fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Escolas receberão reforço de Internet e poderão ter ensino de robótica

Publicado

em

O acesso à Internet para escolas rurais e ensino de robótica para alunos do ensino médio no Acre foram reivindicações feitas ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, pelo vice-governador, Major Rocha, em audiência, nesta terça-feira, 5, juntamente com a deputada federal Mara Rocha e o representante do governo do Acre em Brasília, Ricardo França. O encontro aconteceu no Ministério da Educação, em Brasília.

O reforço de Internet abrange as escolas Santiago Dantas, Irene Dantas, Cláudio Augusto, Dalva de Souza, Major João Câncio e Boa Fé II, ao longo da rodovia Transacreana. Conforme a Secretaria de Educação do Acre (SEE), essas escolas, com exceção da Boa Fé II, já têm acesso à Internet. Mas a conexão, de apenas 2 gigabytes, só atende a área administrativa, dificultando o acesso aos alunos, além da comunidade em volta.

Encontro aconteceu no Ministério da Educação, em Brasília Foto: Assessoria MEC

O representante do governo do Acre em Brasília, Ricardo França, informou que o governo, por meio da Secretaria de Educação, já alertou o MEC sobre o problema, vem reivindicando aumento na capacidade de transmissão do sinal dessas escolas e está elaborando um relatório sobre o assunto. “Ao mesmo tempo, busca alternativas, inclusive por meio de emendas parlamentares, para garantir inclusão digital para todas as escolas do Estado”.

De acordo com o ministro da Educação, o programa Educação Conectada está sendo reformulado para permitir alcançar maior número de escolas e aquelas onde não for possível levar Internet por fibra ótica poderão receber o sinal por Satélite. A ideia, segundo ele, “é que, além dos benefícios diretos para as escolas, elas se tornem um hub para levar acesso à comunicação para as comunidades locais”.

Acesso à Internet para escolas rurais e ensino de robótica para alunos do ensino médio no Acre foram reivindicações feitas ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, pelo vice-governador, Major Rocha Foto: Assessoria MEC

Robótica

Sobre o ensino de robótica, a ideia, segundo o vice-governador, “é que ele seja introduzido inicialmente como um piloto nas escolas cívico-militares para alunos do ensino médio, aproveitando e incentivando o potencial dos estudantes, fortalecendo essas escolas e permitindo um modelo de desenvolvimento social e econômico para o Estado e para o País”.

“Essa é uma ação cujo primeiro piloto seria desenvolvido ainda em 2020 e não ocorreu em virtude da pandemia. Agora precisamos de todo o apoio neste sentido”, reforçou Ricardo França.

“Daremos todo o apoio às iniciativas solicitadas”, destacou o ministro da Educação. No caso do ensino de robótica, explicou que ele pode ser realizado por meio de parcerias com organizações e instituições parceiras, a exemplo do que ocorre com o programa Ensino Médio em Tempo Integral, que está em fase de reorganização.

Comentários

Continue lendo

Geral

Governador Gladson Camelí visita Hospital Regional do Alto Acre e reafirma compromisso com pacientes da região

Publicado

em

O governador Gladson Camelí visitou, na tarde desta sexta-feira, 11, as instalações do Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, onde cumprimentou pacientes e servidores e reafirmou o compromisso do Estado em cuidar das pessoas.

Governador reafirmou o compromisso com a saúde da população do Alto Acre. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual afirmou que o processo de regionalização do hospital estará concluído até o início de agosto, garantindo que serviços que atualmente só são oferecidos na capital também sejam disponibilizados na região. “Isso está sendo feito para que muitos não precisem mais se deslocar daqui para ir para a capital para fazer exames ou outros tipos de necessidade, caso venham a ter. Esse é o meu compromisso, cuidar das pessoas”.

Serviços que atualmente só são oferecidos na capital também serão disponibilizados na região. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Ele também destacou que a visita se faz necessária para compreender o funcionamento da unidade e ouvir as demandas de perto. “Eu fiz questão de fazer uma visita surpresa hoje, porque eu, como governador, não sei de tudo, tenho que vir para acompanhar de perto”, disse.

