Acre
Deputados repudiam comportamento de bolivianos e pedem bloqueio de combustível
O parlamentar lembrou que a Bolívia é totalmente dependente de empréstimos e investimentos do governo brasileiro
Os deputados estaduais, sinalizando um protesto pacífico e repudiando o comportamento ingrato dos bolivianos com o povo brasileiro, sugeriram durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) o bloqueio de carretas que levam combustível para Cobija, capital do Departamento de Pando.
Durante o debate dessa quinta-feira, 14, O deputado Moises Diniz lembrou que os deputados estaduais não têm prerrogativa para tomar nenhuma providência internacional, mas têm a prerrogativa de se indignar, de fechar estradas, de protestar.
O parlamentar lembrou que a Bolívia é totalmente dependente de empréstimos e investimentos do governo brasileiro, mas mesmo assim trata os brasileiros como se fossem seus inimigos de sangue.
O deputado Wherles Rocha (PSDB) também sugeriu o bloqueio da BR- 364, por onde passa carretas com combustível, como sinal de protesto aos bolivianos.
Para o oposicionista, os bolivianos são pessoas rancorosas e mal agradecidas porque dependem totalmente do Brasil e especialmente do Acre para chegar produtos como combustível para a sobrevivência.
“O que acho engraçado nisso tudo é que eles dependem mais da gente do que o contrário. As nossas estradas ficam quebradas com essas carretas que passam dentro das nossas estradas. Quando doentes, eles usam os nossos hospitais, medicamentos e em troca nos dão insegurança, provocam pânico e sofrimento”, argumentou.
Por esta razão, os parlamentares aprovaram uma comissão que realizará um relatório emergencial e entregará um requerimento em caráter de urgência para as autoridades de Brasília que tenham prerrogativa em foro internacional.
Fonte: O Rio BrancoComentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.