Acre
Frente Popular consolida Mesa Diretora na Câmara de Brasiléia
Mário Jorge do PSB irá presidir a ‘Casa do Povo’ nos próximos dois anos

Nova Mesa da Câmara de Brasiléia no momento do juramento na noite desta quinta-feira, dia 10 – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima
Numa Sessão Extraordinária ocorrida na noite desta quinta-feira, dia 10, foi consolidado o que havia previsto e anunciado no dia 5, quando os vereadores da oposição inscreveram a Chapa 1 “Frente Popular Unida Continua”, composta pelos vereadores do PT e PSB.
Como se via somente em sessões especiais, a plenária ficou lotada de simpatizantes, militantes e familiares para ver o desenrolar definitivo da votação. Antes, alguns dos vereadores aproveitaram do tempo disponível pra falar sobre suas campanhas, do reconhecimento e das promessas que tentarão cumprir em nome do povo que lhes deram os votos e o mandato.
Os destaques ficaram para alguns, como o candidato pela oposição, Mário Jorge (PSB), que prometeu uma administração séria, honrar cada voto que receber e, em suas palavras, “Não irei permitir corrupção na Casa”, deixando a entender que algo de errado aconteceu nas administrações que passaram.

Vereador Joelson Pontes (PP) lançou seu nome pela Chapa 2 “Aliança Democrática” com demais colegas, mas perderam por apenas um voto – Foto: Alaxandre Lima
Usando o microfone do púlpito, Joelson Pontes (PP), agradeceu a Casa por ter um regimento interno onde o povo acompanha cada voto de forma aberta e colocou seu nome a disposição da Chapa 2, “Aliança Democrática”, em apoio à situação. Terminou pedindo coerência entre todos e aproveitou para anunciar a vinda do deputado federal Gladson Cameli nesta sexta-feira, dia 11.
O vereador Benedito “Bil” (PMDB), disse que agora é a vez dos colegas colocar seus cargos a disposição do povo e esquecer siglas partidárias para que todos trabalhem em prol do povo. Falas essas que foram discordadas pela vereadora Erizete de Moraes (PT), onde disse que tem suas convicções políticas e estará seguindo seus princípios, defendendo os interesses do Partido.
O vereador reeleito pelo PSB, Carlos do Pelado, aproveitou seu pouco momento para tirar algumas dúvidas que pairavam no ar, e desabafou para dizer que teve seu nome achincalhado pela cidade, onde soube que poderia estar vendendo seu voto para a chapa contrária. Mas, que esse papel não caberia para si, e estaria apoiando seus colegas da Frente Popular.
Com a presença dos convidados, o presidente da Associação Comercial de Brasiléia e Epitaciolândia, o Sr. Aparecido Sartunino, Jorge da Fazenda (vice-prefeito) e presidente do PT no Município, Francisco Eduardo, o até então presidente Carlinho do Pelado, abriu a votação para a nova Mesa.
Com 6 dos 11 votos, ficou definido que Mário Jorge (PSB) presidirá a Câmara de Brasiléia no biênio 2013/2014. Terá como 1º Vice Presidente: Tereza Xavier, Primeiro Secretario: Erizete Lima de Morais e Segundo secretario: Carlos Armando (Carlinhos do Pelado).

Já eleitos (da esquerda para direita): Carlinho do Pelado (PSB), Tereza Xavier (PT), Mário Jorge (PSB) e Marizete de Morais (PT) – Foto: Alexandre Lima
Matéria relacionada:
Frente Popular de Brasiléia lança chapa para presidência da Câmara
Comentários
Acre
Nicolau Júnior destaca papel da Aleac na democracia durante última sessão solene do ano
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), conduziu nesta quinta-feira (18), no auditório do Detran Acre, a última sessão solene de 2025, marcada pela tradicional entrega de Títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplausos. O momento reuniu autoridades, homenageados, servidores e representantes da sociedade civil em uma celebração de reconhecimento e valorização de quem contribui com o desenvolvimento do Estado.
Em seu discurso, Nicolau Júnior destacou a união e o trabalho coletivo como marcas do ano legislativo. O presidente ressaltou que os desafios enfrentados ao longo do período foram superados graças ao empenho conjunto de deputados, deputadas e servidores da Casa. “Cada desafio vencido foi possível graças à união e ao trabalho incansável de todos, que atuaram com obstinação, superando expectativas”, afirmou.
Ao reforçar o papel institucional do Parlamento, Nicolau enfatizou que o Poder Legislativo representa a alma e o espírito da verdadeira democracia, destacando a integração entre os Poderes, as instituições e a população. Segundo ele, a Aleac se consolida como uma Casa aberta, funcionando como um verdadeiro portal de diálogo para atender as necessidades do povo acreano.
O presidente também classificou a solenidade como um reconhecimento público à sociedade civil e política do Estado, transformando o evento em um marco na história do Parlamento acreano e na cultura de um povo que vive e luta por um Acre cada vez melhor. Para Nicolau, a Assembleia cumpre um papel essencial ao fortalecer a conexão entre o Legislativo e os cidadãos que ajudaram a construir o Estado, incluindo aqueles que vieram de outras regiões e adotaram o Acre como sua terra.
Durante o pronunciamento, Nicolau Júnior agradeceu ao governador Gladson Cameli, aos deputados e deputadas, às instituições parceiras e aos servidores do Poder Legislativo, destacando o compromisso coletivo com o fortalecimento das políticas públicas e da democracia.
Encerrando sua fala, o presidente projetou um futuro de ainda mais trabalho e dedicação. Ele afirmou que, em 2026, o entusiasmo será redobrado para garantir melhores serviços à população na esfera do Poder Legislativo Estadual. “Que 2026 seja um ano de grandes realizações no seio desta Casa e para o desenvolvimento do nosso querido Estado do Acre”, concluiu.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.























Você precisa fazer login para comentar.