fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Criminoso deportado do Peru vai ficar no presídio Antonio Amaro Alves

Publicado

em

Geilson Ferreira de Oliveira, apontado como o principal líder criminoso na tríplice fronteira (Brasil, Peru e Bolívia), foi deportado do Peru e preso na noite da última quinta-feira, 13, na fronteira com o Brasil. Ele é acusado de comandar uma organização criminosa com influência na região, inclusive na capital, e de ordenar a prática de crimes graves. Após ser entregue às autoridades brasileiras na Ponte da Amizade, em Assis Brasil, ele foi encaminhado para Rio Branco, onde passou por audiência de apresentação e foi recolhido ao sistema penitenciário.

Geilson ocupará uma cela no Presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves, unidade conhecida por abrigar criminosos de alta periculosidade. Ele será alvo de uma rigorosa investigação, já que responde a acusações de crimes graves, incluindo latrocínio (assalto seguido de morte), homicídios e roubo qualificado.

Geilson Ferreira de Oliveira já havia sido preso anteriormente e cumpria pena na Unidade de Recuperação Social Dr. Francisco d’Oliveira Conde. No entanto, na madrugada de 6 de maio de 2018, ele e outros dez detentos, todos considerados de alta periculosidade, fugiram após abrir um buraco em uma das celas do Pavilhão A e pular a muralha de proteção do presídio. Desde então, ele estava foragido.

Após a fuga, Geilson se estabeleceu na fronteira, onde passou a comandar parte do crime organizado nas cidades de Brasiléia, Epitaciolândia (Brasil) e Cobija (Bolívia). Sob pressão das forças de segurança, ele fugiu para o Peru, onde continuou suas atividades criminosas em cidades como Inapari e Puerto Maldonado, além de pequenos povoados. Mesmo de lá, ele mantinha o controle sobre operações criminosas no Brasil.

 

Geilson foi preso pela polícia peruana e enfrentou um processo de expulsão, que foi judicialmente aprovado. Ele foi deportado e proibido de entrar no Peru por 15 anos, sob pena de ser preso por cometer crime federal no país andino.

Na quinta-feira, 13,, o delegado Roberth Alencar, junto com uma equipe do Departamento de Polícia da Capital e Interior (DPCI) e com o apoio da Polícia Federal, participou do processo de repatriação do criminoso. Após ser entregue às autoridades brasileiras, ele foi levado para Rio Branco.

Considerado um líder de facção criminosa e comprovadamente perigoso, Geilson Ferreira de Oliveira será mantido em uma cela de segurança máxima no Complexo de Readaptação Social Antônio Amaro Alves, onde permanecerá à disposição da Justiça enquanto as investigações sobre seus crimes avançam.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem de 36 anos é encontrado morto em casa no bairro Chico Mendes, em Rio Branco

Publicado

em

Criança de 8 anos descobre corpo do pai; polícia descarta sinais de violência e investiga possível morte por causas naturais

As autoridades trataram o caso como morte por causas naturais/Foto: ContilNet

Marciel Carvalho de Oliveira, de 36 anos, foi encontrado morto em sua residência no bairro Chico Mendes, em Rio Branco, na tarde desta sexta-feira (14). O corpo foi localizado por seu filho, de apenas 8 anos, que entrou no quarto e encontrou o pai deitado na cama, sem roupas.

Moradores da região acionaram a Polícia Militar, que confirmou o óbito e iniciou a investigação do caso. Durante a averiguação, um celular foi encontrado próximo ao corpo, contendo vídeos de conteúdo pornográfico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi chamado e, após avaliação, constatou que Marciel já estava sem vida, sem sinais de violência aparentes.

Familiares relataram que Marciel era usuário de entorpecentes e trabalhava como diarista para sustentar a família. As autoridades trataram o caso como morte por causas naturais, e o Instituto Médico Legal (IML) não foi acionado para a remoção do corpo. O caso segue sob investigação para esclarecer os detalhes do ocorrido.

