Conecte-se conosco

Cotidiano

Encontro internacional de áreas naturais protegidas defende o fortalecimento da governança entre Brasil, Peru e Bolívia

Publicado

em

Durante quatro dias, entre os dias 2 e 5 de fevereiro, especialistas e gestores de mais de seis países se encontram numa plataforma virtual para discutir a gestão em áreas naturais protegidas. A organização da 5ª edição do Encontro de Gestores de Áreas Naturais Protegidas do Acre proporcionou um caráter internacional ao evento ao realizar também o 1º Encontro Internacional de Gestores de Áreas Protegidas.

A iniciativa conjunta foi liderada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Projeto “Integração de Áreas Protegidas do Bioma Amazónico (IAPA), e contou com o apoio do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscapes – ASL). As imagens dos quatro dias podem ser acessadas no canal da SEMA AC no Youtube (confira os links no final do texto).

Representantes da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) , do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Sernap) do Peru e Bolívia também participaram do evento.

Durante quatro dias especialistas e gestores de mais de seis países se encontram numa plataforma virtual para discutir a gestão em áreas naturais protegidas. Foto Marcos Vicentti/Secom

O fortalecimento das relações entre gestores de áreas naturais protegidas da Amazônia na denominada região MAP, que envolve iniciativas conjuntas do Brasil, Peru e Bolívia, foi evidente durante os quatro dias de debate.

Para a diretora executiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Vera Reis Brown, que coordenou a organização do evento, foi um diferencial reunir especialistas atualizados e focados nas últimas informações técnicas e científicas dos três países. “Falamos sobre a necessidade de mudança de foco em termos de gestão de áreas naturais protegidas. O que ficou evidente, durante as discussões, é que é necessário manter os serviços ecossistêmicos e conservar os ecossistemas em harmonia com o desenvolvimento social, econômico e cultural”.

“É necessário conservar os ecossistemas em harmonia com o desenvolvimento social, econômico e cultural”, disse Vera Reis Brown. Foto: Marcos Vicentti

Um dos participantes foi o pesquisador Cláudio Maretti, pós-doutorando em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa em Conservação Colaborativa. Ele tem cerca de 40 anos de experiência e participou do processo de aproximação entre os nove países amazônicos, que iniciou há 15 anos. Segundo Maretti “é fundamental ter a possibilidade de promover o intercâmbio de ideias e também de informações concretas que permitam a colaboração para as atividades de gestão de áreas protegidas na fronteira entre Peru, Bolívia e Brasil”.

Para Maretti, as áreas protegidas devem ter eficácia de conservação, mas a gestão deve estar voltada também “à equidade, à redução das desigualdades, ao benefício dos povos e comunidades tradicionais, das sociedades locais, com possibilidades de desenvolvimento do turismo e de pesquisa”.

O coordenador regional do projeto Integração de Áreas Protegidas da Amazônia (IAPA), Jose Antonio Gómez foi um dos organizadores do encontro e avaliou como extremamente positiva a iniciativa. “Nós tivemos a oportunidade de fortalecer as relações já existentes e na próxima edição pretendemos ampliar o alcance do público, incluindo também as comunidades tradicionais no processo de discussão”.

Gestores de vários países, entre eles México, Argentina, Portugal, Alemanha, Bolívia, Brasil, Peru, estiveram presentes nas discussões. “Falamos sobre gestão de áreas protegidas, sobre o marco da biodiversidade pós 2020 e principalmente sobre a necessidade de integração das informações nessa região transfronteiriça. Os debates extrapolam as fronteiras brasileiras e trazem para a Sema e para o Sistema Estadual de Áreas Naturais Protegidas do Acre uma responsabilidade grande, de continuar cumprindo essa agenda ambiental”, disse a gestora da Área de Proteção Ambiental Lago do Amapá, Mirna Caniso.

Confira os links de acesso:

Dia 1

https://youtu.be/36qCo_wA0FA

Dia 2

https://youtu.be/9zxmOnYZTSo

Dia 3

https://youtu.be/Z5kyhqmoON4

Dia 4

https://youtu.be/8W1eRt7Qx8g

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Furacão do Norte vence o Botafogo na 11ª Copinha Arasuper de Futsal

Publicado

em

Foto João Valente: A Copinha Arasuper com mais uma boa rodad

O Furacão do Norte goleou o Botafogo por 6 a 0 neste domingo, 25, no ginásio do Sesc, em duelo válido pela primeira fase da 11ª Copinha Arasuper de Futsal, no Sub-10.

Nas outras partidas da categoria os resultados foram: Escolinha Arena do Urubu 2×1 Furacão do Norte (B), Santinha 4×4 Santa Cruz e Rei Artur 4×1 Flamenguinho.

“Tivemos mais uma rodada bastante movimentada e com bons jogos. Temos muitos garotos promissores no futsal acreano”, declarou o coordenador da Copinha, Auzemir Martins

Resultados do Sub-12

Botafogo 4×0 Escolinha da Conquista

Furacão do Norte 3×0 Barcelona do Calafate

Santinha 3×0 Cruz Azul

Santa Cruz 5×0 Escola do Galvez

Sub-14

Botafogo 2×0 Santinha

Cruz Azul 2×0 Escola do Galvez

Furacão do Norte 7×1 Escolinha da Conquista

Meninos de Ouro 3×1 Amigos Solidários

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco terá retorno e possíveis opções contra o São Francisco

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Dheryke volta e é uma opção importante no Estrelão

O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta segunda, 26, no José de Melo, e o técnico Ulisses Torres vai começar a definir os titulares para a partida contra o São Francisco. O jogo pela 3ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi será disputado na quinta, 29, às 18 horas, na Arena da Floresta.

O meia Dheryke, expulso contra o Vasco, retorna e é um reforço importante.

Possíveis opções 

Os volantes Tiago e Marlon Costa e o atacante Santini podem ser opções importantes no próximo confronto do Estadual. Os atletas aguardam as regularizações.

Será avaliado

O volante Israel será avaliado pelo departamento médico do Estrelão. O atleta sofreu uma lesão no ombro e não jogou contra o Galvez.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Militar apreende paredão de som por perturbação do sossego em Manoel Urbano

Publicado

em

Ação do 8º BPM ocorreu após denúncias via 190 e teve como objetivo garantir a ordem e a tranquilidade pública

A Polícia Militar, por meio do 1º Pelotão do destacamento do 8º Batalhão da PM, realizou a apreensão de um paredão de som no município de Manoel Urbano após denúncias de perturbação da tranquilidade pública.

De acordo com a corporação, a ação foi desencadeada após solicitação feita pelo número de emergência 190. No local, os militares ainda orientaram os responsáveis a cessarem o som, que estaria em volume excessivo e causando incômodo à comunidade. No entanto, diante do descumprimento das orientações, foi necessária a apreensão do equipamento.

A medida foi adotada com base nas normas previstas na legislação de contravenções penais e no Código de Trânsito Brasileiro. Segundo a Polícia Militar, a ação teve como objetivo preservar a ordem pública e assegurar o sossego e o bem-estar da coletividade.

Comentários

Continue lendo