Acre
Dmae recebe visita de uma comitiva de prefeitos do Acre

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recebeu, nesta quinta-feira (18), a visita de representantes da Associação de Municípios do Acre. Eles estiveram na sede da autarquia e no aterro sanitário de Uberlândia. A visita teve por objetivo conhecer aspectos do saneamento relacionado ao recolhimento e destinação final dos resíduos sólidos.
O diretor-geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, destacou que Uberlândia é uma cidade referência em saneamento e os prefeitos visitantes levam uma boa impressão do município. “Fico satisfeito por representar Uberlândia por meio do Dmae. Somos um exemplo positivo no tratamento de resíduos, uma vez que, em nosso aterro, evitamos a emissão de gases prejudiciais à atmosfera e, com isso, produzimos energia de 4 megawatts, suficiente para iluminar 40 mil lares”, afirmou.
A ideia da visita em grupo, segundo o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalon, é pensar na criação de um consórcio para a destinação final dos resíduos sólidos dos municípios junto com a capital, que já conta um aterro controlado. “Uberlândia tem a expertise necessária que a gente pode levar para lá. Já a transformação do lixo em energia elétrica é um sonho nosso desde 2012, e essa ideia ao ver funcionando em Uberlândia. Não tenho dúvida de que vai se consolidar, junto com os municípios vizinhos”, disse.

Para o coordenador executivo da Associação de Municípios do Acre (AMAC), Marcus Lucena, a visita contribuiu com conhecimentos de uma nova técnica, que auxilia no desenvolvimento de soluções a serem aplicadas no Estado. “Atualmente, Rio Branco conta com uma unidade de tratamentos de resíduos e o objetivo é melhorar para chegar próximo ao que se alcança em Uberlândia. Os outros municípios vão trabalhar em consórcio para baratear os custos com projeto de duas unidades de resíduos para atender todo o Estado”.
Além do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalon e do coordenador da AMAC, Marcus Lucena, participaram da visita os prefeitos Olavo Rezende de Acrelândia; Jerry Corrêa de Assis Brasil; João Eduardo Teles de Bujari; Camilo Silva de Plácido de Castro, acompanhado do presidente da Câmara, José Nunes; a prefeita Rosana Gomes de Senador Guiomard, acompanhada da secretária de governo Isabel Olegário e da assessora Edileuda Ribeiro.

Comentários
Acre
Rio Acre sobe 51 cm em três horas e se aproxima da cota de alerta em Rio Branco
Chuvas intensas dos últimos dias aceleram elevação do manancial, que já alcança 11,95 metros na capital

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco nesta segunda-feira (12), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 5h32 o rio marcava 11,44 metros e subiu para 11,95 metros às 9h, um aumento de 51 centímetros em pouco mais de três horas.
A elevação ocorre em meio às chuvas registradas nas últimas 24 horas na capital acreana, que somaram 11,95 milímetros e contribuíram diretamente para o aumento do volume de água do manancial. Apesar da subida, o nível do rio permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.
Segundo a Defesa Civil, o cenário atual reflete uma mudança no comportamento do rio nos últimos dias. Na sexta-feira (10), o nível estava em 9,49 metros e apresentava tendência de baixa. Com o aumento das chuvas, o quadro foi revertido. No sábado (11), o Rio Acre subiu de 10,44 metros nas primeiras horas da manhã para 11,21 metros à meia-noite, impulsionado por um acumulado de 35,60 milímetros de chuva em 24 horas.
Nesta segunda-feira, além da elevação acelerada do nível do rio, Rio Branco voltou a registrar alagamentos em diferentes pontos da cidade. Dados meteorológicos indicam que, desde a última sexta-feira (9), a capital enfrenta precipitações intensas e recorrentes. Apenas nos primeiros dias de janeiro, o volume acumulado de chuvas já ultrapassa 140 milímetros, aumentando o risco de novos alagamentos e exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.



Você precisa fazer login para comentar.