Conecte-se conosco

Cotidiano

Estudantes do Acre disputam participação no Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicado

em

A etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul ocorrerá entre os dias 11 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Paraná

João Pedro Souza de Oliveira, estudante da Escola Dom Henrique Ruth, em Cruzeiro do Sul, concorre com o projeto Arborização e Turismo Sustentável. Foto: Gledson Albano/SEE/Cruzeiro do Sul

Cinco estudantes da rede pública estadual de ensino do Acre estão concorrendo para representar o estado na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Os projetos estão em período de campanha eleitoral até o dia 25, sexta-feira. A eleição ocorre entre os dias 26 e 28, por meio de um link que será disponibilizado para os votantes.

Agora, chegou o momento de escolher os três jovens que avançarão para a próxima fase. A comunidade escolar pode participar e apoiar os candidatos acreanos nessa importante jornada.

São considerados eleitores todos os jovens com idade entre 14 e 29 anos, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, sendo permitido apenas um voto por CPF. A votação será aberta ao público. Não há necessidade de vínculo escolar, apenas o critério de idade.

Alessandra Rodrigues de Souza, representando a Escola Sebastião Pedrosa, em Rio Branco, defende o projeto Racismo Ambiental na Disputa pelo Parlamento Juvenil no Mercosul. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O resultado oficial da seleção será divulgado no dia 10 de março. A etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul ocorrerá entre os dias 11 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Paraná, reunindo jovens de diversos países do bloco para troca de experiências e construção de propostas conjuntas.

Jovens acreanos classificados:

Cada classificado já produziu o seu projeto e vídeo de campanha com o tema desta edição 2025: “A integração regional e as mudanças climáticas”.

João Pedro Souza de Oliveira, Escola Dom Henrique Ruth, Cruzeiro do Sul. Projeto: Arborização e Turismo Sustentável. Link do vídeo da campanha: https:// https://www.youtube.com/watch?v=MbLzDQyv9YI

Alessandra Rodrigues de Sousa, Escola Sebastião Pedrosa, Rio Branco. Projeto: Racismo Ambiental. Link do vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=2S98uYtjUY0

Hevellyne Oliveira Sampaio, Escola Sebastião Pedrosa, Rio Branco. Projeto: A democratização da Educação  Ambiental em comunidades rurais e periféricas. Link do vídeo da campanha: https://www.youtube.com/shorts/Zz0HycPEhps

Kauanny Cristine Taveira Monteiro, Escola Humberto Soares da Costa. Projeto: A integração regional e o fortalecimento educacional e ambiental no Acre, Rio Branco. Link do vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=0coWW-9cbs8

Yan Victor Rocha Soares, Escola Professor José Rodrigues Leite, Rio Branco. Projeto: RevolucionAcre, link do vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=LfYR8Hu0ojc

Hevellyne Oliveira Sampaio, estudante da Escola Sebastião Pedrosa, em Rio Branco, apresenta o projeto A Democratização da Educação Ambiental em Comunidades Rurais Periféricas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Os três mais votados avançarão para a etapa nacional do programa. Depois, apenas um seguirá para a etapa internacional.

“O Parlamento Juvenil do Mercosul representa uma grande oportunidade para que nossos jovens tenham voz ativa na construção de propostas que impactam a educação e a sociedade. Ver cinco estudantes da rede pública estadual do Acre disputando uma vaga na etapa nacional é motivo de orgulho e reflete o compromisso da nossa juventude com temas como sustentabilidade, inclusão e fortalecimento da educação”, destacou o secretário de Educação, Aberson Carvalho.

A estudante Alessandra Rodrigues de Sousa celebrou a seleção de seu projeto: “É uma grande felicidade poder participar desse programa. Meu projeto aborda uma pauta social importante, o racismo ambiental e como as minorias sofrem com as mudanças climáticas. Foram muitas pesquisas e muito tempo de dedicação, então, estou com uma expectativa muito grande”.

