fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Diplomatas garantem que só acreanos são hostilizados na Bolívia

Publicado

em

coletiva220213O rancor pela derrota na Revolução Acreana (11/08/1902 a 24/01/1903) seria a causa dos constantes maus tratos sofridos por presos, estudantes e agricultores do Acre em Cobija, na Bolívia. O Estado tem o único foco de tensão entre brasileiros e bolivianos em mais de 6 mil km de fronteira, segundo informaram diplomatas do Itamaraty à comissão de parlamentares da Aleac e da bancada federal que busca uma solução para os conflitos entre acreanos e bolivianos.

“Os bolivianos se relacionam muito bem com os matogrossenses e rondonienses, só os acreanos são hostilizados. Eles ainda nos tratam como inimigos”,comentou o presidente da Aleac, deputado Elson Santiago (PEN). “Nós procuramos a ajuda da diplomacia para solucionar este problema que nos incomoda muito, mas se não der certo vamos resolver do nosso jeito. Eles precisam mais do Acre do que nós deles”, afirmou o presidente.

Elson liderou a comissão de deputados que participou de duas reuniões em Brasília na última quarta-feira, 20, visando apurar não somente os problemas do presídio de Vila Busch, em Cobija, como também denúncias de estudantes e agricultores e, ainda do avanço do narcotráfico na região de fronteira.

“A Bolívia tem 16,5 mil estudantes brasileiros, dos quais 6 mil são do Acre”, informa o deputado Moisés Diniz (PCdoB), 1º vice-presidente da Mesa Diretora. “Nós apresentamos uma série de recomendações ao corpo diplomático brasileiro que abordam não apenas questões diplomáticas, mas também a econômica. Precisamos fazer uma auditoria nos empréstimos e investimentos do Brasil na Bolívia para que eles entendam que nosso país é o seu maior parceiro comercial e passem a nos tratar com mais respeito”, argumenta Moisés.

Além de Elson e Moisés, participaram da comitiva os deputados Walter Prado (PEN), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Aleac, e Major Rocha (PSDB), representando a bancada da oposição. Em Brasília, eles se reuniram pela manhã com as Comissões de Direitos Humanos e de Relações Exteriores da Câmara Federal. O encontro foi agendado pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) e contou com a participação dos deputados Flaviano Melo (PMDB), Gladson Cameli (PP), Antonia Lúcia (PSC) e Taumaturgo Lima (PT), além do senador Anibal Diniz (PT).

À tarde, a comitiva se reuniu com o embaixador Ruy Nogueira, secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, com quem definiu a realização de duas audiências públicas para debater os problemas. Uma das audiências será realizada em Rio Branco, Brasileia ou Epitaciolância e outra em La Paz.

Entre as recomendações levadas pela Aleac ao Itamaraty, consta a criação de um consulado brasileiro itinerante para atender os estudantes brasileiros nas universidades de Cobija, Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba e a estruturação da Defensoria Pública da União no Acre para que possa atender os brasileiros presos no Departamento de Pando.

O documento também defende a compra de um helicóptero para a Polícia Federal do Acre e a criação de um Grupo de Trabalho, vinculado à Presidência da República, com o objetivo de elaborar e implantar políticas públicas de inclusão de jovens pobres dos dois países, dominados pelo tráfico de drogas.

João Maurício
Foto: J. Simão
Agência Aleac

Comentários

Continue lendo

Acre

Energisa Acre oferece vagas de emprego; saiba como se inscrever

Publicado

em

A Energisa, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está com seu banco de talentos aberto para o Acre. Sempre em busca de profissionais qualificados para integrar seu time, a concessionária está recebendo currículos para futuras oportunidades em Rio Branco.

Quem busca oportunidades em cargos como assistente administrativo, atendente comercial, assistente logística, auxiliar comercial (leiturista de medidores de energia), técnico de distribuição, entre outros, pode se inscrever no banco de talentos da empresa. As
oportunidades são elegíveis para pessoas com deficiência.

Também no banco de talentos, é possível cadastrar o currículo para cargos de eletricista de distribuição, eletricista de inspeção e eletricista de Linha Viva.

