Conecte-se conosco

Cotidiano

Conselho do Corinthians vota impeachment de Augusto Melo nesta segunda-feira

Publicado

em

Conselho do Corinthians vota impeachment de Augusto Melo nesta segunda-feira

O Conselho Deliberativo do Corinthians se reúne na noite desta segunda-feira para votar o processo de impeachment do presidente Augusto Melo, por suspeita de irregularidades no contrato de patrocínio com a VaideBet, infração da Lei Geral do Esporte e desrespeito ao estatuto do clube.

A primeira chamada será às 18h, mas as discussões só devem se iniciar após as 19h, com apresentações do relatório da Comissão de Ética, da defesa de Augusto Melo e, por fim, o pleito que decidirá o futuro do presidente.

A votação deveria ter acontecido em dezembro. Porém, Augusto Melo conseguiu uma liminar da Justiça impedindo a reunião quando os conselheiros já estavam no Parque São Jorge, minutos antes da última chamada para o encontro.

A decisão judicial foi derrubada naquela ocasião, e nova reunião ocorreu em janeiro. Porém, após mais de quatro horas de debates acalorados, a cerimônia foi interrompida por questões de horário e segurança, logo após a votação da admissibilidade.

Agora, Augusto Melo passará pelo crivo dos 300 conselheiros pressionado por questões além dos portões do Parque São Jorge.

O presidente do Corinthians foi indiciado no caso VaideBet, justamente o que sustenta a tese a ser colocada em votação nesta segunda. Augusto Melo acabou enquadrado criminalmente por furto qualificado pelo abuso de confiança, associação criminosa e lavagem de dinheiro

Diante do momento decisivo para o futuro de Augusto Melo no Timão, a reportagem do ge preparou respostas para as perguntas mais comuns sobre o processo.

1) O início do processo

Parque São Jorge, sede do Corinthians — Foto: Bruno Cassucci

Parque São Jorge, sede do Corinthians — Foto: Bruno Cassucci

Com a presença de 240 membros, o Conselho Deliberativo do Corinthians votou a admissibilidade do processo de impeachment: em outras palavras, decidiu se abriria ou não a votação para que Augusto Melo fosse afastado. O “sim” venceu por margem de 12 votos: 126 a 114.

Se a maioria tivesse optado pelo “não”, o caso seria prontamente arquivado.

2) Quem vota?

Os membros do Conselho Deliberativo do clube. Atualmente, o órgão tem cerca de 300 conselheiros, sendo 200 trienais e 100 vitalícios.

Em votações importantes, aproximadamente 250 pessoas costumam comparecer.

Há uma divergência sobre quem pode votar no processo desta segunda-feira: no entendimento de Romeu Tuma Jr, presidente do Conselho Deliberativo, todos os conselheiros podem votar, mesmo os ausentes na reunião de janeiro.

Há frentes no clube, porém, que interpretam o estatuto de outra forma: apenas os presentes no encontro suspenso poderão exercer o direito a voto.

3) Como será a reunião?

Roberson Medeiros, presidente do Comissão de Ética e Disciplina, fará uma apresentação de até 30 minutos para se posicionar sobre o caso.

O presidente Augusto Melo, provavelmente acompanhado do advogado pessoal Ricardo Cury, que o defende no caso VaideBet, terá também meia hora para apresentar a sustentação da defesa antes de iniciar a votação.

Caso queiram, um membro da Comissão Jurídica do Conselho e um dos representantes do grupo que protocolou o pedido de impeachment também poderão falar.

Espera-se que o encontro possa durar de duas a três horas.

4) A votação

A votação ocorre por meio de cédula de papel, de forma sigilosa.

Conselheiros chegaram a pedir durante o processo que a votação fosse nominal, mas tiveram a solicitação rejeitada. A apuração dos votos acontece logo na sequência.

5) Se o impeachment for aprovado?

Se houver maioria pela destituição de Augusto Melo, ele será afastado imediatamente do cargo. No lugar dele assume o primeiro vice-presidente, Osmar Stábile.

Augusto só será afastado definitivamente do comando do Corinthians, entretanto, se os sócios do clube ratificarem essa decisão.

Romeu Tuma Jr. tem até cinco dias para agendar uma assembleia geral dos associados. Não há prazo pré-definido no estatuto para essa votação acontecer.

Caso os sócios rejeitem o impeachment, Augusto Melo volta à presidência. Se a destituição for aprovada, o Conselho Deliberativo é convocado para eleger o novo presidente para cumprir o mandato até o fim de 2026 – podem concorrer e votar no pleito apenas os membros do órgão.

