Conecte-se conosco

Acre

Educação estadual promove certificação de servidores para a gestão escolar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional, realizou na manhã desta terça-feira, 30, no auditório da SEE, em Rio Branco, a certificação dos 297 servidores docentes e não docentes candidatos a gestores escolares.

Certificação dos 297 servidores docentes e não docentes candidatos a gestores escolares. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O curso, realizado pelo Departamento de Formação e Assistência Educacional, teve como meta habilitar os participantes para ocupar o cargo de gestor escolar durante o quadriênio 2024/2027, nas escolas da rede pública estadual de educação básica.

Lídia Cavalcante, chefe do Departamento de Formação, destacou a importância da ampliação dos conhecimentos técnicos e da gestão pedagógica, administrativa e socioemocional: “Este evento não apenas reconhece o esforço dos participantes, mas também reforça o compromisso da SEE com a qualidade da gestão escolar e o desenvolvimento contínuo de seus profissionais”.

Cristina Araújo, gestora da Escola Ramona de Castro, participou do curso pela segunda vez e recomenda. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O curso, com carga horária de 80 horas, foi ministrado nos 22 municípios do estado, utilizando a modalidade de ensino a distância (EaD) por meio da plataforma Moodle, entre 27 de dezembro de 2023 e 02 de fevereiro de 2024.

Cristina Araújo, uma das gestoras certificadas, expressou sua gratidão pelo curso, ressaltando a importância do aprendizado teórico e prático para a gestão escolar: “Muito gratificante, esse curso tem contribuído muito para o meu trabalho na escola enquanto gestora”.

Da mesma forma, a professora Leylane Gomes de Sousa elogiou a eficiência do curso e a qualidade da didática empregada na plataforma online: “Se você conseguir ler todo o material que está lá na plataforma como base, sai com uma grande experiência para ser um bom gestor”.

Professora Leylane de Sousa, coordenadora na Escola Jovem Boa União, afirma que o curso foi de uma eficiência muito grande e que a didática utilizada na plataforma foi muito eficiente. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Os servidores certificados agora estão aptos a concorrer à eleição para gestor escolar, com votação direta pela comunidade escolar, composta por alunos, pais, professores e servidores das escolas. O processo de eleição para gestores escolares está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2024 em todo o estado.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rios do Acre apresentam tendência de estabilidade, com elevações pontuais em alguns municípios

Publicado

em

O monitoramento realizado pelo governo do Acre indica que, na leitura do nível dos rios realizada nesta segunda-feira, 19, os principais rios do estado apresentam predominância de estabilidade e redução, com elevações pontuais em áreas específicas, conforme dados do Relatório Hidrometeorológico, elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), com suporte da Defesa Civil estadual. Os dados podem sofrer alteração devido ao horário em que foram divulgados.

Rio Acre segue baixando de nível. Foto: Alefson Oliveira/Secom

A análise aponta que na bacia do Rio Acre, as plataformas de coleta de dados registraram redução do nível na maioria dos pontos monitorados. As exceções foram os municípios de Brasileia (7,80m) e Plácido de Castro (11,23m), que apresentaram elevação na leitura. Em Rio Branco, o rio está com o nível de 14,44 metros, na leitura das 12h, mantendo-se acima da cota de transbordo (14m). De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), não houve registro significativo de chuva nas últimas 24 horas na bacia do Acre.

Na bacia do Rio Purus, o cenário foi de redução generalizada dos níveis em todas as estações monitoradas, incluindo Sena Madureira (12,78m) e Manoel Urbano (9,92m). O monitoramento da ANA informa ausência de precipitações expressivas no período, o que contribuiu para a tendência de recuo das águas.

Já na bacia dos Rios Tarauacá e Envira, a maioria das plataformas também indica queda dos níveis, com exceção do município de Feijó, que apresentou leve elevação. Diferentemente das demais regiões, foi registrado volume significativo de chuva em Tarauacá, com acumulado de 46,4mm nas últimas 24 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na bacia do Rio Juruá, o monitoramento apontou elevação do nível em Cruzeiro do Sul (13,41m), enquanto Porto Walter (9,71m) apresentou redução. Também não houve registro de chuva significativa nas últimas 24 horas, conforme dados da ANA.

O acompanhamento dos níveis dos rios é contínuo e integra as ações preventivas do Estado. A orientação é para que a população acompanhe os boletins oficiais e siga as recomendações da Defesa Civil em caso de alterações no cenário hidrológico.

The post Rios do Acre apresentam tendência de estabilidade, com elevações pontuais em alguns municípios appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Calor intenso e alta umidade marcam a segunda-feira no Acre, com risco de chuvas fortes

Publicado

em

Previsão indica pancadas isoladas em todas as regiões do estado, principalmente à noite e na madrugada, com temperaturas acima dos 30 °C

O início da semana no Acre será marcado por calor intenso e elevada umidade do ar, condições que favorecem a ocorrência de chuvas isoladas e pontuais em diversas regiões do estado nesta segunda-feira (19). Em algumas áreas, as precipitações podem ser fortes, aumentando o risco de transtornos à população, sobretudo durante a noite e a madrugada.

No leste e no sul do estado, que incluem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, a previsão aponta sol entre nuvens, períodos de forte calor e chuvas passageiras ao longo do dia, com maior intensidade no período noturno. A umidade relativa do ar deve variar entre 55% e 65% durante a tarde, podendo alcançar entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos permanecem fracos ou calmos, com predominância do norte e variações entre noroeste e nordeste.

No centro e oeste do Acre, abrangendo regiões como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo também será quente e abafado, com chuvas isoladas e probabilidade média de precipitações mais intensas. Nessas áreas, a umidade relativa do ar oscila entre 65% e 75% à tarde, chegando a 90% ou até 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos seguem fracos, com direção predominante do norte.

As temperaturas continuam elevadas em todo o estado. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as mínimas variam entre 22 °C e 24 °C, enquanto as máximas ficam entre 31 °C e 33 °C. Em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, as máximas podem alcançar entre 32 °C e

Comentários

Continue lendo

Acre

Idoso de 87 anos com problemas de audição desaparece em Rio Branco

Publicado

em

Um idoso identificado como Pedro Vilchez, de 87 anos, está desaparecido em Rio Branco. De acordo com familiares, ele foi visto pela última vez no domingo (18), nas proximidades do Café Contri, vestindo calça jeans, camisa branca e chapéu branco.

Pedro possui problemas de audição, o que aumenta a preocupação da família e reforça o pedido de atenção redobrada da população.
A informação sobre o desaparecimento foi confirmada nesta segunda-feira (19) pelo filho do idoso, Marcos Vilchez, que solicita apoio para localizar o pai o quanto antes.

Qualquer informação que possa ajudar a encontrar Pedro Vilchez deve ser repassada imediatamente pelo telefone: (68) 99994-9881.

Comentários

Continue lendo