fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Fazendeiros multados por queimadas ilegais tentam parar fiscalização no Acre

Publicado

em

O vice-governador Rocha acusou o IMAC, que comanda as operações, de perseguir os produtores rurais.

O diretor presidente do Imac, André Hassen, entretanto, garante que a operação Focus II continua. Os ministérios públicos federal e estadual enviaram várias denúncias de crimes ambientais que precisam ser apuradas.

A Tribuna

Todo o processo de fiscalização e proteção ao meio ambiente, o combate às queimadas e a operação Focus II desencadeada pelo IMAC para punir crimes ambientais pode ser destruída de uma vez.

As causam seria as críticas do vice-governador Major Rocha e a reclamações dos produtores rurais multados pela operação por provocarem queimadas criminosas em suas propriedades ou áreas de proteção adjacentes.

__________________

Só em setembro, foram aplicadas em 20 dias, 345 multas que totalizaram R$ 7,5 milhões na Operação Focus II.

__________________

Além das multas, outra causa de reação forte foi o fato das propriedades rurais multadas terem sido embargadas até que seus donos façam a recuperação da área destruída pelo fogo.

As críticas e reações, porém, têm sido crescentes por parte daqueles que cometeram crimes ambientais apontados pelo órgão.

O vice-governador Rocha acusou o IMAC, que comanda as operações, de perseguir os produtores rurais. “Queremos um Imac que seja parceiro dos produtores e que ajude a diminuir a burocracia”, escreveu em parte do texto.

A Federação da Agricultura também não deixou barato. O presidente Assuero Veronez é o maior crítico. Exatamente ele que, em uma postagtem em grupo de WhatsApp disse que a Amazônia deveria ser toda devastada para plantar arroz.

Para se eximir de advogar em causa própria, o pecuarista que recentemente destruiu um ancestral geoglifo em sua fazenda para plantar soja, diz que, na maioria, as autuações foram aplicadas contra pequenos produtores que não tem condições de pagar os valores. “Além disso, os fiscais não buscaram provas do crime, quando chegavam e notavam a área queimada aplicavam as multas sem apurar que era o verdadeiro responsável”, reclamou.

O diretor presidente do Imac, André Hassen, entretanto, garante que a operação Focus II continua. Os ministérios públicos federal e estadual enviaram várias denúncias de crimes ambientais que precisam ser apuradas.

“Não existe injustiça, as multas foram aplicadas depois de os fiscais verificarem as condições das queimadas. O trabalho dos agentes era evitar um mal maior com a devastação de campos e florestas, por isso vamos continuar em campo”, confirmou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Arma usada por advogado em briga foi a mesma de homicídio de jovem em Rio Branco

Publicado

em

Confronto balístico confirma que pistola apreendida com Keldheky Maia foi utilizada na execução de Victor Viny Pinheiro

A pistola Taurus calibre 9 milímetros, modelo PT 111 Millenium, utilizada pelo advogado Keldheky Maia durante uma briga generalizada na madrugada de 21 de junho, foi a mesma arma empregada na execução de Victor Viny Pinheiro da Costa, de 28 anos, em Rio Branco.

A informação consta em relatório sigiloso da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil e foi confirmada após exames de confronto balístico, que identificam, por meio das ranhuras do cano da arma — espécie de impressão digital —, a sua ligação com o crime. Peritos do Instituto de Criminalística compararam projéteis encontrados no corpo de Victor com munições recolhidas no bairro Isaura Parente, onde ocorreu o atropelamento da assessora jurídica Juliana Marçal.

Ao ser interrogado, Keldheky Maia permaneceu em silêncio sobre a origem da arma. A principal dúvida dos investigadores é como o armamento chegou às mãos do advogado.

Victor foi baleado na tarde de 28 de outubro do ano passado, na casa do irmão, na Rua Brasileia, Vila Betel, e morreu no pronto-socorro da capital. O autor do homicídio, Mikésio Gomes da Mota, de 22 anos, foi preso em 16 de novembro, mas não revelou o paradeiro da arma na época.

Keldheky Maia foi preso na última quinta-feira (7) e teve a prisão preventiva mantida em audiência de custódia no dia seguinte.

Modelo da pistola apreendia com o advogado – Imagem ilustrativa

Comentários

Continue lendo

Geral

Detran do Acre divulga lista com 1.849 convocados para CNH gratuita; veja aqui

Publicado

em

Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou nesta segunda-feira, 11, a Portaria nº 793/2025, convocando 1.849 pessoas para participar do Programa CNH Social, modalidade CNH Urbana. A iniciativa, criada pelo Governo do Acre, oferece formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de forma gratuita, priorizando pessoas de baixa renda.

De acordo com o documento, os convocados têm 10 dias úteis a partir da publicação para efetuar a matrícula, munidos de CPF, documento de identidade, comprovante de endereço e comprovante de matrícula online (Passaporte CNH Social). Em Rio Branco, o atendimento será feito na sede do Detran, na Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera. Já os selecionados do interior devem procurar a Ciretran da cidade ou enviar a documentação por e-mail, caso residam em locais sem unidade do órgão.

O programa segue um cronograma rigoroso, que inclui prazos específicos para abertura do RENACH, exames médicos, toxicológicos, aulas teóricas e práticas, e realização dos exames de direção. O não cumprimento de qualquer etapa dentro do prazo leva à desclassificação do candidato e convocação de suplentes.

Os critérios de desempate consideraram menor renda familiar per capita, maior número de integrantes na família, participação no Bolsa Família, data e hora de inscrição e maior idade. A lista completa dos convocados está disponível no Diário Oficial do Estado do Acre desta segunda-feira (11).

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso em Cruzeiro do Sul por agredir e ameaçar incendiar a casa da própria mãe

Publicado

em

Crime ocorreu no Bairro São José; idosa foi salva pela intervenção de familiares

No sábado (9), em Cruzeiro do Sul, no Bairro São José, a Polícia Militar prendeu Francisco Zildo, de 46 anos, por lesão corporal e ameaça contra a própria mãe.

De acordo com a ocorrência, o homem chegou à residência da idosa embriagado, ameaçando incendiar o imóvel. Em seguida, agrediu a vítima com um soco no rosto e aplicou um “mata-leão”.

A violência foi interrompida pela intervenção de outros familiares, que conseguiram retirar o agressor da casa. Antes de sair, ele anunciou que voltaria, o que levou à chamada da Polícia Militar.

Pouco depois, o acusado retornou ao local e foi preso e algemado pelos policiais, sendo conduzido à Delegacia Geral de Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo