fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Gladson Cameli vai exonerar secretários que não se alinharam com sua gestão

Publicado

em

Governador do Acre, Gladson Cameli (PP) – Foto: Alexandre Lima/arquivo

Semana pode ser movimentada no Palácio Rio Branco com mudanças no staff governamental. Segundo o que o Notícias da Hora apurou, a exoneração do porta-voz Rogério Venceslau pode ser apenas uma de várias que acontecerão nos próximos dias. O governador carregou a tinta da caneta e quem não se alinhou à gestão vai ser convidado a pular fora do barco.

O governador Gladson Cameli não deve esperar os primeiros 120 dias de sua gestão para decidir com base em resultados, quem permanece em seu governo. A exoneração do porta-voz Rogério Venceslau pode ser apenas a a primeira de muitas que podem acontecer a partir de segunda-feira (18). Confinado, desde a última quinta-feira (14), se recuperando de uma pneumonia, o governador Gladson Cameli tem feito profundas reflexões sobre os rumos de sua gestão.

Quando estava em Brasília, semana passada, o deputado estadual Fagner Calegário (PV) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para questionar quem realmente governa o Estado.

O recado dado pelo parlamentar do bloco independente na Aleac tem endereço certo: o Grupo Permanente de Planejamento Estratégico (GPPE) formado pelo chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, o controlador-geral Oscar Abrantes e os secretários Raphael Bastos (Planejamento) e Semirames Plácido (Fazenda).

Para Calegário, a mudança feita no artigo 9º da reforma administrativa aprovada pela legislatura passada fere a Constituição. O parlamentar colocou na conta do GPPE o travamento do Estado.

“Eles é quem decidem tudo e não o governador. O Estado travou por conta da burocracia desse grupo que é inconstitucional” disse o líder do PV.

Mas não é apenas a situação do GPPE que precisa ser revista em uma suposta reforma da reforma. A situação do Instituto Dom Moacir (IDM) já foi alvo de denúncia pelo deputado Daniel Zen. O deslocamento do IDM para Secretaria de Estado de Educação cerca de 400 bolsistas do Pronatec/Mediotec estão sem receber salários desde dezembro.
Na reforma, o CNPJ do IDM foi para o Instituto de Assistência e Inclusão Social (IAS). Sem a mesma finalidade do IDM, técnicos da Procuradoria Geral do Estado estudam uma saída para resolver o impasse. Nenhuma medida chegou a ser anunciada até este domingo.

Outro assunto que vem preocupando Cameli é sobre a pegada de carbono. Ao passo de virar manchete internacional por não retomar as estratégias ambientais, semana passada, o governo do Acre passou a sofrer pressões externas de organismos que financiam a política de baixa emissão de carbono. Em pauta, o status atual do Instituto de Mudanças Climáticas, o IMC e os financiamentos previstos para programas importantes ligados a mais de 30 mil produtores.

Com relação as providências necessárias sobre o GPPE, IDM e IMC, a Casa Civil mantém segredo nas decisões. Em declaração à imprensa, Ribamar Trindade afirmou não existir nenhum projeto em vias de ser enviado à Assembleia.

Segundo o que o Notícias da Hora apurou tanta burocracia tem irritado o governador Gladson Cameli. Com perfil imediatista, o chefe do Palácio Rio Branco quer soluções mais rápidas para os setores essenciais da sua gestão. Ele deve cobrar mais agilidade dos secretários em ações que visem impulsionar a economia.

Cameli deve participar cedo da aula inaugural que marca o início do ano letivo em todo o Estado que acontece na Escola Diogo Feijó, em Rio Branco. O corre, corre promete ser grande a partir deste ato no centro nervoso da gestão, a conhecida Casa Azul.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco e Cruzeiro do Sul terão reforço do MS no combate à dengue

Publicado

em


Para conter o avanço da dengue e reduzir casos graves e mortes, o Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 8, um conjunto de novas ações de enfrentamento à doença. No Acre, as medidas emergenciais serão concentradas nos dois municípios mais populosos do estado: Rio Branco e Cruzeiro Sul.

Ambas as cidades foram incluídas na lista de 80 municípios prioritários do país, selecionados por apresentarem alta transmissão ou crescimento no número de casos, além de população superior a 100 mil habitantes.

As ações contarão com o apoio direto da Força Nacional do SUS, que estará preparada para atuar nos municípios com a instalação de centros de hidratação com até 100 leitos cada, podendo chegar a 150 unidades em todo o Brasil. O investimento total previsto é de R$ 300 milhões.

Os centros são voltados ao acolhimento e à hidratação de pacientes com sintomas de dengue, tanto por via oral quanto venosa , com o objetivo de evitar o agravamento dos quadros e reduzir a necessidade de internações hospitalares. Os espaços poderão funcionar em unidades básicas de saúde (UBS), UPAs ou locais adaptados, como auditórios, bibliotecas, refeitórios, tendas ou contêineres.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

No Acre, morador em situação de rua quase acerta repórter com pedrada

Publicado

em

Frame/Vídeo

Uma repórter da TV Tribuna, afiliada da TV Crítica no Acre, passou por um momento de tensão enquanto gravava uma reportagem nas ruas do centro de Rio Branco. A repórter, identificada como Andressa Theles, quase foi atingida por uma pedra arremessada por um morador em situação de rua.

Segundo relato publicado no perfil oficial da emissora no Instagram, “enquanto o Centro Pop ganha mais um capítulo, pessoas vivem vulneráveis a situações de moradores usuários de entorpecentes no centro de Rio Branco. Uma repórter da TV Tribuna, afiliada da Crítica no Acre, foi quase atacada e quase atingida por uma pedra na cabeça, disparada por um dependente químico.”

Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem utiliza um estilingue para lançar a pedra em direção à equipe de reportagem. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

homem em situação que acabou detido pela Polícia Militar após causar tumulto na região do Terminal Urbano de Rio Branco. Identificado como Rian Silva Barbosa, de 25 anos, este se apresentava de forma alterada e agressiva, jogando pedras em pedestres e veículos que circulavam pelo Centro da capital.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco assina novo decreto de emergência para ETA II: “Situação ficou pior”

Publicado

em

Novo decreto foi feito por conta da situação que piorou na captação, informa Saerb

Comentários

Continue lendo