fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Estado recepciona comitiva internacional para Missão de Monitoramento e Avaliação 2024 do Programa REM Acre – Fase II

Publicado

em

Repactuar os compromissos assumidos e acompanhar a execução dos projetos são alguns dos objetivos da Missão de Monitoramento e Avaliação 2024 do Programa REM Acre – Fase II. Recepcionada por gestores e técnicos do Estado, a comitiva internacional dos representantes dos governos da Alemanha e Reino Unido foi recebida na manhã desta terça-feira, 9, na sala de governança do Palácio das Secretarias, em Rio Branco.

Missão de Monitoramento e Avaliação do Programa REM Acre – Fase II é realizada anualmente. Foto: Arinelson Morais/REM

Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), a Unidade de Coordenação do Programa REM Acre – Fase II (UCP-REM) iniciou a recepção dos doadores com uma conversa sobre os acordos firmados e as expectativas quanto à execução do programa no território acreano.

“O Programa REM no Acre tem avanços marcantes quando consideramos tudo que passamos [covid-19 e mudança de gestão]. Quando realiza visitas in loco, a gente consegue ver o quanto esse programa faz diferença na vida de uma pessoa. Passamos por problemas, mas também temos resultados importantes”, destacou a coordenadora-geral do Programa REM Acre – Fase II, Marta Azevedo.

Marta Azevedo, coordenadora-geral da Unidade de Coordenação do Programa REM Acre – Fase II, deu as boas-vindas à comitiva internacional. Foto: Arinelson Morais/REM

Na presença do gerente de portfólio do Banco Alemão para o Desenvolvimento (KfW), Klaus Köhnlein, e da gerente do Programa REM no Ministério para Segurança Energética e Net Zero (DESNZ) do Reino Unido, Svenja Bunte, o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, apresentou ações de gestão e sustentabilidade que têm sido implementadas pelo Estado. 

“O governo vem desenvolvendo um conjunto de estratégias com finalidade de garantir a sustentabilidade das políticas públicas de meio ambiente e de proteção às florestas. A parceria com o REM/KfW tem demonstrado quão importante é atuar de forma conjunta, coordenada e com um sistema de governança fortalecido, fazendo com que os resultados sejam cada vez mais reais e que as políticas públicas apresentem soluções importantes para a sociedade”, ressaltou o gestor. 

Secretário de Planejamento participou da abertura dos trabalhos e agradeceu pela parceria firmada entre os governos. Foto: Arinelson Morais/REM

A ação conjunta dos órgãos demonstra o compromisso do Estado com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, ampliando o apoio para atender os produtores, extrativistas, povos originários e comunidades tradicionais que encontram na floresta acreana recursos para viver.

Klaus Köhnlein afirmou ter ótimas expectativas quanto aos resultados da implementação do Programa REM no Acre. “Estamos vendo bons resultados no estado, que tem apresentado uma trajetória de redução do desmatamento, contribuindo com o objetivo global do programa, que é reduzir o aquecimento global”, disse.

Gerentes pelo Programa REM dos governo do Reino Unido e Alemanha afirmaram ter ótimas expectativas quanto aos resultados dos projetos executados no território acreano. Foto: Arinelson Morais/REM

Participação social nas discussões

O presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, destacou as ações de fortalecimento do Sistema Estadual de Incentivos a Serviços Ambientais do Acre (Sisa) e a participação social nos momentos de discussão e decisão.

Presidente do IMC, Leonardo Carvalho, explicou os meios de participação social nos momentos de discussão de políticas públicas. Foto: Arinelson Morais/REM

“Fizemos um processo de fortalecimento da participação social por meio de capacitações, porque imaginamos que a Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento [Ceva] e as câmaras temáticas Indígena e de Mulheres [CTI e CTM] teriam uma série de discussões importantes sobre salvaguardas, políticas de REDD jurisdicional sobre gênero e sobre as novas perspectivas de financiamento climático, como Coalizão Leaf e padrões de certificação, como o ART  Trees ”, afirmou.

A Ceva e as câmaras temáticas são instrumentos de transferências vinculadas ao Sisa do IMC. Compostos por diferentes grupos da sociedade civil e do poder público, esses instrumentos de governança social apoiam, orientam e legitimam de forma conjunta o processo de execução do sistema, garantindo que as ações atendam os interesses da sociedade no Acre.

A secretária de Estado dos Povos Indígenas, Francisca Arara, ressaltou a importância da participação dos povos originários nas tomadas de decisão: “As nossas terras são barreiras de desmatamento que ajudam a frear os incêndios florestais, então estamos nos esforçando para assegurar uma governança participativa com diálogo e transparências das ações”. 

Francisca Arara, secretária de Estado dos Povos Indígenas, destacou o empenho do governo para ouvir e atender as demandas dos povos originários. Foto: Arinelson Morais/REM

Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Acre

Representando a titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Julie Messias, o coordenador do REM pela Sema, Quelyson Souza, e a chefe dos Núcleos de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-Acre) e Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), Jomara de Souza, apresentaram aos doadores o PPCDQ-AC para 2023-2027, que tem como objetivo reduzir os níveis de desmatamento no território acreano, integrando e alinhando as ações dos órgãos estaduais, visando garantir a conservação ambiental e a preservação da biodiversidade.

