Geral
Covid-19 desacelera em Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil, mas segue em alta em Xapuri
Por
Com média móvel de 14,29 novos casos diários nos últimos 8 dias e com uma variação de 138,10% em comparação com os números de 14 dias atrás, Xapuri segue distante de apresentar o mesmo comportamento no número de novas infecções por covid-19 como tem ocorrido com os outros municípios da regional do Alto Acre, conforme os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
Nesta semana, entre segunda-feira, 5, e este sábado, de acordo com Boletim Sesacre, o município de Brasiléia teve um aumento de apenas 3 novos casos do novo coronavírus. Assis Brasil teve elevação maior em 5 dias, com 10 novos casos, e Epitaciolândia teve apenas 1 novo caso confirmado da doença nesta última semana.
Já em Xapuri, foram 58 novos casos entre os dias 5 e 9 de outubro divulgados pelo Boletim Sesacre na sexta-feira, 9. Pelo Boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que é divulgado horas depois do informativo estadual, foram exatos 100 novos casos de covid-19 registrados em Xapuri entre a última segunda-feira, 5, e este sábado 10 de outubro.
A reportagem conversou com alguns profissionais de saúde que fazem parte do enfrentamento à pandemia no município sobre a diferença de situação que existe no momento entre as cidades da regional. Mesmo sem apresentar comprovação, a maioria afirmou que Xapuri continua testando a população enquanto os vizinhos reduziram drasticamente essa medida.
De acordo com as informações divulgadas diariamente pelo Boletim Sesacre, o município de Xapuri realmente foi o que realizou a maior quantidade de testes para o novo coronavírus nas últimas semanas. No período entre os dias 5 e 9 de outubro, Brasiléia fez 17 testes, Assis Brasil 33 e Epitaciolândia 11, enquanto Xapuri realizou 62 testagens de covid-19.
Pelos dados divulgados pelo município, Xapuri tem agora 1.353 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia no Acre. Foram notificados à Sesacre 2.366 casos da doença, sendo descartados por exames laboratoriais 1.013 casos suspeitos. 1.086 pacientes se recuperaram e 15 foram a óbito por complicações decorrentes da infecção pelo vírus.
Comentários
Geral
Polícia Militar prende homem traficando maconha em Sena Madureira

A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu, na tarde desta quinta-feira, 18, um homem de 20 anos por tráfico de drogas no bairro Vitória, em Sena Madureira. Ele usava tornozeleira eletrônica e já tinha sido detido pelo mesmo crime. A ação ocorreu após moradores denunciarem que o criminoso estaria vendendo entorpecentes dentro de uma residência na Rua Walter Paula d’Ávila.
Durante patrulhamento na área, conhecida pela atuação de uma facção criminosa e pelo comércio de drogas, a guarnição avistou o suspeito em frente ao imóvel. Assim que percebeu a presença policial, ele demonstrou nervosismo e correu para dentro da casa. Na aproximação, os militares viram um objeto sendo arremessado pela janela. Tratava-se de uma garrafa térmica com 86 tabletes de maconha.
O dono da casa, centão, autorizou por escrito a entrada da equipe. Dentro do imóvel, o criminoso confessou que havia jogado a garrafa para fora. Os policiais também encontraram, no quarto dele, um saco plástico com resquícios de pasta base de cocaína. O rapaz admitiu ainda que cumpre medida de monitoramento eletrônico por condenação anterior relacionada ao tráfico na cidade de Santa Rosa do Purus.
A guarnição conduziu o suspeito para a Delegacia de Polícia Civil, junto com o material apreendido, onde fica à disposição da autoridade policial para os procedimentos legais.
Comentários
Geral
Acidente grave entre duas motos deixa três feridos no bairro Preventório, em Rio Branco
Colisão frontal ocorreu na Rua Minas Gerais; duas equipes do Samu atenderam as vítimas, que foram encaminhadas ao Pronto Socorro

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas ao Pronto Socorro após acidente no bairro Preventório nesta sexta-feira. Foto: cedida
Um grave acidente entre duas motocicletas deixou três pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (19) na Rua Minas Gerais, no bairro Preventório, em Rio Branco. A colisão frontalocorreu no trecho que liga o bairro ao centro da capital.
De acordo com informações preliminares, o casal Josmar Bezerra André e Antônia de Jesus Lima Furtado trafegava em uma moto no sentido bairro–centro quando colidiu com outra motocicleta, conduzida por Rafael Santos. O impacto foi forte, e os três caíram na pista.

A colisão frontal ocorreu no trecho que liga o bairro ao centro da capital. Foto: captada
Duas viaturas do SAMU foram acionadas e prestaram os primeiros socorros no local. As vítimas foram estabilizadas e encaminhadas ao Pronto Socorro de Rio Branco. O estado de saúde delas ainda não foi divulgado.
A Polícia Militar isolou o local para a perícia técnica, que vai apurar as causas do acidente. O trecho da Rua Minas Gerais ficou parcialmente interditado durante o atendimento.

O estado de saúde das vítimas ainda não foi detalhado. A perícia técnica foi acionada para determinar as causas da colisão. Foto: cedida
Comentários
Geral
Polícia Civil prende casal acusado de tentar matar frentista durante assalto a posto no Joafra
Lucas Martins Costa e Vanessa de Oliveira Lira, de 20 anos, atiraram na vítima mesmo sem reação; crime aconteceu na noite de quarta-feira (17)

O casal é acusado pela tentativa de latrocinio do frentista Francisco Alcimar Lima de Oliveira de 34 anos. Foto: captada
A Polícia Civil do Acre prendeu nesta sexta-feira (19) o casal Lucas Martins Costa e Vanessa de Oliveira Lira, ambos de 20 anos, acusados de tentar matar um frentista durante um assalto a um posto de combustíveis no bairro Joafra, na capital. O crime ocorreu na noite de quarta-feira (17) e foi investigado pela Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE).
Os suspeitos abordaram o frentista Francisco Alcimar Lima de Oliveira, 34 anos, e, mesmo sem reação da vítima, efetuaram um disparo que atingiu a cabeça dele de raspão. O casal fugiu após levar apenas R$ 10.
A investigação reuniu provas contundentes e resultou na localização e prisão do casal na região do Rosa Linda. Eles foram conduzidos à delegacia para depoimento e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional.
A DCORE destacou que a dupla agia com extrema violência e que a prisão interrompeu uma série de ações criminosas na capital. A vítima foi socorrida e passa bem, segundo informações da polícia.

O crime, que chocou pela agressividade dos suspeitos, vinha sendo investigado pela unidade especializada, que conseguiu reunir provas contundentes contra os dois. Foto: captada


Você precisa fazer login para comentar.