A unidade conta com laboratório próprio e hemonúcleo, mas o grande diferencial, de acordo com a gerente administrativa, Maria Antonia Gadelha, é a disponibilidade de uma ala específica para pacientes do programa Opera Acre. “Isso foi um grande avanço aqui para o Alto Acre, onde mais de mil pessoas já foram operadas no decorrer desses últimos anos e tem avançado cada vez mais. Tudo isso, graças ao empenho do nosso governador Gladson Camelí, nosso secretário Pedro Pascoal e toda a equipe”, disse.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre avança em estruturação com obras do Complexo de Delegacias da Cadeia Velha e do Núcleo Qualivida

Publicado

em

Delegado-geral visita obra do Núcleo Qualivida, espaço dedicado à saúde mental dos policiais civis. Foto: Emerson Lima/ PCAC

Nesta sexta-feira, 11, o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, realizou visitas técnicas às obras do Complexo de Delegacias da Cadeia Velha e do Núcleo Qualivida, ambas em fase final de execução e com previsão de entrega nos próximos dias pelo governador Gladson Camelí.

A obra do Complexo da Cadeia Velha está nos últimos ajustes e já recebe a montagem do mobiliário. O novo espaço reunirá quatro importantes unidades da Polícia Civil: o 1º Departamento de Polícia, a Delegacia de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (DEADI), a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), esta última já em funcionamento no local. O objetivo é reunir diferentes frentes de atendimento especializado em um só ponto, promovendo mais eficiência, integração e melhor estrutura para o trabalho policial.

Já o Núcleo Qualivida, localizado no centro de Rio Branco, em frente ao antigo Fórum Barão do Rio Branco, é uma obra iniciada do zero que representa um marco no cuidado com a saúde mental e emocional dos servidores da Polícia Civil. O espaço contará com consultórios, sala de recepção, auditório, banheiros e copa, sendo fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Coronel Ulysses. No momento, estão sendo realizados os trabalhos de pintura e identificação visual do prédio, e a previsão é que a entrega ocorra até o fim do mês de junho.

Obras do Complexo da Cadeia Velha entram na fase final e devem ser entregues nos próximos dias pelo governador Gladson Cameli. Foto: Emerson Lima/ PCAC

O delegado-geral destacou a importância dos investimentos na infraestrutura da instituição. “Essas obras representam um avanço histórico para a Polícia Civil do Acre. O Complexo da Cadeia Velha vai proporcionar mais dignidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho para nossos policiais. Já o Núcleo Qualivida simboliza um olhar humano e necessário para o cuidado com aqueles que diariamente lidam com situações extremas e precisam de suporte emocional. Agradecemos o apoio do Governo do Estado e do deputado federal Coronel Ulysses por tornar esses projetos uma realidade”, afirmou Dr. José Henrique Maciel.

A iniciativa reforça o compromisso do governo do Acre através da Polícia Civil com a valorização profissional, modernização dos espaços e humanização no atendimento à sociedade acreana.

 

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso por posse ilegal de arma durante operação em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

Polícia Civil do Acre prendeu, na manhã desta sexta-feira (11), um homem por posse irregular de arma de fogo no município de Marechal Thaumaturgo, interior do estado. A ação foi realizada por agentes da Delegacia-Geral do município, com apoio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE) e do 6º Batalhão da Polícia Militar.

De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, a operação teve início após denúncia anônima que apontava a ocorrência de tráfico de drogas em uma residência da cidade. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o morador, que negou qualquer envolvimento com entorpecentes. No entanto, o homem acabou confessando que possuía uma arma de fogo dentro da casa. Na revista, os agentes encontraram uma espingarda calibre .36, além de um estojo de munição deflagrada.

Diante da confissão, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça. Embora o flagrante tenha sido por posse ilegal de arma, a Polícia Civil informou que segue investigando uma possível ligação do suspeito com o tráfico de drogas na região.

Comentários

Continue lendo