Acre
Eleitor foi mal acostumado por políticos corruptos e por isso, negocia o voto’, diz candidata
Candidata a deputada estadual pelo PDT, a inquieta e simpática professora que faz sucesso nas redes sociais não tem papas na língua.
De uma nova safra de bens sucedidos jovens professores universitários, Nayra Colombo, 34 anos, natural de Sena Madureira, é o retrato da juventude que optou por deixar de ser expectadora e assumiu o protagonismo como forma de vida.
Professora, Nayra, a exemplo de outros líderes, resolveu batalhar para ser a representatividade da própria categoria, ao disputar uma vaga para o parlamento acreano.
Candidata a deputada estadual pelo PDT, a inquieta e simpática professora que faz sucesso nas redes sociais não tem papas na língua e diz que o eleitor foi mal acostumado por políticos corruptos e por isso, negocia o voto; ela diz, ainda, que já recebeu propostas de casamento durante a campanha, apesar de ostentar uma grossa e brilhante aliança de esposa na mão esquerda, conta como é difícil fazer campanha no Acre e afirma que entrou em crise quando passou a fazer parte da classe política que é xingada de ladrões e corruptos.
“Logo eu, que estudei tanto, que procuro sempre fazer tudo certinho. Foi um choque para mim”, conta.
Jovem, loira, bem sucedida e recém apaixonada pela política partidária, Nayra diz que o eleitor é mal acostumado e negocia o voto porque foi acostumado por maus políticos.
“O eleitor foi mal acostumado e mal informado. A gente não pode chegar para pedir votos, que parece que a nossa obrigação enquanto candidato é retribuir, com troca, esse voto. As pessoas precisam aprender que este é um processo democrático e é necessário existir ética”, declara.
Bem humorada, ao ser questionada sobre o espaço da mulher na política, a professora cita as dificuldades em ser mulher, fala do assédio, e diz, entre risadas, que já recebeu até pedidos de casamento. “Como mulher, eu posso dizer que não é fácil. Para mulher até andar só, é difícil. Eu já recebi cantada, proposta de casamento, embora minha aliança esteja aqui, para quem quiser ver. Ainda bem que tenho um marido que me apoia em tudo”, disse.
Nayra diz que gosta política partidária e que pretende continuar nela, apesar dos percalços, e diz, com certa tristeza, que foi duro ser jogada na vala comum de uma política desacreditada.
“O pior de tudo isto que estou vivendo, é sair da minha zona de conforto e ser colocada em um grupo de pessoas onde para a sociedade todo mundo é corrupto, ladrão. Logo eu que estudei tanto, que tento ser tão correta. Fui criada para ser uma pessoa de sucesso. Entrei na faculdade aos 16 anos, aos 21 já dava aula na Universidade Federal do Acre, e de repente, as pessoas nem querem saber da minha biografia e já me avaliam pelo senso comum de que todo político é corrupto. É difícil”, disse.
Mostrando paixão pela cidade natal, Sena Madureira, Nayra diz que a cidade merece representantes mais comprometidos com a realidade local.
“Sena Madureira é politizada, sabe o que quer, e eles desejam representantes mais comprometidos e mais atentos à cidade. Acho que os deputados de lá deixam a desejar”, frisa.
A professora Nayra encerrou a entrevista à ContilNet Noticias afirmando que sua principal bandeira de campanha é a favor do fortalecimento da educação, e frisou que a categoria merece ter um representante no parlamento estadual.
Comentários
Acre
Corpo encontrado às margens do Rio Acre em Rio Branco é identificado
Homem de 28 anos foi achado sem vida sob a Ponte Metálica, e causas da morte ainda são investigadas
O corpo encontrado no início da tarde deste sábado (1), às margens do Rio Acre, embaixo da Ponte Juscelino Kubitschek (Ponte Metálica), no bairro da Base, em Rio Branco, foi identificado como Luan Geraldino de Moraes, de 28 anos, morador do Conjunto Castelo Branco.
As circunstâncias da morte ainda são desconhecidas, e a Polícia Civil conduz as investigações para esclarecer o caso.
Entenda o caso
Populares que passavam pela Rua Estado do Acre avistaram o corpo de Luan e acionaram a Polícia Militar. Segundo informações preliminares, ele não apresentava marcas de violência, como perfurações por faca ou tiros, levantando a hipótese de afogamento, possivelmente durante um surto psicótico.
O local foi isolado por policiais do 1º Batalhão para o trabalho da perícia criminal. Após os procedimentos, o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos para determinar a causa da morte.
A investigação inicial está sob responsabilidade da Equipe de Pronto Emprego (EPE) e, posteriormente, será conduzida pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Acre
Com entregas da mais alta condecoração do Estado, governador participa de cerimônia de posse da nova mesa diretora da Aleac: ‘Será um ano para executar’
Demonstrando respeito e a importância das alianças entre os poderes em prol da população, o governador Gladson Cameli acompanhou, neste sábado, 1º, no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a cerimônia de posse da nova mesa diretora da Casa para o biênio 2025/2026. A nova composição da mesa diretora tem como presidente o deputado Nicolau Junior, que assume essa posição pela segunda vez. A solenidade também foi marcada pela entrega da mais alta honraria do Estado para parlamentares.
Nicolau Junior é acreano, natural de Cruzeiro do Sul, formado em direito e empresário. Ele tem 40 anos, é casado com a médica Isla Greice Messias e pai de duas meninas: Liz e Elisa. Atualmente, cumpre o seu terceiro mandato de deputado estadual e estava como primeiro secretário da Aleac nos últimos dois anos.
