fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Determinada a liberação imediata da rua do Centro Pop em Rio Branco

Publicado

em

Decisão ordena o desfazimento imediato de barricadas na via pública, interditada ilegalmente por moradores, em protesto contra a mudança do Centro POP de atendimento a pessoas em situação de rua para a região

O Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco julgou procedente pedido de tutela de urgência em ação de manutenção de posse ajuizada para liberação da rua do Bola Preta, após a via ser interditada por moradores com cordas, pedaços de pau, pneus e outros objetos utilizados para impedir o livre deslocamento da população e de veículos. A rua é onde está situado o novo local do Centro POP de Rio Branco.

A decisão, da juíza Adimaura Cruz, respondendo pela unidade judiciária, considerou, entre outros motivos, que a conduta excedeu os limites do direito à livre manifestação, invadindo a dignidade das pessoas atendidas pelo serviço público e a legalidade da atuação administrativa.

Entenda o caso

A via pública foi obstruída em protesto contra a instalação do Centro POP, de atendimento às pessoas em situação de rua, por moradores ainda não identificados, que estariam impedindo a livre circulação de pessoas e veículos por meio da colocação de barricadas e obstáculos físicos variados, inclusive ateando fogo a pneus e pedaços de madeira para demonstrar a sua insatisfação com a transferência da unidade de atendimento referencial para aquele bairro.

Dessa forma, o Município de Rio Branco ajuizou Ação de Manutenção de Posse com pedido de tutela urgente para o desfazimento dos obstáculos e liberação da rua, alegando, em síntese, que a manutenção do bloqueio, além de inviabilizar a prestação de serviços essenciais, também prejudica a própria população local, que se vê tolhida em seu direito constitucional de ir e vir, tratando-se de importante via pública.

Decisão

Ao analisar o pedido de antecipação da tutela de urgência, a magistrada entendeu que os pré-requisitos legais para a concessão da medida excepcional foram devidamente demonstrados pela Municipalidade – a probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.

“No caso em apreço, os elementos constantes da inicial, corroborados por documentos, evidenciam de forma clara a ocorrência da turbação; o perigo de dano é evidente, já que a manutenção do bloqueio inviabiliza a prestação de um serviço essencial, além de afetar negativamente o deslocamento da população local e o uso regular da via pública”, registrou a magistrada na decisão.

A turbação é uma perturbação da posse de um bem, na qual o possuidor continua mantendo o controle sobre ele, mas tem seu exercício dificultado ou atrapalhado por atos de terceiros. O ato de natureza ilícita encontra-se previsto no art. 1.210 do Código Civil (Lei nº 10.406/2002).

Por fim, a juíza de Direito Adimaura Cruz deferiu a tutela provisória de urgência para determinar a imediata desobstrução da rua Bola Preta, em todos os seus trechos afetados, mediante a retirada de barricadas, objetos, pneus, paus, cordas ou quaisquer outros meios que estejam impedindo o livre trânsito de veículos e pedestres, autorizando, inclusive, o uso de força policial, caso necessário ao cumprimento da ordem judicial.

A magistrada também determinou a citação pessoal dos participantes eventualmente encontrados no local, bem como a citação por edital dos demais réus incertos e não identificados.

Vale destacar que a decisão não tem caráter definitivo, somente antecipa os efeitos finais da demanda com base nos elementos demonstrados nos autos, considerando a urgência do objeto, uma vez que o mérito da ação ajuizada pelo Município de Rio Branco ainda será apreciado pelo Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Flash

Três mulheres presas: Polícia Federal e Civil apreendem 21 quilos de drogas na fronteira do Acre

Publicado

em

Três mulheres, entre brasileiras e boliviana, foram presas em flagrante em Brasiléia; apreensão inclui cocaína, pasta base e dinheiro em espécie

Uma ação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Civil do Acre resultou na apreensão de aproximadamente 21 quilos de cocaína e pasta base na cidade de Brasiléia, interior do estado, na última terça-feira (16). Três mulheres, entre elas uma boliviana, foram presas em flagrante.

A operação foi desencadeada após informações de inteligência que apontaram uma residência como ponto de armazenamento e distribuição de drogas. O imóvel, situado em área central e próximo à fronteira, era monitorado há dias até a abordagem, que confirmou a atividade criminosa.

No local, além da droga, foram apreendidos R$ 3.350 em dinheiro e outros materiais que devem reforçar as investigações. Segundo a polícia, o caso reforça a suspeita de utilização da fronteira acreana como rota de escoamento de entorpecentes vindos de países vizinhos.

As três presas foram levadas à Delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia e, posteriormente, transferidas para o presídio em Rio Branco, onde aguardam decisão da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Flash

Mototaxista é executado com tiro na cabeça em Rio Branco

Publicado

em

Vítima de 22 anos foi morta após corrida marcada por celular; polícia investiga ligação com facção criminosa

O mototaxista Leoni Mota Pereira, de 22 anos, foi executado com um disparo na cabeça na manhã desta quinta-feira (18), na Travessa Ferreirinha, bairro Belo Jardim I, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com a Polícia, Leoni, que trabalhava como mototaxista informal, recebeu uma chamada para corrida na noite anterior. Ao chegar ao endereço, foi surpreendido por criminosos que revistaram seu celular. Após encontrarem supostos indícios de ligação com uma facção criminosa, obrigaram a vítima a se ajoelhar e o mataram com um tiro à queima-roupa.

Moradores ouviram o disparo durante a noite, mas o corpo só foi encontrado pela manhã, caído em um terreno abandonado. O Samu apenas constatou o óbito.

A motocicleta de Leoni foi localizada abandonada no bairro Recanto dos Buritis e levada ao pátio do Detran. O caso está sob investigação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo flagra casal furtando motocicleta em frente a mercado em Epitaciolândia

Publicado

em

Casal estava em uma moto sem placa e roubou a que estava estacionada em frente ao mercado em Eptiaciolândia.

Imagens de câmera de segurança mostram ação ocorrida no dia 14, mas divulgada apenas nesta quarta-feira (17) em grupos de WhatsApp.

Um vídeo de câmera de segurança registrado em um mercado localizado na Avenida Amazonas, parte alta de Epitaciolândia, mostra o momento em que um casal furta uma motocicleta estacionada em frente ao estabelecimento.

A gravação, feita no dia 14 de setembro, mas divulgada apenas nesta quarta-feira (17), mostra o casal chegando em uma moto sem placa, possivelmente de fabricação estrangeira. O homem desce do veículo enquanto a mulher assume a direção e sai do local. Na sequência, ele monta na Honda estacionada e consegue ligar a moto.

Dono da moto ainda tentou impedir o roubo.

Poucos instantes depois, o proprietário aparece saindo do mercado com uma sacola de pães e percebe a tentativa de furto. Apesar de tentar impedir, não conseguiu evitar que o criminoso fugisse levando sua motocicleta.

Até o momento, não há informações sobre a vítima nem confirmação se um Boletim de Ocorrência foi registrado relatando o crime.

Comentários

Continue lendo