Geral
Crise na Fronteira: Sem salários, professores da Universidade de Pando fecham as ruas de Cobija
Por Wanglézio Braga / Foto: Perla del Acre
Professores, alunos e profissionais administrativos da Universidade Amazônica de Pando (UAP) foram às ruas de Cobija, hoje (17), para marchar contra a falta de estrutura para o funcionamento da maior universidade pública do norte da Bolívia, localizada no Departamento de Pando. A entidade é uma das principais da região de fronteira e atende tanto bolivianos quanto brasileiros que vivem em Epitaciolândia e Brasileia, no Acre.
O movimento dessa quinta-feira é o segundo em menos de uma semana. Agora, com apoio de diversas instituições representativas e de agremiações políticas do departamento, eles pedem aumento dos recursos de subsídio ordinário para o financiamento de carreiras, garantia de sustentabilidade da instituição e estabilidade dos docentes. Além da falta de verbas, a universidade registrou, durante o ano, um rombo B$ 11 milhões de bolivianos.
Com a crise, professores e setores administrativos estão há meses sem receberem os salários. A falta de resposta para com os apelos deles junto ao governo nacional e um diálogo mais promissor com o Ministério da Educação daquele país provocaram os movimentos.
Durante os protestos, os manifestantes prometeram radicalizar por fechar ainda a pontes Internacional, entre Epitaciolândia, e da Amizade que ligam Cobija à Brasiléia. A ponte dessa última cidade está fechada por conta da Pandemia do Coronavírus, Covid-19. Também disseram que vão fechar as principais estradas que dão acesso ao departamento o que pode provocar desabastecimentos em massa.
Estudantes brasileiros e bolivianos estão preocupados com o rumo que a administração da Universidade vem levando a ponto de acharem que vão perder os seus cursos caso a instituição decrete situação de emergência.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.


Você precisa fazer login para comentar.