Comentários

Continue lendo

Geral

Dupla é presa por assalto a residência e roubo de animais de estimação no Conjunto Morada do Sol

Publicado

em

Criminosos portavam armas de grosso calibre e levaram joias, eletrônicos, veículo e até pets; prisão preventiva foi mantida após audiência de custódia

Jamesson Rodrigues Ripardo da Silva e Carlos Eduardo de Farias, presos na sexta-feira, 14, por investigadores da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE), tiveram suas prisões preventivas mantidas durante audiência de custódia e foram encaminhados ao presídio. Os mandados de prisão foram expedidos pelo Juízo da Vara das Garantias.

A dupla, que portava armas de grosso calibre, invadiu uma residência na Rua Júpiter, no Conjunto Morada do Sol, na madrugada do dia 10 de fevereiro. Durante o assalto, renderam um casal, reviraram o imóvel em busca de valores e fugiram levando um carro, joias, celulares, eletrodomésticos, dois gatos persas e uma cadela da raça Husky Siberiana, chamada Snow.

De acordo com a DCORE, o crime foi previamente planejado, e os criminosos pareciam bem informados sobre a residência e os bens das vítimas. As vítimas expressaram profunda tristeza com o roubo dos animais de estimação. Até o momento, um dos gatos ainda não foi localizado.

Após uma investigação detalhada, que incluiu a coleta de provas, a DCORE prendeu Jamesson e Carlos Eduardo, que moram no Jardim Tropical, região próxima ao local do crime. A dupla responde por roubo qualificado e porte ilegal de arma de fogo.

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeitura de Rio Branco declara emergência devido à cheia do rio Acre e adota medidas imediatas de assistência

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou durante coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira (14) em seu gabinete, o decreto que destaca a existência de anormalidade, caracterizada como situação de emergência nas áreas do município de Rio Branco afetadas pela enchente do rio Acre.

Segundo o gestor da capital, a partir do momento em que o decreto é publicado, a prefeitura recebe autonomia para fazer as aquisições essenciais previstas para atender a necessidade dos afetados, bem como na logística do Parque Abrigo.

“Precisamos continuar ampliando os abrigos, comprando a alimentação e outros itens para poder atender a população de emergência. Por isso, se não tiver o decreto vamos demorar demais para comprar e o momento não permite que a gente gaste o tempo necessário para fazer uma solicitação, então o decreto vem para facilitar a vida para podermos dar o socorro de imediato e fazer as compras necessárias.”

De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil Municipal (Comdec), tenente-coronel Cláudio Falcão, o cenário ainda é preocupante, pois, a previsão é que o rio Acre atinja os 16 metros ou mais. O coordenador destacou ainda preocupação em relação ao dia 17, devido à intensificação das chuvas, fator que acaba agravando a situação.

“Infelizmente, um cenário de agravamento nesse instante. Temos estimado entre 3 a 4 mil famílias atingidas, 41 bairros afetados, mais de 15 comunidades rurais, inclusive três delas isoladas, outras estão por meio de balsas para poderem se locomover. A estimativa também é prevista para que até o final do dia termos dessas cinco famílias em abrigos, além de mais 100 famílias desalojadas, esse número pode ser até maior por conta de que as pessoas saem sozinhas.”

Durante a coletiva, o vereador e líder do prefeito na Câmara Municipal, Rutênio Sá, esteve presente apresentando uma solicitação dos parlamentares, acerca da isenção do IPTU 2025 nas áreas atingidas pela enchente.

“Quero dizer que assim como fizemos em anos anteriores, vamos atender mais esse pedido dos vereadores e encaminhar à Câmara Municipal o Projeto de Lei. Isentando mais uma vez as famílias atingidas por essa alagação, como aconteceu nos anos anteriores”, finalizou o prefeito.

Comentários

Continue lendo