Kauanny Cristine Taveira Monteiro, da Escola Humberto Soares da Costa, desenvolveu o projeto A Integração Regional e o Fortalecimento Educacional e Ambiental no Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Parlamento Juvenil do Mercosul

O programa é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul, que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países-membros e associados um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

O objetivo é ajudar os estudantes a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.

Yan Victor Rocha Soares, aluno da Escola José Rodrigues Leite, em Rio Branco, disputa uma vaga com o projeto Revolucion Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Podem participar estudantes regularmente matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio em 2024, em escolas públicas municipais, estaduais ou distritais, e que tenham nascido entre setembro de 2007 e julho de 2011.

Papel dos jovens no Parlamento

Durante dois anos, os participantes assumirão a função de parlamentares juvenis, ouvindo jovens dos países membros do Mercosul e promovendo discussões sobre educação, cidadania, democracia, direitos humanos, cultura de paz e meio ambiente. O objetivo é construir propostas que reflitam as necessidades dos estudantes, incentivando a participação cidadã e a busca de soluções para problemas locais e regionais.

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf retorna aos treinos e mira competições importantes

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin Assaf terá um 2026 com muitos desafios

Joaquin Assaf(Miragina) voltou aos treinamentos e começa a pensar nas competições da temporada de 2026. Recordista Estadual Absoluto nas provas 50 e 100 costas, 50 peito e 50 e 200 metros livres, o atleta da AABB vai trabalhar para quebrar as marcas e conquistar resultados mais expressivos.

“A última temporada do Joaquin foi excelente e hoje ele é um dos melhores nadadores do Norte. Isso significa muito para a natação acreana”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

Definir provas

Joaquin Assaf ainda vai definir quais serão as principais provas a partir do início das competições.

“Vamos realizar o trabalho e próximo dos eventos, definiremos as provas. O mais importante, agora, é trabalhar forte porque essa base é fundamental para toda a temporada”, afirmou Joaquin Assaf.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Detran notifica proprietários de 28 veículos removidos em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Prazo para regularização e retirada no pátio da WR Leilões é de 10 dias; veículos podem ir a leilão

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15) um edital de notificação direcionado aos proprietários de 28 veículos removidos pela autarquia no município de Cruzeiro do Sul.

A lista inclui automóveis, motocicletas e motonetas, de diferentes marcas, modelos e anos de fabricação, apreendidos por infrações previstas na legislação de trânsito. Conforme o Detran, os proprietários têm 10 dias, a contar da data de publicação do edital, para regularizar a situação e retirar os veículos. Caso contrário, os bens poderão ser encaminhados para leilão, conforme prevê a legislação vigente.

Para a liberação, é obrigatória a quitação de todos os débitos vinculados ao veículo, como IPVA, multas, taxas de licenciamento, seguro obrigatório e vistoria, além das despesas de remoção e estadia no pátio.

O depósito credenciado da WR Leilões, em Cruzeiro do Sul, está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 1.091, no Centro. O atendimento ocorre em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg acerta contratações e afasta atletas

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Trabalho coletivo deve definir os titulares da Adesg

A diretoria da Adesg acertou as contratações do meia Gabriel, ex-Falcon de Sergipe, e do atacante Marcos Vinícius. Os dois atletas chegam para aumentar as opções do técnico Rodrigo Deiãs no setor ofensivo.

“O Marcos Vinícius estava no Rio Branco e foi integrado e o Gabriel chega nesta quinta(15). O professor (Rodrigo Deião) vai avaliar as condições dos atletas para a estreia”, afirmou o diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva.

Jojo e Pablo

O lateral Jojo e o meia Pablo foram afastados dos treinamentos. Os dirigentes do Leão irão avaliar a situação e existe a possibilidade de dispensa dos dois jogadores.

Treino de apronto

Rodrigo Deião comanda o treino de apronto da Adesg nesta quinta, 15, no estádio Nabor Júnior, em Senador Guiomard, e deve definir a equipe para a estreia no Estadual. O Leão enfrenta o Humaitá no sábado, 17, às 17 horas, no Tonicão.

Comentários

Continue lendo