Conecte-se conosco

Cotidiano

Em mais um ano, padres levam benção do Santíssimo aos fiéis em carreata no domingo de Páscoa

Publicado

em

Katiuce de Freitas se ajoelha na varanda de casa para receber benção — Foto: Reprodução Rede Amazônica

Por Kelton Pinho

A Diocese de Rio Branco celebrou o fim da Semana Santa fora das quatro paredes da igreja.

O domingo pascal comemora a ressurreição de Jesus Cristo, que foi morto, crucificado na Sexta-feira Santa. Como a pandemia da Covid-19 impediu os fiéis de irem às igrejas para celebrar o domingo de Páscoa, a igreja foi até eles. Em mais um ano, a bênção do Santíssimo foi feita de forma diferente.

Uma carreata percorreu as ruas da capital para abençoar as famílias em suas próprias residências. “Nós vivemos um momento muito difícil, as pessoas estão com ânimo abatido. E com essa bênção do Santíssimo nós queremos dizer que a morte, a dor, o sofrimento não têm a última palavra, a última palavra é da vida. Cristo venceu a morte, a morte foi vencida, ele ressuscitou e com eles nós ressuscitamos para uma vida nova,” declarou o padre Jairo Coelho, Diocese de Rio Branco

Padres percorreram ruas levando a benção do Santíssimo — Foto: Reprodução Rede Amazônica

O altar era improvisado em frente às casas, mas feito como muito carinho pelos fiéis.

“A minha mãe acordou a gente bem cedo para preparar o altar a pedido do padre pra gente fazer uma celebração em casa mesmo, cada um na sua casa”, explica a estudante Ana Carla.

De joelhos, katiuce de Freitas recebeu a bênção do Santíssimo na varanda de casa. Ela aproveitou o momento para rezar por todas as famílias que perderam seus entes na pandemia.

“Tem tanta gente inocente internada nos hospitais, morrendo inocentemente por falta de responsabilidade. Peço que todos se conscientizem porque o mundo está doente”, dz.

O padre lembra que o momento é de oração e união de todos pelo fim da pandemia e pela restauração da saúde de tantas pessoas necessitadas.

“O próprio senhor Jesus nos recorda isso. Quando todos nós estamos unânimes fazendo o mesmo pedido, o senhor escuta nosso clamor. E nosso clamor agora é por saúde, é pelo fim da pandemia e nós acreditamos que tudo isso vai passar e vamos poder nos encontrar novamente para celebrar o grande mistério da nossa fé, celebrarmos a presença de Jesus vivo e ressuscitado no meio de nós”, afirma.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo