Silva. Na visita, eles devem conceder entrevista coletiva à imprensa em Rio Branco e sobrevoar a cidade de Brasileia, uma das mais afetadas com a cheia deste ano, quando registrou cota histórica.
Comentários
Geral
Prefeitura intensifica limpeza na Avenida Manoel Marinho Monte, em Brasiléia
Trabalhos são realizados por etapas na principal via comercial do município
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Obras, tem intensificado os serviços de limpeza na Avenida Manoel Marinho Monte, considerada a principal via da cidade.
Os trabalhos estão sendo executados por etapas e de forma coordenada, com foco na organização urbana e na melhoria das condições para comerciantes e moradores. A avenida concentra a maior parte do setor comercial do município, e a limpeza contribui para reduzir a poeira e melhorar o aspecto da área.
O secretário de Obras, Josué Elias, acompanhou de perto a execução dos serviços nesta sexta-feira (26), reforçando o compromisso da gestão com a manutenção dos espaços públicos.
Comentários
Geral
Prefeito Jerry Correia garante parceria com o Deracre para Operação Verão 2026 e melhorias em Assis Brasil
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, esteve em Rio Branco nesta semana para cumprir agenda institucional no Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre). Na ocasião, foi recebido pela diretora do órgão, Sula Ximenes, com quem tratou de importantes demandas para o município.
Durante a reunião, ficou acordado que o Deracre será parceiro da Prefeitura na execução da Operação Verão 2026, contemplando a recuperação e melhorias do Ramal do Icuriã. A iniciativa visa garantir melhores condições de trafegabilidade, fortalecendo o escoamento da produção rural e assegurando mais segurança para os moradores da região.
Além disso, também foi definido que, no mês de abril, serão realizados serviços de recapeamento asfáltico e operação tapa-buracos em ruas da cidade, contribuindo para a melhoria da infraestrutura urbana e da mobilidade da população.
O prefeito Jerry Correia destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e agradeceu a receptividade e o compromisso do Deracre com Assis Brasil.
“Quero agradecer à diretora Sula Ximenes e a toda equipe do Deracre por estarem sempre à disposição para ajudar nosso município. Essa parceria é fundamental para avançarmos cada vez mais nas melhorias que nossa população merece”, afirmou o prefeito.
A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando de forma articulada para garantir investimentos, melhorias na infraestrutura e mais qualidade de vida para todos.
Comentários
Geral
Homem preso por matar a mãe é decapitado dentro de cadeia em SP

Dois dias após matar a própria mãe espancada e enforcada em São Paulo, Washington Ramos Brito, de 32 anos, foi morto dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 de Pinheiros, na capital paulista.
Ele foi assassinado na madrugada de sábado (28/2) por outros detentos e teve a cabeça decepada.
De acordo com a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP), dois presos assumiram a autoria do crime.
A Polícia Penal instaurou Procedimento de Apuração Preliminar para investigar as circunstâncias do assassinato. Os envolvidos foram encaminhados ao 91º Distrito Policial (Ceasa).
Questionados, os dois presos confessaram o crime e disseram que decidiram matar Washington justamente porque ele matou a mãe, em um crime que causou indignação na cadeia.
Leia a matéria completa no Correio 24 horas.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL












Você precisa fazer login para comentar.