Conecte-se conosco

Geral

Em Brasileia, Beatriz Cameli lança o livro “Orleir Cameli, Um Homem à Frente do Seu Tempo”

Publicado

em

Por Fernando Oliveira
Fotos: Gennoci Nascimento Secom/ Prefeitura de Brasileia

O Centro Cultural de Brasileia recebeu, na noite desta segunda-feira, 24, uma grande solenidade para o lançamento do livro “Orleir Cameli, Um Homem à Frente do Seu Tempo”, escrito pela professora, pesquisadora e ex-primeira-dama do Acre, Beatriz Barroso Cameli, esposa do homenageado.

O evento reuniu autoridades, convidados, parceiros culturais e a comunidade em geral. Entre os presentes estavam o prefeito Carlinhos do Pelado, o vice-prefeito Amaral do Gelo, o presidente da Câmara Municipal Marquinhos Tibúrcio, além dos vereadores Dhjailson Américo e Beto Dantas.

A realização do evento contou com o apoio fundamental da Academia de Letras de Brasiléia, da Prefeitura de Brasiléia, por meio do prefeito Carlinhos do Pelado, que não mediu esforços para a concretização da solenidade, e das equipes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e da Secretaria Municipal de Comunicação, além da equipe de produção, parceiros culturais, familiares e amigos que contribuíram de forma decisiva para que o lançamento se tornasse um momento marcante para toda a comunidade.

A obra apresenta um retrato afetivo e historicamente preciso sobre a trajetória do ex-governador Orleir Messias Cameli, considerado um dos maiores líderes políticos da história do Acre. Beatriz, nascida em 4 de abril de 1948, no distrito de Ibéria, no Peru, formou-se em Pedagogia com nota máxima em 1974 e dedicou sua vida à educação, à cultura e ao estudo das tradições. Casou-se com Orleir em 1979, em Lima, e mudou-se para Cruzeiro do Sul, onde se integrou completamente à região, tornando-se referência na área cultural e social.

Ao longo do livro de mais de 400 páginas, a autora resgata momentos marcantes da vida do marido, revelando o político determinado, o empresário audacioso, o pai e avô dedicado e o visionário que transformou sonhos em realizações concretas no Vale do Juruá e em todo o estado.

No livro, Beatriz apresenta também uma narrativa detalhada da origem de Orleir Cameli e de seu protagonismo no Acre, filho de imigrantes libaneses e cearenses, é reconhecido como um dos governadores mais importantes da história do estado, responsável por obras estruturantes e ações pioneiras que transformaram a vida de milhares de acreanos.

Durante a cerimônia, o prefeito Carlinhos do Pelado destacou o valor histórico do livro e o legado deixado pelo ex-governador: “É uma honra recebermos esse lançamento em Brasileia. Este livro registra com sensibilidade e rigor a história de um homem que deixou obras fundamentais para o Acre. Uma das mais marcantes foi a pavimentação da BR-317, no trecho Brasileia Rio Branco, que tirou nossa cidade e outros municípios do isolamento. Quem viveu aquela época sabe que, no inverno, na maioria das vezes só era possível viajar em uma Toyota traçada. A pavimentação mudou nossa realidade e abriu caminho para o desenvolvimento da nossa região”, pontuou.

O prefeito também celebrou o protagonismo de Brasileia no cenário literário: “Brasileia é, com muita alegria, a cidade da literatura. Só este ano já celebramos quatro lançamentos: das professoras Dolores Paixão, Gislene Salvatierra, Ivana Cristina e agora este belíssimo trabalho sobre o governador Orleir Cameli, escrito pela professora Beatriz. Isso mostra a força criativa da nossa cidade e o compromisso com a preservação da história e da cultura”, disse ele.

Em um discurso emocionado, Beatriz Cameli agradeceu o apoio recebido e ressaltou a importância de preservar a memória do Acre. A obra escrita por quem compartilhou sonhos, desafios e conquistas com Orleir apresenta a essência de um líder que marcou gerações, sempre comprometido com o progresso e o bem do povo acreano.

Em seu trabalho, ela revela também diferentes dimensões de Orleir: o político firme, o empresário visionário, o pai e avô dedicado e o “Construtor de Utopias”, como define na obra.