6) Os motivos do pedido de impeachment

O estatuto do Corinthians determina que são motivos para destituição:

  • a) ter praticado crime infamante, com trânsito em julgado da sentença condenatória;
  • b) ter acarretado, por ação ou omissão, prejuízo considerável ao patrimônio ou à imagem do Corinthians;
  • c) não terem sido aprovadas as contas da sua gestão;
  • d) ter infringido, por ação ou omissão, expressa norma estatutária;
  • e) prática de ato de gestão irregular ou temerária.

O pedido de impeachment de Augusto Melo se baseia primordialmente nas possíveis irregularidades do contrato com a VaideBet, que culminou com o indiciamento do presidente do Corinthians na semana passada.

Os signatários do documento argumentam que, devido a atuação e omissão de Augusto, “a imagem da instituição foi arremessada num lamaçal de notícias degradantes” e teria infringido também a Lei Geral do Esporte.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governadora em exercício Mailza Assis participa da entrega de 20 mil brinquedos para as crianças na Gameleira

Publicado

em

A governadora em exercício Mailza Assis participou na tarde de segunda-feira, 29, no calçadão da Gameleira, em Rio Branco, da entrega de brinquedos para as crianças. Ao todo, 20 mil brinquedos estão sendo distribuídos como parte da programação natalina do governo do Acre, iniciada no dia 6 de dezembro.

A campanha é realizada pelo Estado e executada pela Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict). As entregas começaram neste dia 29 e seguem até esta terça, 30 de dezembro. Além dos brinquedos, as crianças e famílias também recebem cachorro-quente, pipoca, refrigerante e participam de diversas atividades recreativas.

Segundo a governadora em exercício, Mailza Assis, o momento é marcado por alegria tanto para as crianças quanto para os pais e para o governo. “Esse é um tipo de atividade que sempre alegra o meu coração e o coração das nossas crianças. O mês de dezembro é um mês feliz, e esse momento é para agradar os corações. São 20 mil brinquedos que estão sendo entregues às crianças e às famílias. Aproveito para agradecer a todos que estão aqui presentes e reforçar o nosso compromisso com a educação, com a saúde e com a proteção das nossas crianças”, destacou.

“Esse é um tipo de atividade que alegra meu coração e o coração das nossas crianças” Foto: Neto Lucena/Secom

A campanha busca alcançar o maior número possível de crianças em todo o Acre. Dos 20 mil brinquedos distribuídos, 4 mil já foram encaminhados para os Correios, comunidades do interior e zona rural, garantindo que todos os municípios sejam beneficiados. A iniciativa tem como objetivo promover lazer, inclusão social e momentos de alegria para crianças em situação de vulnerabilidade.

O secretário da Seict, Assurbanipal Mesquita, destacou a importância da ação dentro do conjunto de entregas realizadas pelo governo do Estado. “Esse mesmo governo tem feito grandes entregas, e essa é uma entrega muito especial, idealizada pela equipe de governo para garantir um final de ano mais completo para as nossas crianças e para as famílias. Temos picolés, sorvetes, pipoca, cachorro-quente e uma programação pensada para envolver toda a família”, afirmou.

São ao todo 20 mil brinquedos distribuídos em todo o Acre. Foto: Alice Leão/Secom

O evento contou ainda com a presença do Papai Noel e de seus auxiliares, que animaram a criançada, ouviram pedidos e participaram de diversas brincadeiras com o público presente.

Para Patrícia Santos, moradora do bairro Cidade Nova, a iniciativa trouxe momentos de felicidade para sua filha. “Eu estou gostando muito, e o melhor é que as crianças estão de férias e conseguem aproveitar bastante a programação. Na correria do dia a dia, vir para cá no fim de tarde, ganhar presente, comer pipoca e ainda ver o Papai Noel é só alegria”, ressaltou.

















The post Governadora em exercício Mailza Assis participa da entrega de 20 mil brinquedos para as crianças na Gameleira appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE - NOTÍCIAS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Indígenas desabrigados são assistidos pelo Estado na Escola Leôncio de Carvalho

Publicado

em

Indígenas desabrigados pela cheia do Rio Acre em Rio Branco, um total de 6 famílias e 51 pessoas estão sendo assistidos pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), no abrigo instalado na Escola Estadual Leôncio de Carvalho, bairro Vila Acre.

Secretaria dos Povos Indígenas coordena atendimento aos indígenas desabrigados. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Os desabrigados indígenas foram retirados de suas residências no dia 27 dezembro, no Bairro da Base, quando o transbordamento do rio inundou o local. Diariamente, eles recebem três refeições, sendo café da manhã, almoço e jantar fornecido pela SEASDH, mais os kits de material de limpeza e higiene pessoal.

