Conecte-se conosco

Cotidiano

Deputado acusa Ibama de fiscalização “desumana” e truculenta em assentamento no Acre

Publicado

em

Manoel Moraes, líder do governo, critica ações contra pequenos agricultores em Sena Madureira e promete reagir: “Quem manda no Acre são os acreanos”

“Eu também trabalhei no Ibama mundo tempo, mas eu sabia diferenciar quem era produtor, quem era bandido e quem não era. Essas pessoas sentem o prazer de fazer o mal, são masoquistas”, disparou o deputado.

O deputado estadual Manoel Moraes, líder do governo na Aleac, disparou duras críticas ao Ibama durante pronunciamento nesta quarta-feira (21), acusando agentes ambientais de atuação “desumana e masoquista” em operação no Projeto de Assentamento Antimary, na divisa com o Amazonas, em Sena Madureira.

Moraes, que já trabalhou no próprio Ibama, afirmou que a fiscalização está sendo conduzida de forma truculenta e sem distinção entre pequenos produtores e infratores ambientais.

“Botaram a Amazônia para pagar o preço, como se fosse escrava. São pessoas que sentem prazer em fazer o mal”, declarou.

Denúncias de abusos

Moradores relataram ao deputado que as equipes do Ibama queimaram máquinas, destruíram acampamentos, apreenderam motosserras e, segundo testemunhas, até arrombaram casas vazias durante as abordagens. “Pequenos agricultores já sobrevivem com dificuldade no interior da floresta e são submetidos a isso sem razão lógica”, indignou-se o parlamentar.

Ameaça de retaliação

O deputado afirmou que o governo acreano não ficará passivo e prometeu “tomar providências”:

“Quem manda no Acre são os acreanos, não pessoas de fora. Vamos fazer valer nossa vontade”. A declaração acendeu o debate sobre a tensão entre políticas ambientais federais e a realidade local na Amazônia.

O Ibama ainda não se pronunciou sobre as acusações. Enquanto isso, comunidades rurais da região aguardam respostas diante do conflito entre preservação e subsistência.

O deputado estadual e líder do governo, Manoel Moraes, rechaçou a forma que está sendo feita a fiscalização do Ibama em uma área de terra na divisa do Acre com o Amazonas, região de Sena Madureira

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Publicado

em

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico

O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.

“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.

Trabalho físico

Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.

“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.

Matheus Nego

O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Publicado

em

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.

“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.

Rio Branco e Independência

O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.

Agradeceu o apoio

O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.

“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fluminense da Bahia apresenta recurso e pede a exclusão do Brasileia do Estadual

Publicado

em

Foto João Valente: Diretoria do Flu da Bahia quer a vaga na final do Estadual

O jogo terminou, mas a disputa por uma vaga na final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A ainda não. A diretoria do Fluminense da Bahia entrou com um recurso na Federação Acreana de Futsal nessa terça, 16, pedindo a exclusão do Brasileia do Campeonato Estadual.

O pedido tem como base o comportamento dos torcedores da equipe da Fronteira na partida da última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, quando ocorreu invasão e objetos arremessados dentro de quadra.

“Em um primeiro momento, a nossa intenção era apenas uma punição para Brasileia. A defesa do Brasileia para não perder o mando de quadra abriu a possibilidade do recurso e, agora, queremos o cumprimento do artigo 25 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e por isso estamos solicitando a exclusão do Brasileia”, explicou o presidente do Fluminense da Bahia, José Luzenildo Alves (Pirlo).

Recurso encaminhado

O presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale, encaminhou o recurso do Fluminense da Bahia para o departamento jurídico da entidade e a doutora Madalena Ribeiro vai avaliar.

“Temos dois recursos para serem julgados, o do Brasileia e o do Fluminense da Bahia. O ideal era termos uma definição até sexta(19), mas existem os prazos e quem vai definir e o nosso departamento jurídico”, explicou Rafael do Vale.

Comentários

Continue lendo