Conhecido por ter um perfil pacificador, ele tem boa relação com deputados e defende que a política deve ser usada como um instrumento para melhorar a vida das pessoas.
Durante a solenidade, o governador Gladson Cameli aproveitou para se dirigir aos 24 deputados, peças fundamentais para que sua gestão tenha avançado em importantes áreas nos últimos seis anos em que esteve à frente do Executivo por dois mandatos.
“A tarefa de dar uma resposta satisfatória para os anseios e necessidades do povo acreano seria impossível sem a base parlamentar que apoia o nosso governo nesta Casa. Mesmo a oposição, que tem cumprido o seu papel qualificando o debate democrático e sinalizando os naturais possíveis enganos que qualquer gestão comete”, agradeceu.
Mais uma vez, o governador destacou que define 2025 como o ano da execução do que está planejado e, desta forma, conta ainda mais com a união de todos para que o Acre possa se desenvolver.
“Será um ano para executar, concluir as inúmeras obras em andamento e fomentar novas ações sociais que melhorem a qualidade de vida dos acreanos e acreanas. Assim espero que a união entre o Executivo e o Legislativo continue se fortalecendo cada vez mais, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar e com a consciência que o nosso principal objetivo é a melhoria da qualidade de vida do nosso povo.”
Para o início desta nova fase na Aleac, o governador desejou que os trabalhos sejam conduzidos com bom senso e harmonia para que os frutos sejam colhidos pela população. Também agradeceu o trabalho desenvolvido pelos parlamentares que agora passam o bastão para a nova mesa diretora.
Ao finalizar seu discurso, Cameli anunciou a entrega da mais alta condecoração do Estado do Acre, a Ordem da Estrela do Acre, no grau Grã-Cruz ao deputado Nicolau Junior e no grau Grande Oficial aos deputados Luiz Gonzaga e Pedro Longo. A honraria é concedida para personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol da população.
“É o reconhecimento do governo do Estado do Acre. Que este seja um ano de muitas realizações, de união e muito trabalho pela população do nosso estado”, completou.
Avaliação e projetos futuros
Luiz Gonzaga avaliou que seu mandato à frente da Casa termina com avanços importantes com relação à inovação e tecnologia. Além de destaque nacional.
“O que fizemos na nossa gestão foi implementar e dar prosseguimento àquilo que já está sendo feito pela gestão anterior, que teve o deputado Nicolau Junior como presidente. Conseguimos fazer um bom trabalho. Pela primeira vez, a Assembleia Legislativa do Acre foi convidada a ir à ONU. Concorremos com o projeto Jovem Parlamentar, que teve a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e também com a Secretaria de Educação e nós ganhamos e fomos convidados para apresentar esse projeto na ONU, então é uma honra muito grande que o povo tenha essa oportunidade”, avaliou.
Ele relembra também a criação do Guia Eleitoral construído pela Ouvidoria da Aleac.
“Aperfeiçoamos nosso portal com o trabalho de nossos servidores. Foram dois anos de muito trabalho, em parceria com os nossos parlamentares e servidores para que pudéssemos chegar a este momento tão alegre. Queremos que o nosso estado continue crescendo, porque as pessoas precisam de oportunidade”, completa.
Ao assumir a presidência, Nicolau Junior, destacou que pretende manter a independência do Poder, apostando no diálogo e respeito.
“Vou conduzir a Assembleia Legislativa do Acre de forma democrática, cada deputado tem a sua independência e é assim que a gente vai continuar trabalhando. Vamos estar ao lado do governo, fiscalizando as obras e acompanhando tudo de perto. O objetivo final é terminar essas obras, porque vão gerar muito emprego e renda para o nosso Estado. Então, é isso que queremos”, destacou.
Também presente na solenidade, a vice-governadora e também secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, frisou que os laços entre os poderes constituídos são que fazem os projetos e ações chegarem na ponta.
“Isso é valorizar a democracia através das atividades da Assembleia Legislativa do Acre, que defende os direitos das pessoas e a busca de melhorias para elas. Esperamos o compromisso, que é o que tem sido demonstrado até agora. Cabe à Aleac ouvir da população e trazer as demandas do Palácio Rio Branco, para o governo do Estado e para os demais setores responsáveis para que possamos devolver à sociedade aquilo que nós nos comprometemos politicamente a fazer pela população.”
Composição da nova mesa diretora:
Presidente: Nicolau Júnior;
1º secretário: Luiz Gonzaga;
1º vice-presidente: Pedro Longo;
2º secretário: Chico Viga;
2º vice-presidente: Maria Antônia;
3ª secretária: Antônia Sales;
3ª vice-presidente: Eduardo Ribeiro;
4º secretário: Gene Diniz;
5º secretário: André Vale.
Comentários
Acre
Homem é encontrado sem vida às margens do Rio Acre em Rio Branco
Possível surto psicótico pode ter levado ao afogamento; corpo não apresenta marcas de violência
Um homem ainda não identificado foi encontrado sem vida por populares nesta quarta-feira, debaixo da Ponte Juscelino Kubitschek, no bairro da Base em Rio Branco, possivelmente após um surto psicótico.
Moradores que passaram pela Rua Estado do Acre avistaram o corpo e imediatamente acionaram a Polícia Militar, que isolou a área para os trabalhos da perícia criminal antes de remover o corpo para o Instituto Médico Legal.
A ocorrência segue sob investigação preliminar da Equipe de Pronto Emprego, com posterior encaminhamento para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa para apuração dos fatos.
Você precisa fazer login para comentar.