fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Gêmeas autistas são levadas para abrigo no interior do Acre após serem abandonadas pela mãe

Publicado

em

Meninas foram deixadas em frente à casa do pai, que cuida de outro filho autista, de 16 anos, em Sena Madureira. Pai afirmou que não tem condições de cuidar dos três filhos e acionou o Conselho Tutelar.

 

Duas adolescentes gêmeas, de 13 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram abandonadas pela própria mãe em Sena Madureira, interior do Acre, nessa terça-feira (22). As meninas foram deixadas em frente à casa do pai, que cuida de outro filho autista, de 16 anos, e acionou o Conselho Tutelar da cidade.

O pai afirmou que não tem condições de cuidar das filhas porque se dedica exclusivamente ao filho mais velho, diagnosticado com grau severo do transtorno. Ele afirmou ao conselho que, na hora em que as crianças foram abandonadas, o filho estava em crise e não conseguiu receber as outras filhas.

As informações foram repassadas ao g1 pelo Conselho Tutelar de Sena Madureira. Os pais das três crianças estão separados há algum tempo e são alvos de um processo na Justiça de guarda desde dezembro de 2022.

Conforme o conselho, durante a separação, o ex-casal separou os irmãos: a mãe ficou com as gêmeas e o pai com o menino. Recentemente, a mãe teria avisado ao ex-marido que não cuidaria mais das filhas, que deixaria com o pai e iria embora.

O homem alegou que não tem condições de cuidar dos três filhos. Na terça, ao ver que a ex-mulher tinha deixado as meninas com as malas na porta da casa dele, ligou para o Conselho Tutelar.

Uma equipe foi até o local, pegou as crianças e as levou para o abrigo da cidade. O caso foi relatado ao Poder Judiciário, que deve tomar as medidas necessárias de assistência aos adolescentes.

“Devido ao grau de autismo delas, o pai não tem condições de cuidar. As duas meninas estavam com a mãe e o menino com o pai. Não é que o pai abandonou, [ele] não tem condições de ficar com os três. O adolescente agride até elas, o pai está todo mordido. Ele tem autismo em grau severo e elas, não é severo, mas requer cuidado exclusivo também”, informou o órgão.

Ainda segundo o Conselho Tutelar, as equipes já acompanhavam a família e prestava assistência. A mãe das crianças sumiu da cidade. “São situações delicadas que querem atenção. Já existe um processo para decidir com quem as crianças vão ficar, um processo de guarda”.

A Polícia Civil do município disse que vai repassar mais informações do caso nesta quinta-feira (24).

Comentários

Continue lendo

Acre

Calendário de jogos do interbairros de games será divulgado dia 8 de junho

Publicado

em

Por

Está programada para o dia 8 de junho a divulgação do calendário do Campeonato Interbairros de Games, categoria Free Fire, promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict). O projeto promove a interação entre os jovens de diferentes bairros de Rio Branco, criando um ambiente de confraternização e união em torno da paixão pelos games. Equipes da Seict, da Secretaria de Governo (Segov) e parceiros do evento divulgam o certame nas escolas públicas das dez regionais da capital.

Gestores apresentam projeto nas escolas para efetivar inscrições. Foto: cedida

“Estamos contentes com o sucesso das inscrições e os objetivos de integração da juventude que é fã dos jogos. O campeonato teve uma recepção calorosa no Lago do Amor, onde vários jogadores tiveram acesso às inscrições, conheceram o regulamento e interagiram com a coordenação”, disse o diretor de Ciência da Seict, Ricardo Damaceno.

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o campeonato foi organizado com uma estrutura profissional para jogadores de Free Fire desde as etapas regionais até a grande final, que está marcada para ser realizada na Expoacre 2024.

“Fazemos com ajuda de todos os parceiros uma busca ativa de novos talentos, incentivando, ao mesmo tempo, o crescimento da modalidade no estado. Além disso, geramos visibilidade para o cenário acreano de e-sports, atraindo investimentos e oportunidades”, acrescentou Mesquita.

O evento técnico de credenciamento e integração dos inscritos será efetuado no dia 9 de junho. A premiação, de R$ 6,5 mil, tem incentivo da iniciativa privada e será entregue nas competições regionais e na etapa final do certame.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC divulga gabarito preliminar da prova para o cargo de Analista Judiciário

Publicado

em

Por

As provas ocorreram no último domingo, 12, com a participação de mais de 1.500 concorrentes que estavam habilitadas e habilitados a realizar o certame

O Instituto Verbena, fundação responsável pela organização e aplicação das etapas do Concurso Público para servidores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), divulgou nesta segunda-feira, 16, o gabarito preliminar e a resposta esperada da prova discursiva, do cargo de Analista Judiciário – Direito (Área Judiciária).

As provas ocorreram no último domingo, 12, com a participação de mais de 1.500 concorrentes que estavam habilitadas e habilitados a realizar o certame.

As candidatas e candidatos podem acessar o gabarito preliminar no site oficial do Instituto Verbena, no link: https://sistemas.institutoverbena.ufg.br/2024/tj-ac/.

O resultado da prova objetiva para o cargo de Analista Judiciário – Direito (Área Judiciária), está previsto para o dia 27 de maio e a prova discursiva para o dia 10 de junho, conforme cronograma.

A aplicação das provas foi acompanhada pela Comissão de Concurso do TJAC e contou com a visita da desembargadora-presidente do TJAC, Regina Ferrari. 

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC doa computadores para capacitação de pessoas em vulnerabilidade social 

Publicado

em

Por

Oito equipamentos completos foram entregues à Organização Nacional de Valorização da Vida, Educação e Saúde, entidade socioassistencial 

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Presidência e da Diretoria de Informação e Comunicação (Ditec), realizou a doação de oito computadores à Organização Nacional de Valorização da Vida, Educação e Saúde (ONVVES). A entrega ocorreu na quinta-feira, 9, no átrio do edifício-sede do Judiciário acreano.

Além dos computadores, a Justiça acreana doou periféricos e acessórios, como mouses, teclados e cabos de força e rede. Todos em pleno funcionamento e bom estado de conservação. De acordo com o servidor da Ditec, Cláudio Silva, “as máquinas podem ser utilizadas para diferentes serviços. E com certeza, vai ser bem utilizada pela Organização.”.

A presidente da ONVVES, Karolayne dos Santos, agradeceu a doação do Judiciário acreano e ressaltou como os computadores serão úteis para prosseguir com o projeto social. “ A gente faz um trabalho nas comunidades, com pessoas em vulnerabilidade social. Então, essas máquinas são para facilitar o dia a dia dessa população, na geração de currículos e realização de cursos na área da informática. Fico muito agradecida de poder contar com o apoio do Tribunal de Justiça.”.

Na solenidade, o servidor Cláudio Silva destacou a ação de destinação de equipamentos eletrônicos realizada pelo TJAC. “A iniciativa, além de oportunizar um ambiente mais limpo e sustentável, traz impacto positivo na sociedade, principalmente para os jovens e as crianças.”.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo