Cotidiano
Em Borba-AM, outro acusado de estupro foi queimado vivo em 2018
Caso é parecido com o de Ronald, esquartejado sexta-feira (17) em Fonte Boa, no mesmo estado; ambos foram retirados da prisão pela população
Do R7
A reação de parte da população de Fonte Boa, no Amazonas, que sexta-feira (17) matou, esquartejou e queimou um acusado de estupro teve um precedente parecido em outro municípo do estado, em julho de 2018.
Na ocasião, a população de Borba, assim como ocorreu em Fonte Boa, depredou e invadiu a carceragem da polícia local para retirar o preso. Gabriel Lima Cardoso, de 18 anos, foi linchado e queimado vivo em uma via pública enquanto era filmado por vários moradores.
O episódio também foi mostrado com orgulho em redes sociais por pessoas que registraram o ato de justiça com as próprias mãos. O vídeo dos dois casos foi postado no Youtube e mostrado em blogs locais.
Gabriel Lima era suspeito de estuprar e matar com 16 facadas uma adolescente de 14 anos. O linchamento, com golpes na cabeça, pedradas, pauladas e chutes, segundo as notícias da época, ocorreu após a invasão ao quartel da Polícia Militar do município.
A Polícia Civil do Amazonas foi procurada pela reportagem do R7 para dar mais informações sobre os dois casos, mas, até a publicação deste texto, não retornou os chamados.
Segundo a imprensa do Amazonas, no caso de Borba, 13 pessoas que invadiram a delegacia e mataram o acusado de estupro foram presas e transferidas para Manaus logo em seguida.
Em relação a Fonte Boa, o delegado geral adjunto da Polícia Civil afirmou que analisará as imagens do episódio de sexta-feira para prender os responsáveis pelo ataque à prisão e pela morte de Ronald Gomes Borges, de 28 anos, um dia após ele ter sido preso por estuprar e matar uma menina de 10 anos.
Leia: Prefeito lamenta morte de menina e não cita esquartejamento
Comentários
Cotidiano
FEAB confirma jogo em Tarauacá e data das finais do Estadual

Foto FEAB: Federação definiu toda programação da reta final do campeonato
O departamento técnico da Federação Acreana de Basquete (FEAB) confirmou para sábado, 24, às 14 horas, na quadra da escola Djalma Batista, em Tarauacá, o confronto entre Djalma Batista e Feijó. A partida vale uma vaga na final do Campeonato Estadual, no masculino.
“Fechamos todo o planejamento e vamos promover o jogo no sábado. Vamos para mais uma etapa importante da competição”, declarou o diretor técnico da FEAB, professor Manieldem Távora.
Finais no dia 31
Segundo Manieldem Távora, as finais do Estadual de 2025 serão disputadas no sábado, 31, a partir das 13 horas, no ginásio do IFAC. AAB e ABMAC abrem a programação na disputa do título no feminino e o New City vai jogar contra o vencedor do duelo em Tarauacá na final do masculino.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco ocupa 16ª posição entre as capitais em ranking de acesso à educação

Rio Branco aparece na 16ª colocação entre as capitais brasileiras no pilar de Acesso à Educação do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No recorte geral, considerando todos os municípios do país, a capital acreana ocupa a 254ª posição.
De acordo com o levantamento, as capitais com melhor desempenho em acesso à educação são Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Fortaleza (CE). Na outra ponta do ranking aparecem Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO), que figuram entre as últimas colocações.
O pilar de Acesso à Educação avalia a capacidade dos municípios de garantir vagas na rede de ensino, infraestrutura adequada e condições para a permanência dos estudantes na escola. Segundo o CLP, esses fatores são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico das cidades.
Com peso de 6,4% na composição do Ranking de Competitividade dos Municípios, o indicador considera dados relacionados à oferta do ensino básico e ao acesso de crianças e jovens à educação. A ausência dessa base, conforme o estudo, contribui para o aumento das desigualdades e para a redução das oportunidades de prosperidade no longo prazo.

Comentários
Cotidiano
Humaitá bate o Santa Cruz de virada e conquista 1ª vitória no Estadual

Foto Sueli Rodrigues: O Everthon(bola) fez um bom duelo com zagueiro Yan
O Humaitá venceu o Santa Cruz por 2 a 1, de virada, nesta quinta, 22, na Arena da Floresta, e conquistou a primeira vitória no Campeonato Estadual Sicredi de 2026. Alexandro e André Lima marcaram os gols do Tourão enquanto Júlio Bezerra descontou para o Santa Cruz.
Resumo da partida
Humaitá e Santa Cruz fizeram um começo de jogo de muita marcação e sem grandes oportunidades.
Aos 27, a bola foi dividida na frente da área. O zagueiro Andrezinho falhou e Júlio Bezerra fez 1 a 0 para o Santa Cruz.
O Humaitá passou a pressionar em busca do empate. Alexandro bateu e João Vitor realizou uma boa defesa. Aos 34, Alexandro cobrou escanteio e empatou a partida.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Sandro Resende mudou a formatação tática do Santa Cruz.
Aos 20, cobrança de escanteio e após a confusão dentro da área, André Lima marcou o gol da virada do Humaitá.
O Santa Cruz passou a pressionar, mas o Humaitá conseguiu garantir o triunfo.
O cara
O atacante Alexandro, do Humaitá, foi o escolhido o cara da partida.
Fala, Sandro!
“Tivemos um jogo muito equilibrado e as falhas acabam sendo decisivas, mas não existe culpa para nenhum atleta. Esse é o momento de seguir trabalhando. Vamos ter uma semana para fazer as correções e chegar ainda mais forte contra o Vasco”, declarou o técnico do Santa Cruz, Sandro Resende.
Vitória gigante
O técnico Rogério Pina classificou a vitória do Humaitá como gigante e projeta uma equipe mais forte na próxima rodada.
“Sabíamos das dificuldades da partida. Conseguimos a virada e no final fechamos a equipe para garantir a vitória. Gosto de montar com proposta de jogo e ainda podemos evoluir muito”, afirmou Rogério Pina.


Você precisa fazer login para comentar.