fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Confira o que abre e o que fecha nos dias de Corpus Christi

Publicado

em

Confira o que abre e o que fecha nos dias de Corpus Christi
Agência Brasília

Confira o que abre e o que fecha nos dias de Corpus Christi

Com a chegada do feriado do Corpus Christi, nesta quinta-feira (30), preparamos uma lista com os locais que vai funcionar nos próximos dias. Os brasilienses devem ficar atentos às alterações no horário de funcionamento de serviços públicos e órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) . Confira o que abre e o que fecha na capital federal entre esta quinta (2) e o domingo (6).

Transporte

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informa que o funcionamento dos ônibus no feriado de Corpus Christi seguirá os horários de domingo e, na sexta-feira (31), as viagens permanecerão na tabela de dia útil. Para consultar os horários, basta acessar o site DF no Ponto.

O Metrô-DF informa que não haverá alteração nos horários durante os dias de ponto facultativo.

Segurança pública

PMDF – A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo neste feriado prolongado de Corpus Christi. A corporação pode ser acionada a qualquer momento pelo número 190.

CBMDF – O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) também opera ininterruptamente para atender emergências. O contato pode ser feito pelo telefone 193. Já os serviços de expediente administrativo interno não funcionam neste feriado.

PCDF – Todas as 31 delegacias circunscricionais do DF vão operar em regime de plantão ininterrupto. Também funcionam 24 horas as duas delegacias de atendimento à mulher (Deam I e II) e as duas delegacias da criança e do adolescente (DCA I e II).

As unidades que atuarão como centrais de flagrantes durante o feriado são 1ª DP (Asa Sul), 5ª DP (área central), 6ª DP (Paranoá), 12ª DP (Taguatinga centro), 13ª DP (Sobradinho), 15ª DP (Ceilândia centro), 16ª DP (Planaltina), 18ª DP (Brazlândia), 20ª DP (Gama), 21ª DP (Taguatinga Sul), 24ª DP (Setor O), 26ª DP (Samambaia Norte), 27ª DP (Recanto das Emas), 30ª DP (São Sebastião) e 33ª DP (Santa Maria).

Defesa Civil – A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec) manterá equipes de plantão 24 horas, e seu efetivo permanecerá de sobreaviso, sendo acionado por plano de chamada em caso de necessidade.

Trânsito

Não haverá atendimento nos postos do Departamento de Trânsito do DF (Detran) na quinta e na sexta. Os servidores que atuam na engenharia e fiscalização trabalharão em regime de escala. Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente.

Neste feriado, também não haverá expediente para servidores do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) que atuam no atendimento ao público – Protocolo e Setor de Multas e Penalidades.

As operações de mobilidade na Estrada Parque Ceilândia (DF-095 / Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001) – no trecho entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul – e na BR-070 serão interrompidas na quinta-feira e retomadas na sexta.

Serviço social e trabalho

As unidades do Ccentro de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Convivência (Cecons) estarão fechadas entre quinta-feira e domingo.

Os restaurantes comunitários de Planaltina, Recanto das Emas, Sol Nascente/Pôr do Sol e de Arniqueira serão os únicos que permanecerão funcionando na quinta-feira. As demais unidades não abrirão na data. Na sexta-feira, todas as unidades estarão abertas.

Os centros Pop, unidades de acolhimento, unidades de proteção social (UPSs) 24h e a Central de Vagas não terão os atendimentos interrompidos no período, funcionando normalmente.

As agências do trabalhador não abrirão entre quinta e domingo, retomando as atividades na segunda-feira (3).

Ceasa

Nesta quinta-feira, na sexta e no sábado, a Ceasa funcionará normalmente, com exceção da administração, que vai aderir ao ponto facultativo. Para conferir os horários de funcionamento, acesse este link.

Justiça e cidadania

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) , não haverá atendimento presencial nos serviços da pasta na quinta e na sexta, incluindo nos núcleos do Na Hora, Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) e Direito Delas, que funcionarão exclusivamente em regime de plantão por meio do telefone (61) 98382-0130.

Demandas urgentes dos conselhos tutelares poderão ser registradas pelo telefone 125, contato da Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca). Para atendimento de pautas emergenciais referentes ao Centro Integrado 18 de Maio, o contato deverá ser feito pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

DF Legal

Os núcleos de atendimento ao cidadão da DF Legal estarão fechados entre quinta e domingo, reabrindo na segunda-feira (3/6). As ações de fiscalização serão realizadas normalmente.

