Acre
Gêmeas autistas são levadas para abrigo no interior do Acre após serem abandonadas pela mãe
Meninas foram deixadas em frente à casa do pai, que cuida de outro filho autista, de 16 anos, em Sena Madureira. Pai afirmou que não tem condições de cuidar dos três filhos e acionou o Conselho Tutelar.
Duas adolescentes gêmeas, de 13 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram abandonadas pela própria mãe em Sena Madureira, interior do Acre, nessa terça-feira (22). As meninas foram deixadas em frente à casa do pai, que cuida de outro filho autista, de 16 anos, e acionou o Conselho Tutelar da cidade.
O pai afirmou que não tem condições de cuidar das filhas porque se dedica exclusivamente ao filho mais velho, diagnosticado com grau severo do transtorno. Ele afirmou ao conselho que, na hora em que as crianças foram abandonadas, o filho estava em crise e não conseguiu receber as outras filhas.
As informações foram repassadas ao g1 pelo Conselho Tutelar de Sena Madureira. Os pais das três crianças estão separados há algum tempo e são alvos de um processo na Justiça de guarda desde dezembro de 2022.
Conforme o conselho, durante a separação, o ex-casal separou os irmãos: a mãe ficou com as gêmeas e o pai com o menino. Recentemente, a mãe teria avisado ao ex-marido que não cuidaria mais das filhas, que deixaria com o pai e iria embora.
O homem alegou que não tem condições de cuidar dos três filhos. Na terça, ao ver que a ex-mulher tinha deixado as meninas com as malas na porta da casa dele, ligou para o Conselho Tutelar.
Uma equipe foi até o local, pegou as crianças e as levou para o abrigo da cidade. O caso foi relatado ao Poder Judiciário, que deve tomar as medidas necessárias de assistência aos adolescentes.
“Devido ao grau de autismo delas, o pai não tem condições de cuidar. As duas meninas estavam com a mãe e o menino com o pai. Não é que o pai abandonou, [ele] não tem condições de ficar com os três. O adolescente agride até elas, o pai está todo mordido. Ele tem autismo em grau severo e elas, não é severo, mas requer cuidado exclusivo também”, informou o órgão.
Ainda segundo o Conselho Tutelar, as equipes já acompanhavam a família e prestava assistência. A mãe das crianças sumiu da cidade. “São situações delicadas que querem atenção. Já existe um processo para decidir com quem as crianças vão ficar, um processo de guarda”.
A Polícia Civil do município disse que vai repassar mais informações do caso nesta quinta-feira (24).
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.