“O Acre é um dos estados do Brasil que conta com recursos do programa REM para desenvolver atividades que estão vinculadas às metas de redução das emissões de CO2, desmatamento, queimadas e outros. Dentro desse contexto, a Sema tem papel importante, porque coordena a execução principal do PPCDQ-AC, construído com a aporte do Programa REM Acre”, explicou o coordenador.

Doadores receberam uma cópia do Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-AC). Foto: Mayara Montenegro/REM

O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e o Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido (DESNZ), por meio do KfW, para implementação de projetos voltados à conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Equipe do CRAS realiza palestra sobre Gravidez na Adolescência na Escola Joaquim Rodrigues Cardilha

Publicado

em

Nesta quarta-feira (13), a equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Assis Brasil formada por assistente social, psicólogo e educador social, esteve presente na Escola Rural Estadual Joaquim Rodrigues Cardilha para ministrar uma palestra com o tema “Gravidez na Adolescência”.

A atividade teve como objetivo orientar e conscientizar os estudantes sobre os riscos, responsabilidades e impactos da gravidez precoce, abordando aspectos físicos, emocionais e sociais. Durante a palestra, foram discutidos também temas como planejamento familiar, prevenção e a importância do diálogo com a família e a comunidade.

A ação faz parte do trabalho contínuo do CRAS de levar informação e apoio às famílias e jovens do município, fortalecendo vínculos e promovendo o bem-estar social.

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, reforça o compromisso de seguir realizando ações educativas que contribuam para o desenvolvimento e proteção de nossas crianças e adolescentes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Com R$ 100 mil em emendas, Tadeu Hassem viabiliza sistema automatizado de irrigação para produtores de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) comemorou a implantação de um moderno sistema de irrigação automatizado que beneficiará agricultores de Cruzeiro do Sul. O projeto, no valor de R$ 100 mil, foi viabilizado por emenda parlamentar de sua autoria e contará com execução conjunta do Governo do Acre e da Secretaria de Agricultura (Seagri).

O investimento será destinado à Associação Renascer da Vila Santa Luzia, contemplando 30 famílias que cultivam hortaliças em estufas. A tecnologia vai reduzir o esforço manual, otimizar o uso da água e aumentar a produtividade. “Essa conquista mostra que parcerias sólidas trazem resultados concretos. Com o apoio do deputado e da Seagri, conseguimos avançar e oferecer melhores condições para quem vive da agricultura”, destacou Arlindo Pinheiro, dirigente da associação.

O produtor Seu Chiquinho, morador da comunidade, disse estar esperançoso com a novidade. “Nunca usei um sistema como esse, mas tenho certeza de que vai facilitar muito. Antes, era tudo no braço, gastando tempo e água. Agora, acredito que a produção vai melhorar bastante”, contou.

Para Tadeu Hassem, o objetivo é valorizar o trabalho no campo e fortalecer a agricultura familiar no Vale do Juruá. “A maior recompensa do nosso mandato é ver mudanças reais acontecendo. Cada recurso investido é uma oportunidade de transformar vidas”, afirmou o parlamentar.

Comentários

Continue lendo

Tudo Viagem

Acre tem a terceira passagem aérea mais cara do Brasil

Publicado

em

Três estados localizados na Região Norte do Brasil lideram a lista das passagens aéreas mais caras do Brasil. O Tudo Viagem no Alto Acre pesquisou no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o valor médio da tarifa aérea em todas os estados. O Acre aparece em terceiro lugar. Roraima ficou em 1º lugar e Rondônia tem a segunda maior tarifa aérea do Brasil.

De janeiro a junho deste ano o valor médio da tarifa aérea no Brasil foi de R$ 600,21. Segundo informações que constam no site da ANAC, no primeiro semestre deste ano 54,8% das passagens aéreas vendidas no país custaram até R$ 500.

No primeiro semestre de 2025 quem precisou de viajar de avião no Acre pagou tarifa média de R$ 1.00,03. O índice passagens aéreas vendidas no estado por até R$ 500 foi de apenas 17.8%. O valor quase o dobro no Acre em relação ao Brasil é resultado da pouca oferta de voos no estado.

Confira detalhes do valor das passagens aéreas no Acre

Espírito Santo tem o menor valor

O valor pago médio da tarifa aérea paga pelos consumidores do Espírito Santo é o menor do Brasil (R$ 496,07), seguido pelo Distrito Federal (R$ 517,58), e São Paulo com o valor de R$ 539,58 aparece no terceiro lugar.

Os estados com os menores valores são os que oferecem redução na alíquota do ICMS do querosene da aviação, além de mais concorrências entre as companhias aéreas, Uma das formas de garantir economia é aproveitar as promoções e garantir a compra das passagens aéreas com pelo menos 90 dias antes do embarque.

Confira aqui o valor das passagens aéreas de Rio Branco para Manaus

Confira aqui o valor das passagens aéreas de Rio Branco para Brasília

Confira aqui o valor das passagens aéreas de Rio Branco para São Paulo 

Confira aqui o valor das passagens aéreas de Rio Branco para Cruzeiro do Sul

Confira aqui o valor das passagens aéreas de Rio Branco para Belo Horizonte 

Encontre aqui hotéis com descontos

Confira o valor das passagens aéreas de todo o Brasil de janeiro a junho deste ano

 

Faça aqui a sua cotação e garanta pacotes de viagens em 10 vezes sem juros 

 

Comentários

Continue lendo