fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Energisa estaria lesando consumidores com reajustes constantes nas contas de energia

Publicado

em

João Marcos Luz pede esclarecimentos à Energisa sobre denúncias de aumento na energia e sugere audiência pública

O vereador João Marcos Luz (MDB) subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta quarta-feira, 18 de setembro, para pedir a Energisa esclarecimentos sobre um possível aumento na conta de energia que estaria ocorrendo em Rio Branco. O emedebista sugeriu à Mesa Diretora da Casa Legislativa a realização de Audiência Pública para que a empresa explique à população como funciona a cobrança mensal.

“Tenho recebido algumas reclamações quanto ao aumento do talão de luz. Antes de se tornar uma empresa privada, a Energisa era uma estatal, era a Eletroacre. É necessário que a Energisa apresente o investimento já realizado na cidade e o que será investido nos próximos anos. Vou sugerir à Mesa Diretora desta Casa que elabore o requerimento convidando a direção da Energisa para a Audiência Pública. Há um aumento nos talões porque são diversas reclamações que tenho recebido. É justo a Energisa nos explicar como funciona o cálculo do consumo mensal, como é calculado o valor cobrado na conta mensal de energia, como funciona as bandeiras verde, amarela e vermelha. Nós vereadores temos que prestar esclarecimentos para o povo, para opinião pública, sobre as nossas fiscalizações”, ressaltou.

Luz informou que recentemente encaminhou ofício à Energisa solicitando a instalação de postes na Travessa Rose, no Ramal Benfica, e foi atendido com celeridade.

“Semana passada, após receber a denúncia e verificar in loco, enviei ofício à Energisa porque estavam colocando os padrões sem os postes, só com uns pedaços de madeira segurando os fios. Os técnicos já estão no local corrigindo. É importante a Audiência Pública sobre o funcionamento da Energisa justamente para que possamos acompanhar os serviços com conhecimento, e para que prestem os esclarecimentos necessários”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Idosa é atropelada por motocicleta em frente a delegacia quando ia prestar queixa, em Rio Branco

Publicado

em

Antônia Silva, de 61 anos, sofreu fratura exposta e foi socorrida por populares antes da chegada do Samu

Antônia Silva de Souza, de 61 anos, foi vítima de um atropelamento na noite desta quinta-feira (24), na Via Chico Mendes, no bairro Triângulo, no Segundo Distrito de Rio Branco. A idosa sofreu uma fratura exposta na perna direita após ser atingida por uma motocicleta modelo Yamaha Fazer, de cor vermelha.

Segundo relatos de testemunhas, Antônia tentava atravessar a via fora da faixa de pedestres, possivelmente a caminho da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), onde pretendia registrar um boletim de ocorrência. O motociclista, identificado apenas como Anderson, não conseguiu frear a tempo e colidiu com a vítima.

Com a força do impacto, a motocicleta foi arremessada a cerca de 30 metros do local do acidente. O condutor sofreu apenas escoriações e recusou atendimento médico, permanecendo no local para prestar esclarecimentos à Polícia Militar.

Já a idosa recebeu os primeiros socorros de populares, que improvisaram um torniquete para estancar o sangramento até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma equipe de suporte avançado foi acionada e encaminhou Antônia ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Segundo os socorristas, ela estava em estado estável.

O local do acidente foi isolado por agentes do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) para o trabalho da perícia. Após os procedimentos, a motocicleta foi liberada e devolvida ao condutor. O caso será apurado pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Flash

Bombeiros do Alto Acre evitam que fogo de caminhão boiadeiro avance em campos de fazendas na BR-317

Publicado

em

Uma ação rápida do Corpo de Bombeiros do 5º Batalhão de Epitaciolândia evitou que um incêndio de grandes proporções se espalhasse por pastagens próximas ao km 52 da BR-317 (Estrada do Pacífico), na manhã desta quinta-feira (24). O fogo começou após um caminhão boiadeiro — vindo do estado do Mato Grosso — sofrer um princípio de incêndio no cavalo mecânico enquanto se deslocava para buscar gado no km 59 da rodovia.

Segundo relatos do motorista, ao notar as chamas, que teriam começado no motor, ele tentou conter o fogo, mas as labaredas se espalharam rapidamente, consumindo toda a cabine. A carreta, entretanto, teve cerca de 90% da estrutura preservada graças à intervenção dos bombeiros, que foram acionados e se deslocaram mesmo diante da distância.

O calor intenso e a vegetação seca típica do verão amazônico favoreceram a propagação das chamas, que chegaram a atingir áreas de pasto de duas fazendas vizinhas. Com apoio de moradores da região, os militares conseguiram conter o fogo antes que se alastrasse ainda mais.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O motorista informou que apenas o cavalo mecânico possuía seguro, enquanto a carroceria — em sua maioria salva — não estava coberta por apólice. As causas do incêndio ainda serão investigadas.

Comentários

Continue lendo

Flash

Audiência que vai debater Meio Ambiente produção pode apontar saídas para destravar embargos

Publicado

em

Confirmada para amanhã, sexta feira, dia 25, na ALEAC, a audiência pública que vai debater Legislação Ambiental e seus impactos sobre a produção e o desenvolvimento da Amazônia, pode ser o início da desburocratização dos entraves ambientais na região.

Em coletiva no gabinete da presidência na manhã desta quinta-feira,24, o presidente da ALEAC, Nicolau Júnior, o vice Pedro Longo e o presidente da Federação da Agricultura do Acre, Assuero Veronez, foram unânimes em afirmar que a presença do ex ministro Aldo Rebelo, pode apontar saídas para destravar os embargos que produtores de várias regiões do Acre enfrentam.

Assuero pontuou que a legislação ambiental é rígida, mas pode ser debatida de forma que se possa aponta e colocar em prática saídas.
“O Aldo vem para ajudar a gente a fazer esse debate e procurar saídas. Ele conhece bem a Amazônia. De um lado se diz que a Amazônia é rica, mas tem a população mais pobre do país. Precisamos enfrentar esse debate”, conclamou.

Autor do requerimento da audiência pública, o vice presidente da ALEAC , Pedro Longo ressaltou a relevância do debate com a presença do ex- ministro e ex- deputado, que foi relator do novo Código Florestal.

Longo lembrou na conversa com os jornalistas, que no Acre há muitas áreas embargadas, e citou Feijó como uma das cidades onde os produtores foram bastante afetados pela medida.
“Esse trabalho em conjunto, da ALEAC, da Federação da Agricultura e demais órgãos, foi proposto para encontrarmos soluções. Vamos ouvir todas as pessoas que vierem participar e juntos buscarmos o melhor caminho”, disse Longo.

Nicolau Júnior ratificou o compromisso do Legislativo estadual com a causa ambiental apontando a própria audiência pública como uma das iniciativas que o parlamento tem feito para fortalecer o setor produtivo sem desrespeitar a legislação ambiental.
“É uma iniciativa da Casa porque a questão ambiental será pauta do planeta na COP 30. A Aleac está atenta a agenda ambiental e vai participar de todas as pautas inerentes ao tema. Convido a todos os interessados para participarem da audiência amanhã para fortalecer o juntos encontrarmos o melhor a melhor saída para essa questão”, disse Nicolau.

A audiência pública acontece nesta sexta feira, a partir das 9H, no plenário da ALEAC.

Comentários

Continue lendo