Acre
Deputados estreiam na tribuna da casa confundindo atribuições do Legislativo
A sessão de quarta-feira (4) é a primeira sessão ordinária da 14° legislatura e a natural estreia dos novos deputados na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Alguns deputados estrearam com discursos confusos e bairristas, como foi o caso do deputado Jairo Carvalho (PSD) e Leila Galvão.
O deputado Jairo Carvalho fez um discurso pouco coerente, sem nexo e terminou por dizer que será o porta-voz oficial do seringal Guanabara, localizada no alto Iaco. “Serei a voz e o representante do seringal Guanabara”, esquecendo-se que foi eleito para ser legislador do Acre inteiro.
A deputada Leila Galvão (PT) fez um discurso bairrista, citando apenas Brasileia e em poucas passagens ela citou a região do Alto Acre. A parlamentar citou os deputados que já foram eleitos por aquela região, esqueceu de citar o deputado Manoel Moraes (PSB), eleito por Xapuri e terminou por apoderar-se da principal bandeira de luta defendida pelo parlamentar socialista que é a construção da ponte de Xapuri.
O discurso mais pontual foi o da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) que requentou o assunto da dramática situação dos agentes penitenciários que têm reclamado da falta de segurança depois do assassinato de alguns membros da categoria.
Daniel Zen (PT) estreou como líder do governo, com um discurso enfático, pratico e curto. Ele afirmou que o governo tomará as providencias necessárias com relação a aumentar a segurança dos agentes penitenciários.
Gina Menezes, da ContilNet Notícias
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.