Acre
Gladson consegue apoio para anistiar multas do Ibama
Com informações do ac24horas
O senador eleito Gladson Cameli (PP) conseguiu o apoio do senador Aloysio Nunes, candidato a vice-presidente na chapa de Aécio Neves (PSDB) para o projeto que ele pretende apresentar quando assumir a cadeira no Senador Federal, para anistiar os produtores rurais, das multas ambientais aplicadas pelos fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nos 22 municípios do Estado do Acre.
Segundo Cameli, os valores das multas aplicadas pelo Ibama, na maioria das vezes, ultrapassa o valor das propriedades rurais. A situação foi relatada a Aloysio Nunes, durante a visita que o senador fez ao Vale do Juruá. “O Ibama tem praticado umas multas absurdas contra o pequeno produtor. Precisamos rever esta situação. O Acre não desmata absolutamente nada, quem está pagando o preço é o pequeno que trabalha para sustentar sua família”, diz Cameli.
Gladson Cameli lembrou a situação de pequenos agricultores que residem na reserva florestal da Serra do Divisor, que estariam sendo prejudicados pelo rigor da fiscalização dos institutos ambientais. “Já aconteceu de pequeno produtor ir na minha casa, chorando, falando que vai sair de suas terras, porque mesmo se vender a área não conseguirá pagar as multas. Os pais de família que moram na Serra do divisor são tratados com truculência pelo Ibama”, enfatiza.
Aloysio Nunes se colocou à disposição de Gladson Cameli, para apoiar o projeto que deverá ser apresentado em 2015. “Realmente, precisamos respeitar quem vive da terra, principalmente que depende exclusivamente da atividade para sobreviver. O mais jovem senador já chega a todo vapor. Precisamos de pessoas que tenham esta sensibilidade para apoiar e defender os interesses de quem realmente precisa. Pode contar com meu total apoio”, disse Aloysio Nunes.
Para Gladson Cameli, tentaram endurecer as leias para coibir os desmatamento, mas penalizaram apenas quem vive da agricultura de subsistência. “As autoridades têm que se preocupar em cuidar do homem, de quem coloca a mão na terra para sustentar a família. Eu vou apresentar um projeto para anistiar a estas multas, mas não vamos parar por ai, quero que regras claras sejam estabelecidas para quem tira o sustento da terra”, finaliza.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.