BRB

O BRB informa que, no feriado de Corpus Christi, as agências do banco estarão fechadas. Na sexta-feira, os pontos de atendimento funcionam no horário normal, das 11h às 16h. No sábado não há atendimento bancário.

Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) funcionará apenas por meio do Núcleo de Assistência Jurídica em regime de plantão entre a quinta e domingo.

O serviço atua nos seguintes casos urgentes durante o regime de plantão judiciário:

→ Pedidos de internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) públicos ou privados;
→ Casos de recusa injustificada de operadoras de planos de saúde para realizar internações ou cirurgias urgentes;
→ Habeas corpus, liberdade provisória e revogação de prisão cível;
→ Liberação de corpo para sepultamento;
→ Autorização de viagem de criança ou adolescente para o exterior;
→ Pedidos de busca e apreensão de pessoas, bens ou valores, desde que objetivamente comprovada a urgência;
→ Pedido de medida cautelar, de natureza cível ou criminal, que não possa ser feito no horário normal de expediente e que apresente risco de grave prejuízo ou de dano de difícil reparação.

O serviço de plantão está localizado no Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa, Bloco B, Ala A, Sala 109, térreo. Atendimentos remotos serão prestados pelo telefone (61) 99359-0015.

Hemocentro

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) estará fechada para atendimento ao doador na quinta-feira. Na sexta e no sábado, os serviços serão prestados em regime de atendimento normal, das 7h15 às 18h. No domingo, o Hemocentro não abre.

Lazer

→ Zoológico – O Jardim Zoológico de Brasília estará aberto normalmente, das 8h30 às 17h, com a bilheteria fechando às 16h.
→ Eixão do Lazer – O tradicional Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário (DF-002), estará fechado para o trânsito de veículos e aberto ao público na quinta-feira e no domingo, entre as 6h e as 18h.
→ Mirante da Torre de TV – funcionará de quinta a sábado normalmente, das 9h às 18h45.

Parques

O Instituto Brasília Ambiental informa que os parques ecológicos e unidades de conservação administrados pelo órgão estarão funcionando normalmente na quarta-feira. Confira abaixo os horários de funcionamento

→ Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: aberto todos os dias, das 6h às 18h
→ Parque Ecológico de Águas Claras: aberto todos os dias, das 5h às 22h
→ Parque Ecológico Areal: aberto todos os dias, das 6h às 18h
→ Parque Ecológico da Asa Sul: aberto todos os dias, das 6h às 20h
→ Parque Distrital das Copaíbas: aberto todos os dias, das 8h às 18h
→ Parque Ecológico Cortado: aberto todos os dias, das 6h às 20h
→ Monumento Natural Dom Bosco: aberto todos os dias, das 6h às 20h
→ Parque Ecológico Ezechias Heringer: aberto todos os dias, das 6h às 22h
→ Parque Recreativo do Gama: aberto todos os dias, das 6h às 18h
→ Parque Ecológico do Lago Norte: aberto todos os dias, das 6h às 18h
→ Parque Ecológico Olhos d’Água: aberto todos os dias. Portão principal: 5h30 – 20h. Portões laterais: 6h – 18h
→ Parque Ecológico do Paranoá: aberto todos os dias, das 6h às 18h
→ Parque Ecológico Península Sul: aberto todos os dias, das 6h às 22h
→ Parque Ecológico do Riacho Fundo: aberto todos os dias, das 6h às 18h
→ Parque Ecológico Saburo Onoyama: aberto todos os dias, das 6h às 18h
→ Parque Ecológico Sucupira: aberto todos os dias, das 6h às 20h
→ Parque Ecológico Três Meninas: aberto todos os dias, das 7h às 18h
→ Parque Ecológico Veredinha: aberto todos os dias, das 6h às 22h.

