fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Gladson admite mudanças na Saúde e Educação e ressalta pacote de obras e ordens de serviço que vão gerar emprego e renda

Publicado

em

Apesar das mudanças, o governador garantiu que não permitirá a politização da Saúde e Educação, órgãos que têm contato direto com a população

A Tribuna

O governador Gladson Cameli confirmou que haverá mais mudanças no governo, na secretaria de saúde, onde o secretário Alysson Bestene pediu para sair e será aproveitado na nova secretaria de governo e possivelmente mudanças também na Educação.

Na solenidade de posse de Ney Amorim na direção do Podemos, o governador comentou do mutirão de pequenas obras que realizará em todo o estado às ameaças do vice Rocha.

Gladson confirmou uma série de obras para a retomada do emprego e renda no estado, com envolvimento das prefeituras e da Federação das Indústrias, de forma participativa, para definir quais ações podem resultar em oferta de mais postos de trabalho.

O governador destacou ainda as ordens de serviço do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia, da duplicação de estrada em Cruzeiro do Sul. E ressaltou que, se não houver nenhum imprevisto, nos próximos dias publicará a ordem para o viaduto da Avenida Ceará e para o uso dos R$ 94 milhões para os ramais da produção. “As coisas estão acontecendo. Estamos no mês de abril, ainda é o inverno. No nosso cronograma está correndo tudo como previsto”, avaliou.

O governador confirmou o pedido de demissão apresentado pelo secretário de saúde Alysson Bestene e disse entender, por considerar que ele está cansado, que não é fácil manter o funcionamento da estrutura de saúde pública nessa emergência da pandemia. Mas reafirmou seu respeito e carinho por ele e confirmou, sem especificar o cargo, que vai ser remanejado para a área política e administrativa.

Apesar das mudanças, o governador garantiu que não permitirá a politização da Saúde e Educação, órgãos que têm contato direto com a população. Ressaltou que, na Educação, vai esperar o resultado da auditoria, porque não vai culpar, acusar ninguém sem provas.

Quanto à especulação de nomes, o governador reprovou pessoas que tentam se auto escalar para os cargos.

Na Saúde, listou entre os possíveis secretários a médica Paula Mariano, a Izanelda do Igesac e a Dra. Moana, além do ex-secretário Osvaldo Leal. Mas não quis antecipar sua escolha e só fixou uma exigência: de que o novo nome indicado seja proativo.

Quanto a críticas de políticos, como senador Márcio Bittar sobre alinhamento na base política, o governador atribuiu ao fato de que “os nervos estão todos na flor da pele por causa do Covid e que todo mundo é de maior para responder por suas opiniões e atos”.

Gladson se posicionou também em relação à cobrança do STF quanto às medidas de fechamento da economia e sociedade no Acre. Disse que desde que assumiu sua prioridade é a absoluta transparência, que ele chamou os órgãos de controle para dentro do governo e que é completamente a favor de que toda dúvida seja apurada e respondida, como ele vai fazer, com a tranquilidade de quem faz o correto no enfrentamento da pandemia.

Finalmente, questionado a respeito de supostas declarações do vice-governador Rocha, revoltado com as demissões de seus apadrinhados de que, quando o governador viajasse, ele tomaria da caneta e reverteria todos os decretos e exoneraria os indicados do governador, tripudiou. “Ele que pegue a caneta e faça bom proveito, mas para ser definitivo, ele tem que se eleger a meu cargo, primeiro”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Abertas inscrições para a Edição Acre do programa Shuttle Time 2025

Publicado

em

A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) divulga nesta sexta-feira, dia 9 de maio, a realização de mais uma edição do curso Shuttle Time 2025. O evento ocorrerá nos dias 22 a 25 de maio, na cidade de Rio Branco, no estado do Acre. O período de inscrições é de 20/04 a 18/05/2025 por meio da Federação Acreana de Badminton, através do email :  feacbd1@gmail.com

O curso será ministrado pelo tutor Wendel Ribeiro, no Auditório do Colégio Acreano/Secretaria de educação e cultura – SEE.

O Shuttle Time fornece aos alunos e professores um conteúdo didático com elementos práticos e técnicos que permitem todos terem contato com o esporte de uma forma mais acessível, especialmente aqueles que se aproximam do badminton pela primeira vez, incluindo crianças com necessidades especiais.

O programa educacional da Federação Mundial de Badminton (BWF) promovido pela CBBd, conta com o apoio do governo do estado do Acre através da Secretaria de Educação e Cultura/Assessoria do desporto estudantil e federação Acreana de Badminton, FEACBD, tem como principal objetivo desempenhar nas escolas atividades que possibilitem através da modalidade o desenvolvimento de habilidades físicas gerais das crianças.

