fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Educação começa a implantar novo modelo do ensino médio em dez escolas do Acre

Publicado

em

Outra mudança é que a hora-aula para o ensino médio passa a ser de 60min, conforme Silva, havia uma distorção que o ensino médio ainda não havia acompanhado.

Dez escolas estaduais no Acre começam ano letivo com novo ensino médio nesta segunda-feira — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Alcinete Gadelha

Dez escolas estaduais começam o ano letivo com o novo ensino médio, nesta segunda-feira (18), na capital.

Oito são da zona urbana e duas na zona rural e vão ter o projeto piloto e apenas os estudantes do 1º ano vão passar pela mudança, inicialmente. No anos seguintes, vai ser implementado para o 2º e 3º ano.

Com a mudança, os estudantes vão ter que cumprir mil horas aulas durante o ano e 3 mil durante todo o ensino médio. Então, são cinco horas diárias, com entrada às 7 horas e saída às 12h15, no turno da manhã; e de 13 horas às 18h15 a tarde. A educação física continua sendo feita no contraturno.

___________

A reforma flexibiliza o conteúdo que será ensinado aos alunos, muda a distribuição do conteúdo das 13 disciplinas tradicionais ao longo dos três anos do ciclo. Na parte diversificada existem os itinerários informativos que inclui ciências humanas, linguagem e tecnologia, matemática, ciências da natureza ou técnico.

___________

Luiz Carlos da Silva, chefe da Divisão de Ensino Médio, diz que a mudança de implementação da nova matriz requer que 1,8 mil horas sejam para a base comum curricular e as outras 1,2 mil para a parte diversificada.

“Para ajudar eles nessa escolha, nós temos aí esse período de escolha do projeto de vida e essa disciplina começa primeiro com o trabalho de autoconhecimento e temos uma segunda etapa de conhecimento dele na sociedade. Depois temos a parte de planejamento e execução do projeto de vida dele”, disse o coordenador.

Mudanças

Conforme explica o coordenador, os professores passaram por um período de formação, assim como a equipe gestora e também vai ter formação para os professores que vão fazer parte do projeto de vida.

“Fora isso, nós teremos o acompanhamento e a formação contínua durante esse período de implantação, inclusive, com a discussão e elaboração do novo currículo”, disse.

Além disso, Silva diz que o trabalho é para que no próximo ano todas as escolas de ensino médio tenham o novo ensino implantado e estendido para alunos do 2º e 3º ano.

Passam pela mudança as escolas Eloísa Mourão Marques, José Rodrigues Leite, Henrique Lima, Leoncio de Carvalho, Clícia Gadelha, Dr. João Batista Aguiar, Lourival Sombra, Adalberto Sena, na zona urbana. Santiago Dantas e Major João Cancio são as duas da zona rural.

Outra mudança é que a hora-aula para o ensino médio passa a ser de 60 minutos, conforme Silva, havia uma distorção que o ensino médio ainda não havia acompanhado.

“Por isso a gente teve que ajustar todas as escolas para 60 minutos. Tendo essa adequação a escola pode colocar dentro do próprio turno, ou na educação física, por conta disso, duas vezes na semana as escolas vão sair mais tarde e nos outros três dias saem no horário normal”, conclui.

Comentários

Cotidiano

TV Gazeta e Assessoria da Prefeitura começam a decidir Campeonato da Imprensa

Publicado

em

Foto Dell Pinheiro: Competição em 2023 vai ser decidida em dois jogos

TV Gazeta e Assessoria da Prefeitura disputam neste domingo, 23, a partir das 9 horas, na AABB, o primeiro jogo das finais do Campeonato da Imprensa 2023. As duas equipes entram para a decisão em igualdade de condições e quem somar quatro pontos conquista o título.

Fase de classificação

Na fase de classificação, a equipe da Prefeitura venceu, mas isso não significa favoritismo nas finais. Os dois times não eram favoritos nas semifinais e conquistaram as vagas com méritos.

Sem tradição

A diretoria do Sinjac resolveu mudar uma tradição de 20 anos. Pela primeira vez o Campeonato da Imprensa vai ser decidido em dois jogos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Com Gerson, do Flamengo, Fernando Diniz convoca seleção para rodada das Eliminatórias

Publicado

em

Fernando Diniz, técnico da Seleção Brasileira. Foto: Rodrigo Ferreira/CBF

O Brasil enfrenta a Venezuela e o Uruguai, nos dias 12 e 17 de outubro, respectivamente, nos próximos compromissos do torneio

O técnico Fernando Diniz anunciou neste sábado (23) os convocados da seleção brasileira para a próxima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O Brasil, que vem de vitórias sobre a Bolívia e o Peru, encara a Venezuela e o Uruguai, nos dias 12 e 17 de outubro, respectivamente. O duelo com os venezuelanos será na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). A bola deverá rolar às 21h30 (horário de Brasília). Já a partida contra o rival celeste será realizada no estádio Centenário, em Montevidéu, às 21h (de Brasília).