Indígena relata a assistência social no abrigo no momento em que as águas invadiram a casa que mantém alugada na Base, para os filhos que estudam na Ufac. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“Só tenho a agradecer ao governo por todo cuidado, assistência e interesse em nos ajudar no momento tão dramático, tão triste, que é ver nossa casa invadida pela água”, reconheceu Faustino Daureano Estevão Kaxinawá, morador da Aldeia Nova Jericó, em Santa Rosa do Purus, que mantém casa alugada na Base, para os filhos e o genro que são acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A indígena Cristiane Nonato Kaxinawá, da Aldeia Novo Lugar em Santa Rosa do Purus, também moradora da Base, reconheceu a importância da assistência do Estado no momento tão dramático que é ver as águas invadindo sua casa, arrastando seus pertences.

Indígena explica que as águas invadiram suas casas numa velocidade que impossibilitava salvar pertences. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“Fomos bem atendidos por todas as equipes do Estado num momento tão difícil e sem essa ajuda não consigo imaginar o que seria de nós”, observou.

Os serviços de assistência aos desabrigados indígenas incluem Secretaria dos Povos Indígenas, que coordena todas as ações no abrigo; a Defesa Civil, com o monitoramento de outras áreas habitadas por indígenas, com riscos de serem atingidas pela alagação, como é o caso da Seis de Agosto e Sobral. Também as secretarias de Assistência Social e Secretaria da Mulher, com a vice-governadora Mailza Assis, conforme esclarece a secretária dos povos indígenas Francisca Arara.

Secretária dos Povos Indígenas explica que é da cultura de alguns grupos indígenas, o deslocamento deles para tratamento de saúde levando crianças e outros membros da família e, no caso de uma inundação como a que ocorreu na Base, atinge um grande contingente de pessoas de uma só vez. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

A secretária Francisca Arara esclarece que são realizados diagnósticos das famílias para identificar as carências por assistência, para dar o devido encaminhamento. Por exemplo, se está doente é com a Secretaria Estadual de Saúde, se é problema com alimentação a assistência social é acionada, de modo que, a Sepi segue acompanhando, monitorando e cuidando. “A missão demandada pelo governador é que a secretaria cuide, não só dos indígenas dos territórios, mas também dos indígenas do contexto urbano, que estão aqui por situações diversas”, destacou.







The post Indígenas desabrigados são assistidos pelo Estado na Escola Leôncio de Carvalho appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE - NOTÍCIAS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Exclusivo: CIA realizou ataque com drone contra cais na costa da Venezuela

Publicado

em

Comando Sul anuncia ataque a embarcação no Pacífico • @Southcom

A CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) realizou um ataque com drone contra uma instalação portuária no litoral da Venezuela no início de dezembro, disseram à CNN fontes familiarizadas com o assunto. Este teria sido o primeiro ataque dos EUA contra um alvo em território venezuelano.

O ataque ocorreu em um cais remoto que o governo de Donald Trump acreditava ser utilizado pela organização criminosa Tren de Aragua para armazenar drogas e transferi-las para embarcações, com objetivo de posteriormente enviá-las ao exterior, segundo fontes.

Ninguém estava presente nas instalações no momento do ataque, portanto, não houve vítimas, ainda conforme as fontes. As Forças de Operações Especiais dos EUA forneceram apoio de inteligência para a operação.

Perguntado sobre uma entrevista concedida na semana passada, quando dissera que os EUA destruíram uma “grande instalação de onde chegam navios” ligada ao tráfico de drogas na Venezuela, Trump afirmou, nesta segunda (29), que os Estados Unidos atacaram “a área de um cais onde os navios são carregados com drogas”.

No entanto, Trump se esquivou de responder se o ataque teria sido conduzido por militares ou por agentes da CIA.

“Então, atacamos todos os barcos e agora atacamos a área”, afirmou Trump nesta segunda. “Isso (cais) não existe mais”, acrescentou.

Até a revelação desta ação da CIA, os únicos ataques conhecidos dos EUA contra alvos venezuelanos eram contra embarcações em águas internacionais, sob alegação de que elas estariam ligadas ao tráfico de drogas.

Uma das fontes ouvidas pela CNN classificou o ataque como bem-sucedida por destruir o cais e os barcos que lá estavam, mas também descreveu a ação como sendo, em grande parte, meramente simbólica, já que a instalação se trata apenas de uma de muitas utilizadas pelo narcotráfico visando o mercado internacional.

Fonte: Conteúdo republicado de CNN NOTICIAS

Comentários

Continue lendo