Brasil
Dois homens são presos com armas e drogas durante operação em Nova Mamoré
Ação policial conjunta apreende armas, 4 kg de maconha e 50 g de cocaína; suspeitos foram encontrados após tentativa de fuga

À Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim, onde as medidas cabíveis estão sendo adotadas. A operação reforça o combate ao crime organizado na região de fronteira. Foto: assessoria
Portal SGC
Na última quarta-feira (18), dois homens foram presos por porte ilegal de arma e tráfico de drogas durante a Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, realizada na zona rural de Nova Mamoré, em Rondônia. A ação contou com a participação das equipes do 6° BPM, 3ª Cia de Nova Mamoré, BPFRON, Pelotão de Operações com Cães do BPCHOQUE, DENARC e 5° BPM.
Segundo informações do Portal SGC, os suspeitos desceram abruptamente de um táxi e fugiram em direção a uma área de mata, mas foram localizados em uma carreta interceptada próximo à linha 8 após um cerco policial. Durante a abordagem, foram apreendidos um revólver calibre .32 com munições, 4 kg de maconha e 50 g de cocaína.
O motorista da carreta alegou desconhecer os homens e afirmou que havia dado carona a pedido deles enquanto trafegava pela rodovia. Um dos suspeitos declarou que a droga foi entregue por uma pessoa identificada apenas como “Tino”.
Os detidos foram encaminhados, junto com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim, onde as medidas cabíveis estão sendo adotadas. A operação reforça o combate ao crime organizado na região de fronteira.
Comentários
Brasil
Prefeitura de Xapuri e Justiça Eleitoral unem esforços para garantir biometria de 100% dos eleitores do município
A Prefeitura reforça seu compromisso com a cidadania e convida toda a população que ainda não fez sua biometria a buscar o atendimento o quanto antes

Esta ação conjunta reafirma a parceria institucional entre a Prefeitura de Xapuri e o TRE-AC, visando garantir a plena participação democrática da população. Foto: cedida
A Prefeitura de Xapuri, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), está apoiando a campanha de divulgação sobre a coleta de dados biométricos dos eleitores do município, em cumprimento à meta de alcançar 100% do eleitorado com biometria cadastrada no estado do Acre.
Atualmente, Xapuri possui 12.989 eleitores aptos. Destes, 901 ainda não realizaram o cadastramento biométrico, o que representa 6,94% do total. O comparecimento desses eleitores é essencial para o encerramento do ciclo de recadastramento biométrico no município e para assegurar a regularidade de seus documentos eleitorais.
Atenção! A ausência da biometria pode gerar consequências sérias, como:
Cancelamento do título eleitoral;
Impedimento para emissão de certidões de quitação eleitoral;
Dificuldade para obter benefícios sociais, como a aposentadoria e pensão pelo INSS, que exigem documentação regularizada.
Para realizar o cadastro biométrico, os eleitores devem comparecer a um dos seguintes locais de atendimento:
Cartório Eleitoral
Endereço: Rua Coronel Brandão, 1972 – Bairro Aeroporto, Xapuri/AC
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h às 14h
OCA de Xapuri
Endereço: Rua 6 de Agosto, nº 12 – Bairro Centro, Xapuri/AC
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30
A Prefeitura reforça seu compromisso com a cidadania e convida toda a população que ainda não fez sua biometria a buscar o atendimento o quanto antes. Com a colaboração dos meios de comunicação municipais, estamos amplificando este importante chamado da Justiça Eleitoral.
Esta ação conjunta reafirma a parceria institucional entre a Prefeitura de Xapuri e o TRE-AC, visando garantir a plena participação democrática da população e a manutenção de direitos fundamentais.
Cidadania também se faz com responsabilidade. Faça sua biometria!
Comentários
Brasil
STJ autoriza mudança de registro civil para gênero neutro

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a mudança de registro civil para constar o gênero neutro na certidão de nascimento.
A decisão é inédita no país e foi autorizada pela Terceira Turma do STJ durante julgamento ocorrido nesta terça-feira (6).
A autorização vale para o caso específico de uma pessoa que pediu alteração para o gênero masculino após realizar tratamento hormonal, mas se arrependeu após não se sentir bem com o novo gênero.
Diante da situação, ela solicitou ao STJ a alteração para gênero neutro – quem não se identifica com o gênero masculino ou feminino.
Os detalhes do caso não foram divulgados, porque o processo está em segredo de Justiça.
Durante o julgamento, a ministra Nancy Andrighi destacou a situação vivida pela parte que solicitou a alteração.
“A questão é muito dramática. Esse ser humano deve estar sofrendo muito. Sofrer cirurgia, tomar hormônios, converter-se naquilo que seria bom para ela e depois se deu conta que não era também aquilo [que pensava]”, afirmou.
A ministra Daniela Teixeira também votou pela autorização por entender que a medida é necessária para garantir que conste na certidão o gênero no qual a pessoa se identifica e se apresenta à sociedade. Para a ministra, a pessoa tem “direito de ser quem é”.
“A pessoa trans precisa e merece ser protegida pela sociedade e pelo Judiciário. Dar a elas o direito à autoidentificação é garantir o mínimo de segurança”, completou.
Comentários
Brasil
PL de Eduardo Velloso dá 30 dias para ressarcimento de descontos no INSS

Foto: Cedida
Em meio às investigações de um esquema de desvios de recursos de aposentados e pensionistas do INSS, estimado em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, o Projeto de Lei nº 2091/2025, do deputado Eduardo Velloso, estabelece prazo máximo de 30 dias para ressarcimento de descontos indevidos. A proposta, protocolada na Câmara dos Deputados, surge em um contexto em que beneficiários relatam deduções irregulares em seus contracheques há anos.
Na última operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), foram identificados repasses ilegais a entidades associativas, que descontavam parcelas mensais de beneficiários sem autorização legal. Em resposta, o governo federal suspendeu, por tempo indeterminado, todos os acordos do INSS com essas entidades. O caso expõe falhas sistêmicas na fiscalização e na proteção dos direitos previdenciários.
O projeto de Velloso determina que, uma vez comprovado o erro por órgãos responsáveis, o ressarcimento aos aposentados e pensionistas deve ser feito em até 30 dias, com correção monetária pelo IPCA e juros de 1% ao mês. A medida busca evitar danos prolongados a beneficiários que, em muitos casos, dependem exclusivamente dos proventos para subsistência.
Além disso, o texto prevê a criação de um canal prioritário de atendimento para reclamações sobre descontos irregulares, o que poderia agilizar a identificação de irregularidades como as reveladas nas investigações recentes. Atualmente, os afetados devem consultar extratos do INSS para verificar possíveis débitos indevidos, prática que o PL pretende tornar mais transparente, com notificações obrigatórias sobre erros e cronogramas de restituição.
Se aprovado, o projeto poderá reduzir a burocracia para reparação de danos, especialmente em casos de fraudes em larga escala. A multa e a responsabilização funcional por descumprimento do prazo de 30 dias também pressionariam órgãos públicos a priorizar correções, alinhando-se às demandas por eficiência após as falhas expostas.
O PL aguarda designação de relator e tramitação nas comissões da Câmara. Para o deputado Eduardo Velloso, a proposta “combate a lentidão administrativa e protege direitos fundamentais em um momento crítico para a credibilidade do sistema previdenciário”.
Você precisa fazer login para comentar.