Conecte-se conosco

Cotidiano

Croácia segura empate dramático, elimina a Bélgica e avança na Copa do Mundo

Publicado

em

OGol

A classificação da Croácia veio com um empate sem gols, mas não foi nada fácil. Depois de um primeiro tempo que dominou a partida, a seleção segurou o ímpeto da Bélgica na segunda etapa, suou muito, se salvou como deu e conseguiu o 0 a 0 para avançar às oitavas de final da Copa do Mundo em segundo lugar do Grupo E. A liderança ficou com o Marrocos, que derrotou o Canadá por 2 a 1.

No mata-mata, o adversário da Croácia sai do Grupo E da Copa do Mundo, em confrontos que serão decididos logo mais entre Japão x Espanha e Costa Rica x Alemanha. Neste momento, se a classificação atual permanecer, o líder Marrocos enfrentaria nas oitavas de final o Japão, enquanto os croatas teriam pela frente a Espanha.

Muita ideia, pouca execução

O primeiro tempo de Croácia e Bélgica até foi bastante animado, apesar da ausência de gols. O início de jogo, porém, parecia prometer muito mais do que as seleções entregaram.

Com 15 segundos, na saída de jogo, a Croácia quase abriu o placar com Perisic. O jogador do Tottenham recebeu na entrada da área, ajeitou para o pé direito e bateu colocado, com a bola passando com muito perigo à esquerda da meta de Courtois.

A história da primeira etapa poderia ser diferente, caso um impedimento milimétrico não tivesse impedido uma cobrança de penalidade pelos croatas. Modric já tinha a bola na marca da cal, depois de Carrasco derrubar Kramaric na área, porém o pênalti foi anulado após consulta do árbitro ao VAR.

Pelo lado da Bélgica, que passou grande parte da primeira etapa apenas 30% da posse de bola, a principal aposta foi nos contra-ataques pelos flancos. As chegadas não foram poucas, ora com Meunier, ora com Dedoncker, além de jogadas de Mertens e De Bruyne. Em comum, porém, esteve o fato de todas pararem nos pés da defesa croata ou nas mãos de Livakovic, já que nenhum belga apareceu na área para concluir as chances criadas.

Empate dramático

Se no primeiro tempo o que faltaram foram chutes a gol, na etapa final o problema foi logo resolvido. A bola, porém, seguiu sem encontrar seu caminho natural até o fundo da rede.

A Bélgica melhorou muito na etapa final, talvez os últimos 45 minutos desta geração numa Copa do Mundo. A entrada de Lukaku deu a presença de área que o time de Roberto Martínez precisava.

Logo em seu primeiro lance na partida, Lukaku recebeu um cruzamento e colocou Livakovic para trabalhar pela primeira vez na partida. O atacante da Internazionale seria a grande figura do segundo tempo, carimbando a trave após sobrar com a bola em lance individual de Carrasco, e perdendo duas oportunidades claras de marcar: uma de cabeça, após cruzamento de Kevin De Bruyne, outra por um domínio de barriga, que Livakovic salvou em cima da linha.

A Croácia, por sua vez, fez um segundo tempo pior do que o primeiro. As melhores chances seguiram em chutes de fora da área, em que Modric, Brozovic e Kramaric colocaram Courtois para trabalhar, mas o goleiro se agigantou em todas as oportunidades e fez sua parte para manter o placar zerado. Melhor para a Croácia, pior para a Bélgica. A ótima geração terminou desolada no gramado, eliminada pela primeira vez na fase de grupos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo