fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Fronteira do Acre com a Bolívia tem grande fluxo de veículos depois de reabertura

Publicado

em

 

 

Por Raimari Cardoso

Reaberta nesta sexta-feira, 11, quase seis meses depois de ser fechada em razão da pandemia do novo coronavírus, a fronteira do Acre com a Bolívia, na ponte Internacional, entre Epitaciolândia e Cobija, capital do departamento de Pando, teve grande movimentação de veículos neste sábado, 12.

De acordo com o subcomandante do 5º Batalhão da Polícia Militar do Acre, sediado em Brasiléia, o tenente Tales Rafael, apesar da intensa movimentação, o trabalho de fiscalização no lado brasileiro ocorreu sem intercorrências, sob a responsabilidade da Vigilância Sanitária de Epitaciolândia com o apoio da PM.

Nos fins de semana e feriados, o horário de circulação entre os dois países é entre as 7 a às 14 horas. Nos dias úteis, esse horário se estende até às 18 horas. O acesso a Cobija está se dando exclusivamente por Epitaciolândia. A ponte Wilson Pinheiro, em Brasiléia, segue fechada por tempo indeterminado.

Outro ponto importante do acordo entre os três municípios que garantiu a abertura da fronteira é que a medida excepcional permite apenas a residentes das cidades-gêmeas a circulação entre si. No caso dos veículos, só podem atravessar a fronteira com 50% da capacidade de ocupação.

Para ir de um lado ao outro do rio Acre, os cidadãos de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija deverão apresentar documento oficial com foto acompanhado de título de eleitor ou comprovante de residência e obedecer às normas de cada país com relação às medidas de prevenção e controle ao coronavírus.

O fechamento da fronteira entre os dois países causou desabastecimento comercial entre as cidades, além de outros problemas sociais. Mesmo com a portaria do governo brasileiro que permitia o trânsito na fronteira para os cidadãos locais, não ocorria a reciprocidade boliviana, o que causou bloqueio das pontes.

O acordo celebrado entre as autoridades das três cidades fronteiriças para a liberação do trânsito entre seus cidadãos é uma exceção da citada normativa do governo federal brasileiro que diz não haver impedimento para o tráfego de residentes fronteiriços em cidades-gêmeas, mediante a apresentação de documento de residente fronteiriço ou outro documento comprobatório.

Assim, os efeitos da medida conjunta são restritos apenas aos moradores das três cidades fronteiriças. Pessoas residentes em outros municípios acreanos ainda não poderão visitar Cobija turisticamente, assim como cidadãos de Cobija que entrarem no Brasil nesse período não poderão ultrapassar os limites das cidades vizinhas, como, por exemplo, ir a Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Geral

Operação apreende cocaína e maconha em Cruzeiro do Sul; um homem é preso por tráfico

Publicado

em

Polícia Civil encontra tabletes de maconha e balanças em casa ligada a facção criminosa; PM prende suspeito com drogas prontas para venda

Os suspeitos fugiram ao perceber a chegada dos agentes, eles são diretamente ligados ao tráfico de drogas e a uma série de assaltos registrados recentemente na cidade. Foto: cedida 

Em operações realizadas nesta terça-feira (6), as Polícias Civil e Militar apreenderam cocaína, maconha e materiais usados para o tráfico em dois bairros de Cruzeiro do Sul. Uma pessoa foi presa.

No bairro Remanso, a Polícia Civil encontrou tabletes de maconha, balanças de precisão e embalagens para drogas em uma casa usada por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos fugiram ao avistar os agentes, mas, segundo a PC, estão envolvidos com tráfico e assaltos recentes na região.

Já a Polícia Militar prendeu um homem por tráfico durante patrulhamento no bairro da Lagoa. Ele estava em um trapiche com porções de cocaína e maconha prontas para comercialização. O material apreendido foi encaminhado para perícia, e o preso aguarda julgamento.

Comentários

Continue lendo

Geral

Mulher é presa ao tentar entrar com celular escondido em vassoura em presídio de Sena Madureira

Publicado

em

Objeto passou por revista detalhada após desconfiança de agentes; suspeita teve direito de visita suspenso por cinco anos

A mulher recebeu voz de prisão ainda no local e foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, onde foram realizados os procedimentos legais. Foto: captada 

Uma mulher foi presa em flagrante na terça-feira (6) ao tentar ingressar no Presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, com um celular escondido no cabo de uma vassoura. A ação foi descoberta durante revista de rotina realizada por policiais penais.

De acordo com a direção do presídio, a suspeita chegou ao local para uma visita comum a um detento. No entanto, o objeto que ela levava — uma vassoura aparentemente inofensiva — chamou a atenção dos agentes, que decidiram realizar uma inspeção mais detalhada. Durante a verificação, foi encontrado um pequeno aparelho celular escondido no interior do cabo da vassoura.

A mulher foi detida no local e levada à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas legais. Sua identidade não foi divulgada devido à Lei de Abuso de Autoridade. Além de responder criminalmente, ela teve o direito de visita suspenso por cinco anos, conforme regras do sistema prisional.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo

Geral

Morador se perde na mata em Cruzeiro do Sul e é encontrado por mateiros da comunidade

Publicado

em

José Romário, de 47 anos, passou mais de 24 horas desaparecido após sair para colher coquinho; caso é o 10º registrado este ano no Vale do Juruá.

José Romário, 47 anos, morador da Comunidade Simpatia – Foto: Cedida

José Romário, de 47 anos, morador da Comunidade Simpatia, na zona rural de Cruzeiro do Sul, foi resgatado por mateiros locais após se perder na floresta às margens do Rio Juruá na segunda-feira (5). O Corpo de Bombeiros foi acionado na terça-feira (6), mas o homem foi encontrado antes da chegada da equipe militar. Este é o décimo caso de desaparecimento registrado em 2025 no Vale do Juruá.

Segundo informações repassadas pelos bombeiros, José saiu sozinho para colher coquinho de murmurú na mata e não retornou. Após mais de 24 horas desaparecido, moradores da comunidade iniciaram as buscas por conta própria e conseguiram localizar o homem com sinais de exaustão, arranhões e perfurações por espinhos, mas sem ferimentos graves. Ele dispensou atendimento médico.

“O rapaz está todo cheio de espinho porque se desesperou, tirou a bota e saiu andando na mata sem proteção. Mas está bem, já está em casa”, relatou um vizinho.

A subcomandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, capitã Daniela Marques, destacou a importância do conhecimento tradicional dos mateiros e afirmou que a guarnição já estava pronta para iniciar as buscas na madrugada, mas foi informada da localização da vítima antes do deslocamento. “Foram três ocorrências de perdido na selva só nos últimos dias”, disse.

Ainda na terça-feira, pai e filho que estavam desaparecidos no Lago do Boto, na BR-364, também foram localizados por moradores. Já em Guajará, no Amazonas, um jovem de 18 anos continua desaparecido e pegadas de onça foram encontradas na área das buscas.

Comentários

Continue lendo