fbpx
Conecte-se conosco

Acre

MPAC promove reunião do GT-TEA e discute demandas de pessoas com autismo

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) reuniu, nesta terça-feira, 9, os integrantes do Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA) para avaliar e planejar ações que visam assegurar os direitos das pessoas com autismo.

A reunião foi conduzida pela coordenadora do GT-TEA, procuradora de Justiça Gilcely Evangelista. “Este encontro é para discutirmos e alinharmos as demandas do GT-TEA, algumas já havíamos discutido anteriormente, e vamos dar continuidade a essas ações”, explicou.

A reunião contou com a presença do coordenador adjunto do GT-TEA, procurador de Justiça Francisco Maia Guedes, e dos promotores de Justiça Ocimar Sales Júnior, Abelardo Townes, Daisson Teles, Thalles Ferreira e Vanessa Muniz.

Os integrantes do GT-TEA discutiram sobre, entre outras pautas, a intenção de propor parcerias com a Universidade Federal do Acre (UFAC) e outras instituições de ensino superior visando oferecer capacitação e, com isso, melhorar o atendimento crianças com TEA nas escolas.

Além disso, outras demandas devem ser levadas aos Conselhos Estaduais de Saúde, Educação e de Assistência Social, bem como discutir com os órgãos de trânsito sobre a concessão de gratuidade no transporte público para pessoas com autismo.

Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Segunda noite do Circuito Country em Epitaciolândia atrai grande público e autoridades

Publicado

em

Governador Gladson Cameli participa da abertura do rodeio; show de Luma Danttas anima o público

A segunda noite da 12ª edição do Circuito Country, realizada nesta sexta-feira (2), foi marcada por muita emoção, adrenalina e grande participação popular. O evento, que integra o calendário oficial de festividades do município, contou com a presença do governador do Acre, Gladson Cameli, que participou da abertura oficial do rodeio em touros.

A arena foi palco de disputas intensas entre peões, empolgando o público com momentos de pura adrenalina. Após as montarias, a cantora Luma Danttas assumiu o palco e animou a noite com um repertório dançante e cheio de energia.

Além do governador, prestigiaram o evento os deputados federais Antônia Lúcia, Roberto Duarte e Eduardo Velloso, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior, e os prefeitos Carlinhos do Pelado (Brasiléia), Jerry Correia (Assis Brasil) e Padeiro (Bujari).

A programação do Circuito Country segue até domingo (4), com rodeio, feira agropecuária, apresentações culturais e shows musicais que celebram os 33 anos de emancipação política de Epitaciolândia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Chuvas reduzem quase 100% os focos de queimadas no Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Pedro Devani/Secom

O número de queimadas no Acre caiu drasticamente nos primeiros quatro meses de 2025. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o estado registrou apenas 46 focos de incêndio neste ano.

Segundo os dados, foram registrados 35 focos de incêndio em janeiro, 5 em fevereiro, nenhum em março, 3 em abril e outros 3 até o dia 2 de maio.

A redução é de 99,5% em comparação com o segundo semestre de 2024, quando os satélites do Inpe identificaram 8.551 focos em todo o território acreano.

A queda está diretamente relacionada ao chamado “inverno amazônico”, período de chuvas intensas que compreende os primeiros meses do ano na região Norte.

De acordo com o Inpe, o período crítico de queimadas no estado ocorre entre julho e setembro, quando as chuvas cessam e se intensifica a estiagem, elevando os registros de focos de calor.

Comentários

Continue lendo

Acre

Caso Micaias: polícia conclui que jovem morto no Taquari era inocente

Publicado

em

Foto: arquivo pessoal

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o assassinato de Micaias Santos de Almeida, de 18 anos, morto a tiros em fevereiro deste ano em Rio Branco. Segundo as investigações, ele e um amigo foram confundidos com membros de uma facção rival por criminosos que planejavam um ataque em razão da guerra entre grupos criminosos no estado.

Micaias e André Silva dos Santos, que também tem 18 anos e sobreviveu ao ataque, caminhavam pela rua após visitarem um amigo no bairro Taquari quando foram baleados por dois homens em uma motocicleta. Os disparos ocorreram nas proximidades da Rua Baguari, entre o Taquari e o Ramal Menino Jesus, no Loteamento Praia do Amapá.

De acordo com entrevista do delegado Cristiano Bastos, à Rede Amazônica no Acre, os dois jovens eram inocentes e não tinham qualquer ligação com o crime organizado. “O Micaias e o André, que é o sobrevivente, foram vítimas inocentes dessa guerra entre facções, eles não tinham nenhum envolvimento com crime. Os autores [do crime] possuem envolvimento com organização criminosa e a intenção inicial deles era praticar crime contra as pessoas que estavam em uma festa no bairro Taquari, que seria uma festa de organização criminosa rival”, afirmou.

Dois dos quatro envolvidos foram presos dias após o crime pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). Um terceiro suspeito está foragido e o quarto é menor de idade, tendo o caso encaminhado à Vara da Infância e Juventude. Segundo o delegado, os criminosos usaram duas motos no ataque, cada uma com dois ocupantes.

A polícia apurou que os autores ficaram nas imediações da festa, aguardando alguém sair para efetuar o ataque. Micaias e André, que não estavam na festa, passaram pelo local no momento em que os criminosos decidiram agir.

Presidente do projeto social “SOS Taquari”, Micaias era conhecido por seu envolvimento com ações voltadas à infância e juventude do bairro onde morava. Ele liderava atividades esportivas e parcerias com outras iniciativas voluntárias, como o projeto Amigos Solidários no Acre. O coordenador da organização, Derineudo de Souza, descreveu o jovem como um líder nato e sonhador. “Ele era um ser de luz, uma pessoa diferente, que brilhava e usava esse brilho para tentar ajudar a comunidade do Taquari”.

Na época do crime, Micaias foi atingido por quatro tiros e morreu no local antes de receber atendimento. André foi socorrido com ferimentos no tórax e no abdômen e sobreviveu. Os dois tinham acabado de sair para acompanhar um amigo até em casa quando foram surpreendidos pelos disparos.

Os suspeitos que estão presos agora aguardam julgamento em regime preventivo. Os nomes dos envolvidos seguem sob sigilo.

Comentários

Continue lendo