Cultura

→ Casa do Cantador: fecha quinta e sexta. Abre sábado, às 20h, com o projeto Sabadão do Forró
→ Centro de dança: fecha quinta e sexta. Abre sábado
→ Completo Cultural de Samambaia: fecha quinta e sexta. Abre sábado e domingo
→ Complexo Cultural de Planaltina: fecha todos os dias
→ Espaço Cultural Renato Russo: abre todos os dias
→ Museu Nacional: funcionamento normal
→ Museu Vivo da Memória Candanga: fecha todos os dias
→ Biblioteca Nacional de Brasília: fecha todos os dias
→ Memorial dos Povos Indígenas: fecha quinta e sexta. Abre sábado e domingo
→ Centro Cultural Três Poderes: fecha quinta e sexta. Abre sabado e domingo

Limpeza urbana

No SLU, na quinta e na sexta-feira, vão funcionar em esquema de plantão as unidades da Diretoria de Limpeza Urbana: Geren, Geasb, subcoordenações regionais e núcleos de limpeza (Subnor, Suboes e Subsul), Gerência de Tratamento (usinas de Ceilândia e da Asa Sul), transbordos e instalações de recuperação de recicláveis.
As demais unidades funcionarão normalmente.

The post Confira o que abre e o que fecha nos dias de Corpus Christi first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Verde Brasil minimiza conflitos com posseiros em dois seringais de Tarauacá

Publicado

em

Está mantida para amanhã (29) e sábado (30) reunião com representantes da Defensoria Pública e com os posseiros dos seringais Santa Cecília e Tamandaré para discutir o processo

Às famílias que concordarem viver nas áreas de 50 e 75 hectares, a empresa arca com os custos burocráticos da regularização. Foto: captada 

A empresa Verde Brasil, que pleiteia certificação para fazer parte do mercado de crédito de carbono, minimizou os conflitos fundiários com as famílias dos seringais Santa Cecília e Tamandaré, no Alto Rio Tarauacá, na cidade de Tarauacá, interior do Acre.

Em nota enviada ao ac24agro, a empresa afirmou que “se mantém à disposição para auxiliar na logística, hospedagem (sic) e o que tiver a seu alcance para que essa regularização fundiária siga adiante”. Uma das exigências das empresas certificadoras é que não haja nenhum tipo de conflito agrário ou ambiental na área que pleiteia a inserção no mercado de carbono.

A primeira informação conflitante entre o que diz a empresa Verde Brasil e o que informa o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá (representante dos posseiros) diz respeito ao número de famílias envolvidas. Para o sindicato, são 72 famílias. Para a empresa, que assegura na nota ter feito um levantamento socioeconômico no início do projeto, são 47 famílias.

A nota, em nenhum momento, faz referência a um dos pontos mais conflitantes destacados pelos posseiros: o tamanho da área apresentada pela empresa para ser regularizada às famílias. Durante encontro na Defensoria Pública, que acompanha o caso, foi explicado que a empresa apresentou às famílias três alternativas: áreas de 50 hectares, 75 hectares e de 100 hectares. Às famílias que concordarem viver nas áreas de 50 e 75 hectares, a empresa arca com os custos burocráticos da regularização. Os que optarem por viver na área de 100 hectares devem pagar os custos cartoriais.

Sobre esse ponto específico do problema, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá, Francisco Sandro Falcão das Chagas, resumiu o que sente em relação às propostas. “Estão querendo colocar as famílias dos posseiros dentro de um chiqueiro”. E complementa. “Como é que, da noite para o dia, você espreme uma família que teve pai e avô vivendo de uma determinada forma, em uma determinada área, em apenas 50 hectares? Essa pré-proposta não entendemos e nem aceitamos”.

A empresa Verde Brasil informou que já mantém apoio a cinco posseiros com insumos, mão de obra, apoio técnico, poços artesianos e emprego de tecnologia. “Tudo isso 100% subsidiado pela empresa sem custo algum para as famílias atendidas”, orgulha-se a empresa na nota.

Durante encontro na Defensoria Pública, que acompanha o caso, foi explicado que a empresa apresentou às famílias três alternativas. Foto; captada 

Outro ponto destacado pela empresa diz respeito à relação com os posseiros, um dos maiores gargalos nos processos de certificação dos projetos de REDD+. “O aceite aos programas que o projeto propõe, não é uma imposição, e que o tempo de aceite é (sic) conforme as famílias vão vendo o resultado e forma de trabalhar da empresa com outras famílias que já aderiram aos programas”, ressaltou.

