Acre
Dmae recebe visita de uma comitiva de prefeitos do Acre
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recebeu, nesta quinta-feira (18), a visita de representantes da Associação de Municípios do Acre. Eles estiveram na sede da autarquia e no aterro sanitário de Uberlândia. A visita teve por objetivo conhecer aspectos do saneamento relacionado ao recolhimento e destinação final dos resíduos sólidos.
O diretor-geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, destacou que Uberlândia é uma cidade referência em saneamento e os prefeitos visitantes levam uma boa impressão do município. “Fico satisfeito por representar Uberlândia por meio do Dmae. Somos um exemplo positivo no tratamento de resíduos, uma vez que, em nosso aterro, evitamos a emissão de gases prejudiciais à atmosfera e, com isso, produzimos energia de 4 megawatts, suficiente para iluminar 40 mil lares”, afirmou.
A ideia da visita em grupo, segundo o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalon, é pensar na criação de um consórcio para a destinação final dos resíduos sólidos dos municípios junto com a capital, que já conta um aterro controlado. “Uberlândia tem a expertise necessária que a gente pode levar para lá. Já a transformação do lixo em energia elétrica é um sonho nosso desde 2012, e essa ideia ao ver funcionando em Uberlândia. Não tenho dúvida de que vai se consolidar, junto com os municípios vizinhos”, disse.
Para o coordenador executivo da Associação de Municípios do Acre (AMAC), Marcus Lucena, a visita contribuiu com conhecimentos de uma nova técnica, que auxilia no desenvolvimento de soluções a serem aplicadas no Estado. “Atualmente, Rio Branco conta com uma unidade de tratamentos de resíduos e o objetivo é melhorar para chegar próximo ao que se alcança em Uberlândia. Os outros municípios vão trabalhar em consórcio para baratear os custos com projeto de duas unidades de resíduos para atender todo o Estado”.
Além do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalon e do coordenador da AMAC, Marcus Lucena, participaram da visita os prefeitos Olavo Rezende de Acrelândia; Jerry Corrêa de Assis Brasil; João Eduardo Teles de Bujari; Camilo Silva de Plácido de Castro, acompanhado do presidente da Câmara, José Nunes; a prefeita Rosana Gomes de Senador Guiomard, acompanhada da secretária de governo Isabel Olegário e da assessora Edileuda Ribeiro.
Comentários
Acre
No Acre, médicos decidem deflagrar greve a partir de sexta (9)

Foto: Cedida
Os médicos decidiram pela deflagração de greve por tempo indeterminado a partir de sexta-feira, 9. A decisão foi tomada durante a assembleia geral extraordinária realizada na noite de segunda-feira, 5, pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC).
A mobilização deverá paralisar os serviços não urgentes, ou seja, apenas as consultas ambulatoriais e as cirurgias eletivas (procedimentos operatórios que podem ser reagendados). Os serviços de urgência e emergência serão mantidos, entre eles o atendimento das crianças, que neste período sofrem com as doenças respiratórias.
A categoria exige gratificações e plantões extras. “A decisão foi coletiva. Agora, a decisão é retornar ao trabalho apenas depois do pagamento”, explicou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.
Comentários
Acre
Sesacre cria núcleos de educação permanente em saúde na rede estadual

Foto: Odair Leal/Sesacre
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) oficializou a criação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) em todas as unidades da rede estadual. A medida foi publicada por meio da Portaria nº 933, assinada pelo secretário Pedro Pascoal, publicada nesta terça-feira (06) no Diário Oficial do Estado (DOE). A medida visa fortalecer a formação e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
Os núcleos terão a função de planejar, executar e acompanhar ações educativas e científicas, como capacitações, atualizações, estágios supervisionados, pesquisas e processos de qualificação profissional dentro das unidades da Sesacre. A iniciativa é respaldada por legislações federais e estaduais que reconhecem a importância da educação permanente como instrumento estratégico de melhoria na qualidade dos serviços prestados à população.
Segundo a portaria, o NEPS será coordenado por servidores indicados pelas gerências das unidades, preferencialmente de nível superior ou médio, com carga horária entre 12 e 40 horas semanais, a depender da complexidade do serviço. Os profissionais atuarão em articulação direta com o Departamento de Ensino e Pesquisa da Sesacre (DEP), órgão responsável por implementar as políticas de educação permanente em saúde no estado.
Entre as competências dos NEPS, destacam-se: identificar demandas de qualificação a partir da realidade local; elaborar planos de ação anuais; organizar e divulgar eventos educativos; coordenar estágios; garantir o cumprimento das normas de aprendizagem em serviço; e promover parcerias com instituições de ensino superior e escolas técnicas.
Os núcleos também serão responsáveis pela certificação de qualificações com até 40 horas de duração, enquanto cargas horárias superiores deverão ser encaminhadas ao DEP para emissão de certificados conforme as normas vigentes.
Comentários
Acre
Sejusp realiza translado de fígado de Rondônia para o Acre

Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou o translado de um fígado, destinado a transplante, de Porto Velho para Rio Branco nessa segunda-feira, 5.
O órgão será transplantado em um paciente do Amazonas que está em tratamento no Acre. A ação foi possível graças ao termo de cooperação firmado entre a Sejusp e a Secretaria de Saúde (Sesacre).
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, afirma que a ação mostra o resultado positivo que a Sejusp, por meio do Ciopaer, vem desenvolvendo. “Os helicópteros fazem toda diferença na hora de salvar vidas e essa parceria com a Sesacre demonstra o compromisso do Estado com a vida das pessoas”, destacou.

Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp
Segundo o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas, Sergio Albuquerque, o número de transporte de órgãos chegou a 10 nos últimos anos, e a agilidade no transporte garante segurança e eficiência no processo. “Além dos serviços de segurança pública, o Ciopaer também realiza resgate de pessoas e transporte aeromédicos”, informou.
Você precisa fazer login para comentar.