Conecte-se conosco

Acre

Em Brasília, Bocalom participa de encontro do Pronasci e destaca ações do Município em segurança pública

Publicado

em

Encontro contou com a presença de 163 gestores municipais (Foto: Assecom)

Com objetivo de articular políticas públicas de segurança pública nas cidades brasileiras, o Ministério da Justiça reuniu prefeitos e representantes dos Municípios para ouvir as demandas, colher informações sobre as ações em andamento ou planejadas para redução da violência e promoção da cidadania.

Realizado em Brasília, nos dias 25 e 26 de julho, o Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), contou com a presença de 163 gestores municipais, entre os quais o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), Cel. Ezequiel Bino, também chefe do Gabinete Militar do Município.

“Nós fizemos a discussão daquilo que a gente está fazendo, do que a gente precisa para o nosso município, do que Rio Branco avançou, do que Rio Branco pretende, mas também principalmente do que Rio Branco precisa de ajuda do Governo Federal”, informou o prefeito.

Na oportunidade, o secretário relatou as principais ações da Prefeitura de Rio Branco para promover segurança e cidadania que, no geral, são políticas transversais de prevenção à criminalidade.

“Temos muito orgulho de poder dizer os avanços que a nossa gestão já alcançou a começar pelo sistema de vídeo monitoramento. Ressaltar mais uma vez que, pela primeira vez, a nossa Cavalgada [evento de abertura da Expoacre] será toda vídeo monitorada. Na entrada do Parque de Exposições foram instaladas câmeras de reconhecimento facial, um investimento municipal que nunca existiu”, lembrou.

Ele destacou outras iniciativas como o Conselho Municipal de Segurança Pública e o programa Família Acolhedora. “Uma criança que é retirada do abrigo e vai para o seio da família, é uma criança a menos à disposição de ser cooptada pelo crime. Tem também os tablets para as crianças, por meio dos quais os professores mandam mensagens educativas e contra a violência. Enfim, são uma série de medidas transversais que se relacionam à segurança pública de Rio Branco”, pontuou.

A iluminação da cidade em LED também foi mencionada. “Quando a gente ilumina as áreas vulneráveis e chega com dignidade através do calçamento das ruas, da limpeza, isso é também prevenção e segurança para a população”, disse.

Em relação à violência contra mulher, o prefeito destacou a Casa Rosa Mulher. “Rio Branco, pelo que eu vi aqui, é uma das poucas cidades do Brasil que tem um tratamento especial. Tá todo mundo esperando o dinheiro do Governo Federal para montar um uma casa que atenda as mulheres vítimas de violência. É um projeto nacional e nós temos já temos como projeto municipal. Então, são essas e outras ações que a nossa Prefeitura está fazendo para diminuir a violência na nossa Capital que, se Deus quiser, teremos um número bem inferior ao final do nosso mandato”, concluiu.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.

Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.

Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Publicado

em

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos

A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.
Foto: Sérgio Vale

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco neste sábado, 27, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 12h, o manancial marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio estava em 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em poucas horas, o Rio Acre subiu mais 40 centímetros, intensificando o risco de alagamentos em diferentes regiões da capital.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações registradas nos dias anteriores, principalmente nas áreas de cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital acreana.

Comentários

Continue lendo