Está mantida para amanhã (29) e sábado (30) reunião com representantes da Defensoria Pública e com os posseiros dos seringais Santa Cecília e Tamandaré para discutir o processo.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Escândalo: médico e enfermeira são flagrados fazendo sexo em unidade de saúde, durante o expediente de trabalho

Publicado

em

As imagens, que viralizaram nas redes sociais, revelam os profissionais em momentos explícitos, incluindo cenas de sexo oral e contato físico íntimo

O caso agora exposto agrava ainda mais a crise de confiança no sistema público de saúde, evidenciando a negligência de profissionais enquanto pacientes aguardam por cuidados médicos. Foto: captada 

Um escândalo abala a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues, localizada na Avenida Camapuã, Zona Norte de Manaus. Vídeos obtidos com exclusividade pelo Portal CM7 Brasil mostram um médico e uma enfermeira praticando atos sexuais dentro da unidade de saúde durante o horário de expediente. As imagens, que viralizaram nas redes sociais, revelam os profissionais em momentos explícitos, incluindo cenas de sexo oral e contato físico íntimo, em total desrespeito ao ambiente de trabalho e à função de atendimento à população.

A UPA José Rodrigues, administrada pelo Governo do Amazonas, já é frequentemente alvo de denúncias devido à demora no atendimento, à falta de estrutura e às condições precárias da unidade. O caso agora exposto agrava ainda mais a crise de confiança no sistema público de saúde, evidenciando a negligência de profissionais enquanto pacientes aguardam por cuidados médicos, muitas vezes em situações de urgência.

Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) não se pronunciou sobre o ocorrido, e não há informações sobre investigações ou medidas disciplinares contra os profissionais flagrados. A ausência de uma resposta oficial reforça a percepção de descontrole na administração da saúde pública no Amazonas.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo

Brasil

Mestrado gratuito na FGV é aberto para servidores da Segurança Pública do Acre

Publicado

em

Segundo o edital, a formação visa preparar os profissionais para atuar em posições estratégicas e de liderança, com foco em políticas públicas, administração e segurança

Oficiais da Polícia Militar, delegados da Polícia Civil e integrantes do Corpo de Bombeiros do Acre têm uma oportunidade inédita de qualificação profissional: estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Administração Pública da FGV EBAPE, com início previsto ainda este ano. O curso, reconhecido nacionalmente, será oferecido de forma intensiva e totalmente custeado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP/AC), sem custos para os aprovados. As informações são do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 28 (leia o edital na íntegra abaixo).

São disponibilizadas apenas 10 vagas, sendo 5 para a PM, 3 para a Polícia Civil e 2 para o Corpo de Bombeiros, conforme o edital publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (28). As inscrições devem ser feitas até 5 de setembro, exclusivamente online, em ambiente reservado aos servidores públicos das três corporações.

Com duração de 22 meses, o curso será ofertado pela FGV EBAPE, instituição referência na área de gestão pública no Brasil, com aulas e atividades desenvolvidas em regime intensivo. Segundo o edital, a formação visa preparar os profissionais para atuar em posições estratégicas e de liderança, com foco em políticas públicas, administração e segurança.

Requisitos e processo seletivo

Podem se inscrever os profissionais com no mínimo cinco anos de experiência comprovada nas áreas de segurança, administração ou gestão pública. É necessário possuir diploma de graduação reconhecido pelo MEC ou estar em fase de conclusão do curso, desde que a colação de grau seja comprovada no momento da matrícula.

A seleção será realizada em duas etapas, todas com caráter eliminatório. A primeira fase, marcada para o dia 21 de setembro, consistirá em provas online de Redação, Matemática (raciocínio lógico e quantitativo) e Inglês. Os candidatos aprovados nesta etapa seguirão para a segunda fase, que inclui entrevista individual e análise curricular, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O resultado final será divulgado no dia 3 de outubro.

Matrícula e início das aulas

Os aprovados deverão realizar a matrícula digital entre os dias 6 e 10 de outubro, com envio de documentação e assinatura eletrônica dos contratos. O início das atividades online está previsto para o dia 20 de outubro, com o início das aulas presenciais marcado para 30 de outubro, na sede da FGV EBAPE.

O curso será integralmente financiado pelo governo do Acre, por meio do contrato firmado entre a Sejusp e a Fundação Getulio Vargas, conforme prevê o edital. Dessa forma, os candidatos aprovados não terão custos com mensalidades, sendo responsáveis apenas pela documentação exigida durante o processo seletivo e a matrícula.

Leia o edital na íntegra:

Comentários

Continue lendo