Cotidiano
Em mais um ano, padres levam benção do Santíssimo aos fiéis em carreata no domingo de Páscoa
Fiéis improvisaram altar na frente de casa em Rio Branco para receber a benção. Por causa das restrições da pandemia, igrejas estão fechadas aos fins de semana.

Katiuce de Freitas se ajoelha na varanda de casa para receber benção — Foto: Reprodução Rede Amazônica
Por Kelton Pinho
A Diocese de Rio Branco celebrou o fim da Semana Santa fora das quatro paredes da igreja.
O domingo pascal comemora a ressurreição de Jesus Cristo, que foi morto, crucificado na Sexta-feira Santa. Como a pandemia da Covid-19 impediu os fiéis de irem às igrejas para celebrar o domingo de Páscoa, a igreja foi até eles. Em mais um ano, a bênção do Santíssimo foi feita de forma diferente.
Uma carreata percorreu as ruas da capital para abençoar as famílias em suas próprias residências. “Nós vivemos um momento muito difícil, as pessoas estão com ânimo abatido. E com essa bênção do Santíssimo nós queremos dizer que a morte, a dor, o sofrimento não têm a última palavra, a última palavra é da vida. Cristo venceu a morte, a morte foi vencida, ele ressuscitou e com eles nós ressuscitamos para uma vida nova,” declarou o padre Jairo Coelho, Diocese de Rio Branco

Padres percorreram ruas levando a benção do Santíssimo — Foto: Reprodução Rede Amazônica
O altar era improvisado em frente às casas, mas feito como muito carinho pelos fiéis.
“A minha mãe acordou a gente bem cedo para preparar o altar a pedido do padre pra gente fazer uma celebração em casa mesmo, cada um na sua casa”, explica a estudante Ana Carla.
De joelhos, katiuce de Freitas recebeu a bênção do Santíssimo na varanda de casa. Ela aproveitou o momento para rezar por todas as famílias que perderam seus entes na pandemia.
“Tem tanta gente inocente internada nos hospitais, morrendo inocentemente por falta de responsabilidade. Peço que todos se conscientizem porque o mundo está doente”, dz.
O padre lembra que o momento é de oração e união de todos pelo fim da pandemia e pela restauração da saúde de tantas pessoas necessitadas.
“O próprio senhor Jesus nos recorda isso. Quando todos nós estamos unânimes fazendo o mesmo pedido, o senhor escuta nosso clamor. E nosso clamor agora é por saúde, é pelo fim da pandemia e nós acreditamos que tudo isso vai passar e vamos poder nos encontrar novamente para celebrar o grande mistério da nossa fé, celebrarmos a presença de Jesus vivo e ressuscitado no meio de nós”, afirma.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco e Cruzeiro do Sul terão reforço do MS no combate à dengue
Para conter o avanço da dengue e reduzir casos graves e mortes, o Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 8, um conjunto de novas ações de enfrentamento à doença. No Acre, as medidas emergenciais serão concentradas nos dois municípios mais populosos do estado: Rio Branco e Cruzeiro Sul.
Ambas as cidades foram incluídas na lista de 80 municípios prioritários do país, selecionados por apresentarem alta transmissão ou crescimento no número de casos, além de população superior a 100 mil habitantes.
As ações contarão com o apoio direto da Força Nacional do SUS, que estará preparada para atuar nos municípios com a instalação de centros de hidratação com até 100 leitos cada, podendo chegar a 150 unidades em todo o Brasil. O investimento total previsto é de R$ 300 milhões.
Os centros são voltados ao acolhimento e à hidratação de pacientes com sintomas de dengue, tanto por via oral quanto venosa , com o objetivo de evitar o agravamento dos quadros e reduzir a necessidade de internações hospitalares. Os espaços poderão funcionar em unidades básicas de saúde (UBS), UPAs ou locais adaptados, como auditórios, bibliotecas, refeitórios, tendas ou contêineres.
Comentários
Cotidiano
No Acre, morador em situação de rua quase acerta repórter com pedrada

Frame/Vídeo
Uma repórter da TV Tribuna, afiliada da TV Crítica no Acre, passou por um momento de tensão enquanto gravava uma reportagem nas ruas do centro de Rio Branco. A repórter, identificada como Andressa Theles, quase foi atingida por uma pedra arremessada por um morador em situação de rua.
Segundo relato publicado no perfil oficial da emissora no Instagram, “enquanto o Centro Pop ganha mais um capítulo, pessoas vivem vulneráveis a situações de moradores usuários de entorpecentes no centro de Rio Branco. Uma repórter da TV Tribuna, afiliada da Crítica no Acre, foi quase atacada e quase atingida por uma pedra na cabeça, disparada por um dependente químico.”
Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem utiliza um estilingue para lançar a pedra em direção à equipe de reportagem. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
homem em situação que acabou detido pela Polícia Militar após causar tumulto na região do Terminal Urbano de Rio Branco. Identificado como Rian Silva Barbosa, de 25 anos, este se apresentava de forma alterada e agressiva, jogando pedras em pedestres e veículos que circulavam pelo Centro da capital.
Você precisa fazer login para comentar.