fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Empresa que fornece alimentação a presos no Acre é investigada por reduzir refeições

Publicado

em

Iapen informou que empresa vais ser substituída. Empresa entrega menos refeições do que o firmado no contrato, diz denúncia.

Mais uma vez a empresa Tapiri, que fornece alimentação aos presos das unidades de Rio Branco se envolveu em polêmica.

Agora, o Ministério Público do Estadual (MP-AC) apura denúncias de que a empresa estava entregando menos alimentos do que o firmado em contrato.

A denúncia chegou até o órgão por meio de familiares de presos e advogados. De acordo com o MP, o Estado paga determinada quantia à empresa, mas o que ela fornece não cobre esse valor.

Tales Tranin, da 4ª Promotoria Criminal de Execução Penal e Fiscalização de Presídio, diz que a informação foi confirmada, inclusive, pela direção do Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde, na capital.

“A gente tem visto, por enquanto, com alguns laudos, alguns depoimento, que houve uma redução nesses alimentos, mas a investigação está caminhando ainda”, diz o promotor.

Feita a apuração, todos os relatórios devem ser encaminhados para a Promotoria de Patrimônio Público.

“O que o Ministério Público não aceita, e não pode ser admitido, é que o Estado pague para a empresa fornecer uma quantidade X de alimentos e a empresa forneça Y. Então, tem que ser apurado direitinho para ver a responsabilidade”, destacou.

Em maio deste ano, a empresa ameaçou suspender as refeições alegando falta de pagamento. Após acordo com Instituto Penitenciário do Acre (Iapen) e uma decisão da Justiça, a Tapiri manteve o serviço.

Só em Rio Branco, são mais de 3 mil presos — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Substituição

O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, disse que já foi notificado sobre o problema e garantiu que na segunda-feira (22) uma nova empresa deve assumir a alimentação dos presos da capital.

“A partir de segunda-feira [22], a empresa que fornece alimentos será substituída e uma nova empresa estará assumindo essa parte da alimentação das penitenciárias de Rio Branco. Fizemos um processo ordinário, licitatório e a partir daí estará prestando esse serviço”, destacou.

Ele disse ainda que o Iapen tem acompanhado as denúncias e que designou servidores para fiscalizar os contratos e a situação. “Isso gera um transtorno, certamente. Então, é interesse do Iapen fazer esse acompanhamento”, pontuou.

Arlenilson Cunha, presidente do Iapen, diz que empresa vai ser substituída — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Empresa

O Acre tem uma população carcerária de pouco mais de 6 mil presos. Deste total, 3 mil se concentram em Rio Branco, que recebem alimentos da terceirizada.

Em nota enviada ao Jornal do Acre 2ª edição nesta sexta-feira (19), a empresa confirmou que recebeu o ofício do MP, mas negou as acusações de que as refeições estão sendo enviadas em quantidade inferior ao contrato.

A empresa completa ainda que: “o relato não procede e reflete a insatisfação da comunidade prisional com outras questões, entre as quais estão as restrições de visitas e ingresso de alimentos levados pelos visitantes por causa da pandemia”.

Finalizou dizendo que tanto o MP como Iapen podem verificar os fatos no próprio local onde são produzidas as refeições.

Comentários

Continue lendo

Flash

Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá

Publicado

em

Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local

Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.

O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.

Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.

Comentários

Continue lendo

Flash

Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas

Publicado

em

Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.

Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.

A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.

A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.

Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.

” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.

O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu

Comentários

Continue lendo

Flash

Justiça revoga progressão de regime de preso condenado por tortura e determina exame criminológico

Publicado

em

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre revogou a progressão de regime concedida a Jefson Castro da Silva Ferreira, condenado a sete anos de prisão por torturar o morador em situação de rua Renan de Souza, conhecido como “Nego Bau”. A decisão atendeu a um recurso do Ministério Público Estadual.

Jefson Castro foi condenado em setembro de 2023 por tortura, crime no qual a vítima teve um dos dedos decepado por um golpe de terçado. Em novembro do mesmo ano, ele progrediu do regime fechado para o semiaberto, após decisão da Vara de Execuções Penais.

No entanto, o Ministério Público recorreu contra a medida, argumentando que a progressão foi concedida sem a realização do exame criminológico, exigido pela Lei 14.843/24, publicada no Diário Oficial em abril de 2024.

O relator do caso, desembargador Elcio Mendes, votou pela revogação da progressão de regime, sendo acompanhado pela presidente da Câmara Criminal, desembargadora Denise Castelo Bonfim. O desembargador Francisco Djalma foi contrário à decisão, mas ficou vencido no julgamento.

Com a decisão, Jefson Castro retorna ao regime fechado e só poderá progredir para o semiaberto após passar pelo exame criminológico.

Renan de Souza, o “Nego Bau”, morreu em janeiro de 2022, vítima de uma parada cardíaca.

Comentários

Continue lendo