Conecte-se conosco

Acre

Dívidas trabalhistas e previdenciárias causa sequestro de repasses em Assis Brasil

Publicado

em

Humberto Filho, o Betinho, enviou carta à Confederação Nacional do Municípios pedindo ajuda - Foto: arquivo/oaltoacre

Humberto Filho, o Betinho, enviou carta à Confederação Nacional do Municípios pedindo ajuda – Foto: arquivo/oaltoacre

Prefeito de Assis Brasil envia carta para Confederação Nacional do Municípios pedindo ajuda

Alexandre Lima

O prefeito do município de Assis Brasil, Humberto Filho (PSDB), localizado no extremo norte do Brasil na fronteira com o Peru, resolveu pedir ajuda a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), na pessoa do presidente Paulo Ziukoski para pedir ajuda continuar adimplente.

Segundo a carte, Humberto reclama da redução do FPM seguido da penhora de grande parte dos recursos disponibilizado ao Município, seguido de pagamento de verbas previdenciárias e trabalhistas (FGTS), sem fala da falta de fontes geradora  do imposto sobre serviços e do imposto predial e territorial urbano.

Sem uma fonte, Betinho pede um olhar mais atencioso por parte do Governo Federal para os municípios do Acre que vem sofrendo com dívidas impagáveis sob pen de comprometimento dos investimentos substanciais para o desenvolvimento econômico local.

Paulo Ziulkoski, Presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) - Foto: Divulgação

Paulo Ziulkoski, Presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) – Foto: Divulgação

Mesmo com esforço administrativos por parte de sua equipe no tocante a gestões técnicas, orçamentário e financeiro que ajudou no melhoramento da gestão, está praticamente impossível fazer um milagre em relação às dívidas históricas, se somando os juros e multas.

Diante disso, Betinho vem pedir ajuda para essas dívidas sejam perdoadas ou seja liberados recursos para que seja saldado junto ao Tesouro Nacional, já que essas dívidas são insignificantes. Esse perdão será praticado o bem em favor do bem comum da coletividade de cidadãos brasileiros.

O gestor cita países da América do Sul e África que receberam perdão do Brasil, já que estão herdando dívidas de gestões antigas impagáveis, como verbas previdenciárias e trabalhistas. Finalizando, diante do quadro caótico atual, pede um tratamento igual que foi dispensado aos demais.

Veja a carta enviada a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) abaixo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Cheia do Rio Acre já deixa 34 famílias abrigadas em Rio Branco, aponta boletim da Prefeitura

Publicado

em

As fortes chuvas registradas em Rio Branco e a elevação do nível do Rio Acre continuam impactando diretamente a população da capital. De acordo com boletim oficial divulgado às 7h deste domingo (28), o número de famílias abrigadas chegou a 34, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos oficiais.

Os dados constam no Boletim dos Abrigados, divulgado pela Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, dentro das ações coordenadas pelas áreas de Produção, Tecnologia, Emprego e Dignidade. O levantamento reflete o aumento da demanda por acolhimento após as chuvas intensas que agravaram o cenário de cheia na capital.

Desde a noite de sexta-feira (27), a cidade enfrenta um período crítico, marcado por alagamentos, transbordamentos de igarapés e avanço das águas do Rio Acre, o que forçou a retirada de famílias de áreas consideradas de risco. Com o transbordamento do rio, a procura por abrigos aumentou, levando o poder público a reforçar a estrutura de acolhimento emergencial.

As equipes da assistência social seguem atuando no atendimento às famílias afetadas, realizando o cadastramento dos abrigados e garantindo suporte básico às pessoas acolhidas. O boletim divulgado na manhã deste domingo consolida os números atualizados até as 7h.

A situação segue sendo monitorada pelos órgãos municipais, que mantêm estado de atenção diante da possibilidade de novos impactos, caso o nível do rio permaneça elevado ou ocorram novas chuvas nas próximas horas.

Comentários

Continue lendo

Acre

VÍDEO: Rio Acre entra em vazante em Brasiléia após atingir pico de 8,80 metros, informa Defesa Civil

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil na região de fronteira, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo (28) que o nível do Rio Acre em Brasiléia já apresenta processo de vazante, após ter atingido o pico nas últimas horas.

De acordo com o major, a última medição registrada na régua linimétrica aponta que o rio está com 8,50 metros. “Por volta das 23h de ontem, o nível chegou ao ápice de 8,80 metros. Durante a madrugada, já observamos uma vazante de aproximadamente 30 centímetros”, explicou.

Segundo Cordeiro, a redução do nível das águas também já é observada em outras regiões monitoradas. “Tanto na Aldeia dos Patos quanto em Assis Brasil o rio também entrou em processo de vazante”, destacou.

Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. O coordenador reforçou que o monitoramento continua sendo feito de forma permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura divulga boletim com 34 famílias abrigadas e 115 pessoas em situação de abrigo

Publicado

em

O nível do Rio Acre chegou a 14,86 metros na medição realizada às 5h21 deste domingo, 28, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco nas primeiras horas do dia. O patamar permanece acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros, mantendo o risco de alagamentos em diversos pontos da capital.

Diante do avanço das águas, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) divulgou o boletim atualizado sobre a situação dos abrigos. Até o momento, 34 famílias foram acolhidas pelo município, totalizando 115 pessoas em situação de abrigo

Ainda segundo a Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 7 milímetros de chuva em Rio Branco, fator que contribui para a continuidade da elevação do nível do manancial.

Comentários

Continue lendo