A grande novidade na lista é o retorno do volante Gerson, do Flamengo. O restante da convocação mantém a base já convocada por Diniz na última data Fifa.

Como todo o time rubro-negro, Gerson não é uma unanimidade. Ainda assim, Diniz ressaltou que pesou em sua escolha a versatilidade do atleta, que cumpre mais de uma função na faixa de meio-campo.

“O Gerson é um jogador de muita mobilidade. No Flamengo ele já jogou de volante, mais à frente e no meio. É um jogador forte, de uma mudança positiva de uns tempos para cá. É um jogador combativo, convoco ele com muita tranqulidade. Merece, tem feito por merecer”, justificou Diniz.

“É uma das convocações mais fáceis para mim. Talvez foi o jogador que eu mais vi atuar, fora os do Fluminense. Gerson tem jogado constantemente bem, mesmo com o Flamengo oscilando. Acho que ele está sendo muito constante. É um jogador bem acima da média e tem muito a ver com aquilo que penso sobre futebol”, emendou.

Em relação à última convocação, fora Gerson, que entrou na vaga que antes era de Joelinton, do Newcastle, Diniz fez outras alterações pontuais, como a entrada de Lucas Perri, do Botafogo, líder do Brasileirão, para o lugar de Bento, do Athletico-PR.

Além deles, entraram o zagueiro Bremer, da Juventus, e os atacantes Gabriel Jesus e Raphinha, de Arsenal e Barcelona, no lugar de Ibañez (Al-Ahli), Antony (Manchester United) e Gabriel Martinelli (Arsenal), respectivamente. Antony já havia sido cortado dias antes da última data Fifa, por causa das acusações de agressão contra a ex-namorada, a DJ Gabriela Cavallin.

“Não pensei muito em uma base. Tentei convocar os melhores jogadores possíveis, terminamos nosso jogo no Peru há duas semanas, mas a amostra é muita pequena. Muitos jogadores podem ser convocados, mas essa base do ciclo da Copa, tenho uma base de jogadores. Está aberta para todo mundo, não existe titular absoluto, mas é convocar os melhores”, afirmou o técnico.

A seleção brasileira lidera as Eliminatórias Sul-Americanas com 6 pontos, já que derrotou a Bolívia, em casa, e o Peru, fora. A atual campeã mundial, a Argentina, de Lionel Messi, também soma 6 pontos, mas fica atrás pelo saldo de gols. O time de Lionel Scaloni encara o Paraguai e o Peru na sequência da competição.

Veja a convocação:

Goleiros

Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Lucas Perri (Botafogo)

Defensores

Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)
Nino (Fluminense)
Bremer (Juventus)

Laterais

Danilo (Juventus)
Vanderson (Monaco)
Caio Henrique (Monaco)
Renan Lodi (Olympique de Marselha)

Meio-campistas

André (Fluminense)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Casemiro (Manchester United)
Raphael Veiga (Palmeiras)
Gerson (Flamengo)

Atacantes

Neymar (Al-Hilal)
Gabriel Jesus (Arsenal)
Matheus Cunha (Wolverhampton)
Richarlison (Tottenham)
Rodrygo (Real Madrid)
Vinícius Jr. (Real Madrid)
Raphinha (Barcelona)

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

+40 e Assembleia disputam amistoso em Sena Madureira

Publicado

em

Foto Sérgio Vale: Time da Assembleia une os funcionários e os deputados

As equipes do +40 e da Assembleia Legislativa disputam neste sábado, 23, a partir das 15h30, no José Marreiro Filho (Marreirão), um jogo amistoso.

O time da Assembleia vem realizando por todo o Estado e coleciona bons resultados.

“Esse time da Assembleia tem como principal objetivo o congraçamento entre os poderes. Teremos mais um desafio difícil em Sena Madureira”, comentou o técnico da Assembleia, Jairo Barbosa.

Sena Madureira

O diretor do Sena Madureira, Rutinaldo Queiroz (Chokito), destacou o momento do esporte de Sena Madureira.

“O time do +40 tem bons jogadores e vamos ter um bom duelo amistoso. O Esporte de Sena vive uma grande temporada e vai ser importante termos essa festa por meio do futebol”, afirmou Chokito.

Comentários

Continue lendo

Em alta