Para se inscrever e conferir mais informações, basta acessar o link: AQUI.

É necessário ter:

● Mais de 18 anos;

● Ensino médio completo;

● Curso de eletricista de redes de distribuição, além de certificados de NR 10, NR 10

SEP, NR 35;

● Laudo médico com o CID atualizado e/ou certificado de reabilitação do INSS;

● Carteira Nacional de Habilitação;

● Desejável que os candidatos tenham conhecimento do Pacote Office

Mais detalhes sobre o banco de talentos estão disponíveis no link: AQUI.

O banco de talentos está recebendo, ainda, currículos de quem quer atuar como técnico de distribuição, técnico de operação do sistema, técnico de inspeção, entre outros. É necessário preencher alguns pré-requisitos, como:

● Ser maior de 18 anos;

● Ter ensino médio completo;

● Ser técnico em eletrotécnica ou técnico em eletrônica, e algumas certificações.

Mais informações sobre a oportunidade podem ser acessadas no link: AQUI. 

A gestora de Recursos Humanos da Energisa Acre, Katianes dos Santos, destaca que a empresa hoje está presente em 22 municípios do Acre e está entre as que mais geram empregos e renda no Estado. “Além disso, no ano passado, a Energisa foi reconhecida como a segunda melhor empresa para se trabalhar na região Norte do Brasil. Estamos noRanking Great Place To Work (GPTW), conhecido, em português, como Melhores Empresas Para Trabalhar, o que demonstra o cuidado com as nossas pessoas”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Segunda será de tempo instável e chuvas no Acre

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

A aproximação e chegada de uma onda de frio polar nesta segunda-feira, 28, deixam o tempo instável em diversas áreas do país e em países vizinhos. No Acre, Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas, além de áreas do Mato Grosso, o dia será marcado por chuvas a qualquer hora, com possibilidade de temporais.

No Acre, o comportamento do tempo varia conforme a região. No leste e sul do estado, que compreendem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia começa quente. No entanto, a chegada de uma fraca onda de frio polar entre a noite e a madrugada seguinte deve mudar o cenário, trazendo instabilidade e chuvas a qualquer hora, com risco de temporais. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 65% durante a tarde, e atinge valores entre 90% e 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram entre fracos e calmos, com rajadas moderadas vindas do sudeste, com variações do sul e leste.

Já nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, no centro e oeste do Acre, o tempo será quente, com sol e formação de nuvens, além de chuvas passageiras e localizadas. Apesar do predomínio do tempo firme, há alta probabilidade de pancadas fortes em pontos isolados. A umidade relativa do ar mínima deve oscilar entre 50% e 60% à tarde, chegando a 90% a 100% durante o amanhecer. Os ventos seguem fracos a calmos, também com direção predominante do sudeste e variações do sul e leste.

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem é preso após sequestrar, torturar e raspar cabelo de ex-mulher em motel

Publicado

em

Um homem foi preso neste domingo (27) em um motel na zona Leste de Manaus, suspeito de sequestrar, torturar, espancar e raspar o cabelo da ex-mulher. De acordo com a polícia, o crime foi motivado pela não aceitação do fim do relacionamento. O nome do suspeito não foi divulgado.

Segundo informações, o agressor marcou um encontro com a vítima sob o pretexto de discutir a pensão alimentícia do filho do casal, um bebê de apenas 9 meses. Durante o encontro, ele a ameaçou e a levou à força para um motel, onde cometeu as agressões.

No local, a mulher foi obrigada a consumir drogas e bebidas alcoólicas, além de ser brutalmente espancada. Em seguida, teve o cabelo raspado. Familiares da vítima, após receberem um vídeo mostrando a jovem machucada, acionaram a polícia, que conseguiu localizá-la e realizar o resgate.

O quarto do motel foi encontrado em estado de extrema sujeira, com marcas de sangue e vômito. A vítima apresentava o rosto deformado pelas agressões, vários cortes no couro cabeludo e estava visivelmente abalada.

O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), onde o caso foi registrado.

Comentários

Continue lendo