fbpx
Conecte-se conosco

Extra

“Compramos material para produzir jalecos porque não temos EPIs”, denunciam servidores da saúde em Assis Brasil

Publicado

em

Funcionários que atuam na unidade mista de saúde em Assis Brasil denunciaram que estão enfrentando condições precárias de trabalho para o enfrentamento ao coronavírus.
Em um relato enviado via WhatsApp, um funcionário, que pediu para não ter o nome divulgado, contou que na unidade, só há um médico, não possuem jalecos e não há alimentação suficiente para todos.

“Estamos escolhendo se atendemos covid-19 ou emergência, a Sesacre ficou de dá um posição amanhã se vai enviar mais funcionários. Porque se ninguém socorrer eu não o que vai ser”, relatou.

Em outro trecho, o denunciante conta que os funcionários fizeram uma cota para comprar TNT para produzirem jalecos.

“Compramos TNT pra jaleco e estamos fabricando e pedindo ajudas as costureira eu mesma já fiz 110, os que mandaram e tão fino que nem merece comentários, e os bons tem uns 60 que se eu distribuir não dura dois dias estamos deixando pra usar onde realmente precisa em caso graves. Compramos com dinheiro de doação os protetores fácil e temos alguns doados da Ufac e outros que estava guardados da época do ebola. Precisamos de álcool líquido pra fazer borrifação, não temos muito, temo bastante álcool gel mas certos casos não resolve”, diz o texto.

Procurada, a Secretaria de Saúde do Acre negou as denúncias e emitiu uma nota oficial onde coloca a posição do estado.


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e a Direção Geral da Unidade Mista de Saúde de Assis Brasil (Umab) informam que foi criado, com o Município, um fluxo para a centralização de coletas para testagens de Covid-19, diminuindo o risco de contaminação por outros pacientes, na cidade.

Comunica ainda que dois leitos exclusivos para estabilização de casos suspeitos e confirmados foram abertos na unidade.

A Sesacre contratou também dois médicos, três técnicos de enfermagem, um enfermeiro e um técnico de análise clínica para a referida Umab. Infelizmente, cinco profissionais tiveram que se afastar por estar contaminados com o novo coronavírus, obrigando a direção a remanejar seus profissionais para manter os serviços.

A Umab ressalta que não faltaram equipamentos de proteção individual, os EPIs, em nenhum momento, pois a solicitação desses materiais é feita, a cada 15 dias, para a Divisão de Material Médico Hospitalar, da Sesacre.

Ainda no início das primeiras transmissões dos casos de Covid-19 no estado, a unidade recebeu doações do Projeto EPIs/Covid/Universidade Federal do Acre (Ufac). E quando o estoque dos jalecos acabou, os seus servidores promoveram uma campanha na comunidade, por entenderem que o momento da pandemia é crítico não só para Assis Brasil, mas para o país e o mundo, exigindo a união de todos.

Com relação à estrutura da unidade, a direção da Umab informa que já providenciou a captação de recursos para que sejam realizadas as reformas. A direção da unidade ressalta ainda que tem mantido contato com fornecedores para garantir o abastecimento de alimentos e oxigênio.

A orientação da Sesacre e da Unidade Mista de Assis Brasil é a de que a população siga as orientações do isolamento social e as medidas preventivas. E que em caso de sintomas leves, procure a unidade sentinela da atenção básica, comparecendo à Umab apenas se os sintomas forem de moderados a graves.

Rio Branco, AC, 2 de junho de 2020.

Unidade Mista de Assis Brasil
Secretaria de Estado de Saúde do Acre – Sesacre

Comentários

Continue lendo

Extra

Após perder o bebê, jovem vítima de acidente grave em Brasiléia não sobrevive na UTI de Rio Branco

Publicado

em

Grave Acidente em Brasiléia Resulta em Trágica Perda de Jovem Grávida após Luta na UTI

Na última sexta-feira, dia 26 de abril, Evelyn Dias Vitória Carioca, uma jovem de 17 anos, filha de Sandré Elias Teixeira, foi a óbito após uma árdua batalha na UTI do Hospital da Capital, Rio Branco.

O trágico incidente remonta ao fatídico dia 17 de março, quando um grave acidente envolvendo duas motocicletas ocorreu no bairro Ferreira Silva, na parte alta da cidade de Brasiléia. Entre os feridos, estavam quatro jovens, todos impactados pela violência do choque.

Lucas Pereira Melo, de 22 anos, sofreu fraturas graves na tíbia e fíbula, sendo considerado o mais crítico dos casos. Paulo Henrique Barbosa, de 18 anos, registrou uma fratura no pé esquerdo. Evelyn Dias Vitória Carioca, então grávida, enfrentou uma fratura na tíbia e em um dos pés. Além deles, uma menor de 15 anos, identificada apenas como A. K. S., sofreu cortes na cabeça e escoriações pelo corpo.