Informações Importantes- Suttle Time 2025 – Acre

Para se inscrever, leia e preencha atentamente as questões do formulário no link abaixo:

http://bit.ly/curso-badminton

Após o término do prazo para as inscrições, a CBBd e Feacbd divulgará neste a lista dos candidatos selecionados que receberão através do e-mail cadastrado a confirmação com o link.

Os certificados do Shuttle Time serão emitidos pela Confederação Pan-Americana de Badminton (BPAC) aos e-mails cadastrados diante da aprovação e/ou participação. Os candidatos devem ficar atentos às correspondências digitais, incluindo a caixa de spam (lixo eletrônico).

Curso Shuttle Time – Edição Acre

Data: 22 e 25/05 – das 08h as 11h – das 14h as 17h

Local: Auditório do Colégio Acreano- SEE

Tutor: Wendel Ribeiro

Período de inscrições: de 20/04 a 18/05 

Serão disponibilizadas 20 vagas

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Militar apreende moto usada em ataque a tiros na Gameleira, em Rio Branco

Publicado

em

Veículo com registro de roubo foi encontrado abandonado no bairro Belo Jardim e pode ter sido usado em outros crimes ligados à disputa entre facções

A Polícia Militar do Acre apreendeu, na tarde desta quinta-feira (8), uma motocicleta suspeita de ter sido utilizada no ataque a tiros registrado na noite anterior, na Gameleira, Segundo Distrito de Rio Branco. O veículo, uma Honda CB 300 de cor preta, estava estacionado irregularmente na Travessa Apuí, no bairro Belo Jardim, e chamou a atenção de uma equipe da Força Tática do 2º Batalhão durante patrulhamento de rotina.

Segundo informações repassadas pelos policiais, a moto possuía um registro de roubo datado de 25 de abril deste ano. Nenhum morador da área soube informar quem seria o proprietário, o que aumentou as suspeitas sobre a relação do veículo com atividades criminosas.

A principal linha de investigação aponta que a motocicleta foi utilizada no atentado ocorrido na noite de quarta-feira (7), quando dois criminosos armados passaram em alta velocidade pela Rua Cunha Matos e efetuaram ao menos oito disparos contra o Felinas Bar, na região da Gameleira. Apesar da intensidade da ação, ninguém ficou ferido.

A polícia investiga ainda se o veículo pode ter sido usado em outros crimes ocorridos recentemente na capital. A área onde a moto foi localizada é considerada uma das mais críticas no que se refere à violência urbana, impulsionada por conflitos entre facções rivais pelo controle do tráfico de drogas.

A motocicleta foi levada à Delegacia da 2ª Regional, no bairro Cidade do Povo, onde passará por perícia. A Polícia Civil prossegue com as investigações para identificar os autores do ataque e apurar possíveis conexões com outros delitos na capital acreana.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Adolescentes ligados a facção são detidos com drogas após denúncia anônima

Publicado

em

Em uma ação conjunta das Polícia Civil e Militar do Acre, em Marachal Thaumaturgo, foi apreendido na madrugada desta quinta-feira, 8, dois adolescentes por ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A operação foi deflagrada após uma denúncia anônima indicar movimentações suspeitas em uma residência, possivelmente ligada a uma facção criminosa que estaria planejando um roubo na cidade.

De posse das informações, as equipes das forças de segurança se deslocaram imediatamente até o endereço indicado. No local, os policiais encontraram os dois adolescentes e apreenderam porções de entorpecentes do tipo skunk e crack.

Durante o interrogatório, os menores alegaram que haviam adquirido a droga com recursos do programa federal de incentivo à permanência escolar, conhecido como “Pé-de-Meia”, e que o entorpecente seria para consumo pessoal. No entanto, diante das circunstâncias e da quantidade de substância encontrada, o delegado Marcilio Laurentino autuou os adolescentes pelos atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Após os procedimentos legais, os jovens foram ouvidos e entregues aos responsáveis legais, devendo ser apresentados ao Promotor da Infância e da Juventude para as medidas cabíveis.

A ação reforça a importância da integração entre as forças de segurança e o papel fundamental das denúncias anônimas no combate ao tráfico de drogas, especialmente envolvendo menores. A Polícia Civil destaca que continuará atuando firmemente para coibir a criminalidade e proteger a juventude acreana.

Comentários

Continue lendo