O lançamento encerrou em clima de celebração cultural, reafirmando Brasileia como um dos polos literários mais ativos do Acre e valorizando, mais uma vez, a memória e a história do estado.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM apreende drogas, arma e ‘contabilidade’ do tráfico durante patrulha em Plácido de Castro

Publicado

em

Suspeito abandonou sacola com entorpecentes, revólver e caderno de anotações criminosas ao fugir da polícia. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.

Os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma residência já conhecida pelas autoridades como ponto de venda de drogas. Foto: captada 

A Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu uma carga completa de materiais usados no tráfico de drogas durante um patrulhamento realizado na manhã desta quarta-feira (24) em Plácido de Castro. A ação, executada por uma guarnição do 4º Batalhão, ocorreu após denúncias de intensa movimentação suspeita em uma área periférica da cidade.

Por volta das 8h, os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma casa já mapeada pelas autoridades como ponto de venda de entorpecentes. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.

Dentro do objeto, a polícia encontrou porções de crack, maconha e cocaína, uma balança de precisão, embalagens plásticas para fracionamento, um revólver calibre .32 com munições, dinheiro em espécie e um caderno com anotações detalhadas sobre a atividade criminosa – que funcionava como uma espécie de “contabilidade” do tráfico.

Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro, onde o caso segue em investigação. As autoridades buscam identificar e localizar o suspeito que conseguiu fugir.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vídeo: PM prende homem com arsenal e drogas durante patrulhamento em Rio Branco

Publicado

em

Suspeito de 23 anos jogou arma sobre muro ao ver policiais, mas foi detido com carregador; ação apreendeu pistola, escopeta e cocaína

Um homem de 23 anos foi preso em flagrante durante uma operação da Polícia Militar no bairro Belo Jardim II, em Rio Branco. Dioney Bruno Ferreira de Souza foi detido após tentar se desfazer de uma pistola ao perceber a aproximação dos agentes, que realizavam patrulhamento ostensivo devido a conflitos recentes entre facções rivais na região.

Ao abordarem um grupo que consumia bebidas alcoólicas com som alto em via pública, os policiais perceberam movimentos suspeitos. Enquanto parte dos presentes fugiu pulando muros, Dioney correu até um muro e arremessou uma arma para um terreno vizinho. Durante a revista, foi encontrado em seu bolso um carregador de pistola com sete munições calibre 9mm.

No terreno ao lado, os militares localizaram uma pistola Taurus modelo G2C, calibre 9mm, com 12 munições. Dentro da residência do suspeito, foram apreendidos ainda uma escopeta calibre 28, seis cartuchos e 42 trouxinhas de cocaína prontas para venda.

O homem foi preso em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo (de uso permitido e restrito) e tráfico de drogas. Ele foi conduzido algemado e sem lesões à delegacia especializada para os procedimentos legais.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça decreta prisão preventiva de monitorado que matou colega a facadas no Joafra, em Rio Branco

Publicado

em

Gerdson Pinto da Silva, 21, cumpria pena com tornozeleira eletrônica por assalto e organização criminosa; ele confessou o crime após ser preso pela PM

Antes da fuga, o autor do homicídio, ainda teria tentado alterar a cena do crime. Gerdson Pinto da Silva, que cumpria pena por assalto e integrar organização criminosa, com monitoração eletrônica. Foto: captada 

O detento monitorado Gerdson Pinto da Silva, 21 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre na tarde desta terça-feira (23), durante audiência de custódia no Fórum Criminal. Ele é acusado de assassinar o colega de trabalho Marcos Pereira da Luz, 28, na madrugada da última segunda-feira (22), no apartamento onde moravam na Rua Eldorado, bairro Joafra.

Segundo a polícia, após uma discussão, Gerdson desferiu um golpe de madeira na cabeça da vítima e, em seguida, a esfaqueou várias vezes com uma faca de mesa. Antes de fugir, ele ainda tentou alterar a cena do crime.

Gerdson cumpria pena por assalto e integração a organização criminosa com monitoramento eletrônico. Foi preso pela Polícia Militar horas após o homicídio e, na delegacia, confessou a autoria.

A Polícia Civil tem agora 30 dias para concluir o inquérito. A decisão judicial reforça a gravidade do crime e mantém o acusado preso durante as investigações.

Comentários

Continue lendo