O socorro foi imediato, com todas as ambulâncias disponíveis de Brasiléia e Epitaciolândia sendo acionadas para prestar os primeiros socorros e transferir os feridos para o Hospital Regional do Alto Acre. Entretanto, diante da gravidade dos ferimentos, três dos envolvidos, incluindo Lucas e Evelyn, foram encaminhados para a Capital.

O caso de Evelyn foi particularmente delicado. Além das lesões físicas decorrentes do acidente, a perda do bebê agravou ainda mais sua condição. Ao longo de aproximadamente um mês e uma semana, Evelyn lutou bravamente na UTI, enfrentando não menos que oito cirurgias. Durante esse período, familiares e amigos mobilizaram campanhas de doação de sangue em seu nome, na esperança de contribuir para sua recuperação.

No entanto, na sexta-feira, a triste notícia pegou a todos. Apesar de todos os esforços da equipe médica e do apoio de familiares e amigos, Evelyn não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

A causa do acidente ainda está sendo investigada pelas autoridades policiais, que buscam esclarecer as circunstâncias que levaram a essa tragédia. Entre as hipóteses em análise estão uma possível invasão de preferencial e uma tentativa de ultrapassagem que resultou em uma colisão frontal entre as motocicletas.

Em dialogo com familiares de Evelyn, foi repassado a nossa equipe do Jornal OAltoAcre que os mesmos estão mobilizando uma nova campanha, desta vez, para trazer o corpo da vitima para a cidade de Brasiléia além dos custeios para os mantimentos.

Veja a matéria do acidente:

Acidente envolvendo duas motos registra vários feridos em Brasiléia; um em estado grave

Comentários

Continue lendo

Extra

Jovens são vítimas de tentativa de homicídio na zona rural de Epitaciolândia

Publicado

em

As autoridades policiais da fronteira do Acre, Polícia civil e Militar, estão envolvidas na tentativa de localizar os envolvidos em uma dupla tentativa de homicídio ocorrido na noite desta quinta-feira, dia 25, se estendendo até a manhã desta sexta, dia 26.

Dois jovens com idades de 16 e 17 anos, estavam trafegando em uma moto nas proximidades do Tucunduba, já dentro dos limites territoriais do município de Epitaciolândia, que tem acesso pelo km 31 da BR 317.

As primeiras informações passadas as autoridades, que estão sendo investigadas para ver se condiz com a verdade, seria que os menores foram surpreendidos por um defeito na motocicleta e para a surpresa dos dois, um grupo de aproximadamente seis indivíduos, aparecem armados e teriam iniciado os disparos.

O menor de 16 anos teria caído no local após ser alvejado várias vezes e o segundo, de 17, conseguiu fugir do cerco mesmo baleado por diversas vezes pelo corpo e se escondeu por dentro do mato.

Somente pela manhã, com o dia claro, este conseguiu pedir socorro. Uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, foi acionada e resgatou o jovem até o hospital regional em Brasiléia.

O primeiro, de 16 anos, foi resgatado ainda na noite desta quinta, por uma equipe da Poícia Militar, foi transferido para Rio Branco, onde passará por cirurgia. O de 17 anos está sendo avaliado pela equipe médica, para saber se vai ser necessário sua transferência para a capital do Acre.

O caso está sendo acompanhado pela equipe do delegado titular do Município, Eustáquio Nomerg e sua equipe de investigadores.

Comentários

Continue lendo

Extra

Independência vence campeonato acreano e garante vaga na série D do Brasileirão

Publicado

em

LEÔNIDAS BADARO

Quase três décadas depois, o Tricolor de Aço é campeão acreano de futebol. Nesta quinta-feira, 25, o Independência entrou em campo no Florestão precisando de uma vitória simples para “levantar” o troféu, o que não acontecia desde o ano de 1998.

O Tricolor de Aço não tomou conhecimento do São Francisco, venceu por 4 a 1 e fez a festa do tradicional torcedor.

Os gols do título foram marcados por Ruan, Reginaldo, Leozinho e Matheus. Keslley fez o gol de honra do São Chico.

Humaitá vence Rio Branco e garante o vice

No primeiro jogo da última rodada, o Humaitá venceu o Rio Branco por 3 a 0, ficou com o vice-campeonato e garantiu vaga nas competições nacionais do próximo ano.

Com a derrota, o Estrelão, que era o atual campeão, fica sem calendário nacional em 2025.

FOTOS: JOHN LENNON

Comentários

Continue lendo